Rui Costa está de volta!

- Advertisement -

Cabec¦ºalho ciclismoEspetacular! Não há outro adjetivo que melhor descreva esta vitória, na 6ª etapa, do português em solo francês. A garra, o querer, a força, a tática, a frieza e, principalmente, a excelente “visão de jogo” (já caraterística do Rui) levaram a esta enorme vitória de Rui Costa frente a dois dos melhores ciclistas do pelotão internacional, Nibali e Valverde. Fez lembrar a vitória no campeonato do mundo de 2013!

No Critérium du Dauphiné, depois de a etapa de ontem ter, aparentemente, revelado falta de forças de Nibali, Valverde e do próprio Rui Costa, a etapa de hoje voltou a mostrar o porquê de esta prova ser uma das mais imprevisíveis do World Tour. Cinco homens estiveram na principal fuga do dia: Vincenzo Nibali, Alejandro Valverde, Tony Gallopin, Tony Martin e o ex-campeão do mundo Rui Costa. A maioria destes elementos, na etapa anterior, perdeu tempo suficiente para conseguir entrar na fuga, sendo que o pelotão acabou por ser desleixar e não conseguiu apanhar estes homens até ao fim. Quer a Sky (do favorito Froome), quer a BMC (do ex-líder da corrida Van Garderen) não souberam controlar o ritmo do pelotão e deixaram escapar alguns “gigantes adormecidos” da etapa de ontem, que, hoje, acordaram bem capazes de dar uma reviravolta completa nos acontecimentos deste Dauphiné.

: Os 5 homens da fuga que vingou (com o Rui Costa a ser o penúltimo ciclista da imagem) Fonte: Cycling News
Os 5 homens da fuga que vingou (com o Rui Costa a ser o penúltimo ciclista da imagem)
Fonte: Cycling News

Com a certeza de que a fuga iria vingar, as atenções estavam todas postas naqueles quatro homens (Tony Martin, entretanto, acabou por não aguentar o ritmo daquele grupo). A cerca de três quilómetros do fim, Gallopin ataca e ninguém responde, mas, um quilómetro depois, o campeão em título do Tour, Nibali, deixa para trás o Rui e o Valverde, apanhando o Gallopin e ultrapassando-o com relativa facilidade. Mas, quando já se esperava a vitória do italiano, surge de repente o português e, a 300 metros do fim, já se previa que a vitória fosse para ele (conseguiu ainda ganhar cinco segundos ao novo líder da geral individual), não só pela melhor ponta final em relação ao seu adversário, mas também pelo facto de ele ter feito uma subida mais constante e mais “calculada” do que o próprio Nibali. A sua frieza, a sua visão dos acontecimentos e a sua enorme garra foram cruciais nesta excelente vitória – a primeira do ano.

Foi mais um dia imprevisível no mundo do ciclismo e foi mais um dia de enorme espetáculo proporcionado por alguns dos maiores protagonistas, atualmente, deste desporto. Na geral, Nibali é , Rui Costa é (a 29 segundos do italiano) e Valverde é . Simon Yates (uma das jovens sensações dos últimos tempos, juntamente com o seu irmão gémeo, Adam Yates), Van Garderen (o anterior líder desta prova), Intxausti, Froome (veremos se terá capacidade para ainda chegar à vitória), Gallopin, Bardet (vencedor da etapa de ontem, chegou a cair na etapa de hoje), Daniel Martin e Andrew Talansky (o vencedor em título desta prova) ocupam ocupam os restantes lugares do top10. Por fim, se tivermos o Rui Costa a um nível assim quando chegar o Tour de France, teremos razões para acreditar numa muito boa prova por parte do português!

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Passou por Portugal: Jaílson termina carreira e faz confissão sobre Nani e Ricardo Quaresma: «Deram-me um frio na barriga»

Jaílson, lateral brasileiro com passagem pelo futebol português, anunciou o ponto final na carreira profissional aos 35 anos. No momento da despedida, o defesa justificou a sua decisão e destacou Ricardo Quaresma e Nani.

Bayern Munique fecha contratação de jovem talento austríaco para a próxima temporada

O Bayern Munique garantiu a contratação de Matteo Maric. O médio de 16 anos vai deixar o RB Salzburgo no final da temporada.

Onde ver o Athletic x Barcelona da 27.ª jornada da La Liga

No próximo sábado, o Athletic vai receber o Barcelona num encontro da 27.ª jornada da La Liga. Catalães golearam por 5-0 no último embate.

Alvo do Benfica lidera ranking dos laterais mais valiosos fora dos Big-5 do CIES: há cinco jogadores que atuam em Portugal no Top-10

Anan Khalaili, que tem sido associado ao Benfica, lidera o ranking de laterais mais valiosos fora dos cinco maiores campeonatos. Iván Fresneda segue no segundo lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Gareth Bale elege o líder do balneário do Real Madrid nos seus tempos e recorda Cristiano Ronaldo: «Tinha o seu ego»

Gareth Bale falou da sua experiência ao serviço do Real Madrid. O avançado galês recordou Cristiano Ronaldo e elogiou Sergio Ramos.

Francisco Trincão atinge teto salarial do Sporting após a renovação com os leões

Francisco Trincão prolongou o seu vínculo com o Sporting até 2030. Passou a auferir dois milhões de euros líquidos por época, atingindo o teto salarial dos leões.

Barcelona anuncia Joan Laporta e Víctor Font como candidatos à presidência do clube

A Comissão Eleitoral do Barcelona confirmou oficialmente que Joan Laporta e Víctor Font vão disputar a presidência do clube. O vencedor deste ato eleitoral tomará posse no dia 1 de julho.