Santos Tour Down Under 2018 – Impey coroado vencedor no calor australiano

    E é chegada a etapa rainha, a já mítica subida ao Willunga que por norma coroa o vencedor da prova, conta com dupla passagem coincidindo a segunda passagem com a meta.

    As casas de apostas davam grande destaque a Richie Porte como vencedor do Willunga e não se enganaram,

    Mas antes disso havia ainda 150km para percorrer e mais uma vez o calor a marcar presença.

    Na fuga do dia ficou inserido o português Nuno Bico (Movistar) que ficou muito maltratado em consequência de uma queda que mesmo assim não o privou de terminar a prova. Nessa fuga não houve muito a registrar, chegada a primeira passagem do Willunga só dois corredores é que se mantinham,Nickolas Dlamini (Dimension Data) que voltou a pontuar e garantiu desde logo a vitória na classificação da montanha desta edição do Down Under, e Thomas De Gent (Lotto-Soudal) que passou em primeiro no Willunga e seguiu isolado na descida.

    Mas havia um homem com claras intenções em vencer esta etapa e não iria deixar De Gent fugido mais tempo, com a BMC a impor um ritmo forte no início da segunda subida ao Willunga, e deixando Peter Sagan, fora da discussão da etapa, estavam reunidas as condições para o ataque de Porte, com pouco mais de 2km para percorrer Porte arranca para a vitória levando consigo Jay Mccarthy (Bora-Hansgrohe), que sabia das intenções do seu compatriota e seguiu o seu ataque, só que o ritmo de Porte era de tal maneira  elevado que o homem da Bora não o conseguiu seguir e Porte foi subida acima até à meta conseguindo a sua 5ª vitória no mítico Willunga superando Simon Gerrans com o qual repartia o mesmo número de vitórias. Ainda assim esta foi uma vitória com sabor agridoce porque na segunda posição acabaria por ficar Daryl Impey, que com as bonificações que trazia conseguiu chegar ao primeiro lugar da geral exatamente com o mesmo tempo de Porte, ficando a decisão da prova para a última etapa, e onde as bonificações serão muito importantes e aqui o favoritismo parte todo para o sul africano que sendo sprinter terá mais probabilidades de bonificar.

    Quanto aos portugueses ficou dupla sensação. Se por um lado o 10º lugar de Ruben Guerreiro seja um aspecto bastante positivo, mostrando que é um ciclista com enorme potencial, por outro fica a desilusão quanto à prestação de Rui Costa, sendo um dos favoritos à vitória ficou bastante aquém do esperado terminando num decepcionante 42º lugar, alegando que por avaria do rádio, não conseguiu ouvir as indicações da equipa, uma desculpa que, na minha opinião, não justifica este fraco rendimento.

    Rei do Willunga, Richie Porte conquista pela 5ª vez à vitória na etapa do Willunga Hill Fonte: ciclingnews.com
    Rei do Willunga, Richie Porte conquista pela 5ª vez à vitória na etapa do Willunga Hill
    Fonte: ciclingnews.com

    Última etapa com circuito com 20 voltas de 90km dentro da cidade de Adelaide, e as perspectivas de Porte alcançar a vitória na prova eram diminutas, isto porque como habitualmente neste tipo de etapas, é formada a fuga do dia que iria amealhar os segundos de bonificações a meio da etapa, só restava a Porte vencer o sul africano ao sprint, uma tarefa quase impossível.

    Sem muita história para contar a fuga seria alcançada a duas voltas do fim permitindo às equipas prepararem os comboios para os seus sprinters.

    Com os comboios já formados inicia-se os duelos de sprinters, qual gladiadores na arena de combate, lutando pela melhor posição para o ataque final, e quando se esperava que  Caleb Ewan(Mitchelton-Scott) fosse o vencedor eis que surge o renovado André Greipel(Lotto Soudal) dando o golpe fatal no australiano tal como havia dado na primeira etapa. O germânico  vence abrir e a fechar a prova dando boas indicações para esta época.

    Quanto ao vencedor da prova Daryl Impey(Mitchelton-Scott) esteve sempre bem posicionado e longe da confusão, chegando tranquilamente ao final da etapa. tornou-se no primeiro sul africano a vencer esta prova, um feito do qual se pode orgulhar, interessante também o facto de não ter vencido qualquer etapa e mostrar que as bonificações quando existem são para aproveitar!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Silva Ferreira
    Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.