Sonho do Olimpo #6: Sérgio Paulinho fez história nos Olímpicos de Atenas

    O REGRESSO A CASA

    O ano de 2004 marcou o regresso dos Jogos Olímpicos “a casa”. Os gregos tinham ficado aborrecidos por não terem realizado os Jogos de 1996, data comemorativa dos 100 anos, desde as primeiras Olimpíadas. O Comité Olímpico Internacional (COI) atribuiu aos Estados Unidos da América, em Atlanta, a honra, mas não foi uma edição de boas memórias. Atenas teve de esperar quase uma década, pois os Jogos Olímpicos seguintes já estavam entregues à cidade de Sydney, Austrália.

    Houve muitas candidaturas à organização das Olímpiadas de 2004, com Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Estocolmo (Suécia), Istambul (Turquia), Lille (França), Rio de Janeiro (Brasil, Sampetersburgo (Rússia) e Sevilha (Espanha) a serem concorrentes à cidade de Atenas. Havia relutância por parte do COI, em prometer a organização a Atenas, pois parecia que a cidade não dava garantias de estar à altura dos acontecimentos.

    Foi com uma grande alegria que o povo grego recebeu a notícia do COI, aquando do anúncio de que teriam a cidade anfitriã da mais prestigiada competição a nível mundial. Estiveram representados 201 países, tornando-se a edição com mais nações a participar de sempre, com quase 11 mil atletas em ação. Os Jogos de Atenas tiveram uma particularidade interessante, pois pela primeira vez na história, as Olimpíadas puderam ser acompanhadas em direto através dos meios digitais. Pela primeira vez, também, a tocha olímpica passou por todos os continentes, percorrendo todas as cidades-sede de versões anteriores.

    Os Jogos decorreram na normalidade, após um período duvidoso, relacionado com a capacidade da Grécia de realizar a prova, sobretudo, devido ao atraso nas obras. A competição conseguiu demarcar-se e reavivar a história da Grécia Antiga, com as provas no estádio da cidade histórica de Olímpia, na cidade de Maratona, no estádio Panathinaiko (palco central dos primeiros Jogos da era moderna de 1896) e no famoso e moderno estádio Olímpico para receber as cerimónias importantes.

    Pela negativa, acabaram por surgir alguns casos de doping sobretudo, em países de leste, com: Rússia, Bielorússia, Ucrânia e Hungria a sobressaírem. Os E.U.A também tiveram atletas a acusar positivo. Os resultados foram assim alterados mais tarde, dando a vitória ao segundo classificado.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tomás Handel assume: «Gostaria de terminar a carreira no Vitória SC»

    Tomás Handel assumiu que gostaria de terminar a carreira...

    Ponferradina troca de treinador e quer lutar pela subida à La Liga Hypermotion

    A Ponferradina oficializou a contratação de Juanfran García. O...

    Liverpool apresenta proposta de 80 milhões por craque do Real Madrid

    O Liverpool está interessado em contratar Rodrygo e já...
    André Filipe Antunes
    André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
    O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.