Sonho do Olimpo #6: Sérgio Paulinho fez história nos Olímpicos de Atenas

    A MODALIDADE: CICLISMO

    O ciclismo português tem vindo a crescer muito ao longo dos últimos anos, com a conquista desta medalha a ser o princípio de uma grande geração que estava por vir. Depois disso, já tivemos mais um momento notável e de sublinhar, com a conquista do Campeonato do Mundo de Estrada em 2013, em Florença, Itália, por parte de Rui Costa.

    A participação portuguesa, em 2004, não ficou marcada só pelo ciclismo, pois a Equipa Portugal conseguiu almejar, no total, 3 medalhas, duas no atletismo por Francis Obikwelu e Rui Silva, prata e bronze, respetivamente, e outra no ciclismo, lá está, por Sérgio Paulinho. O país mais medalhado desta edição, acabou por ser os Estados Unidos da América, totalizando 101 medalhas, distribuídas pelas diferentes modalidades, com Michael Phelps (nadador) a sobressair com oito medalhas.

    A Equipa Portugal já conta com um conjunto de grande qualidade, 62 atletas, para representar as cores nacionais em Tóquio, nas diversas modalidades. O ciclismo não é exceção e, apesar de ser muito difícil, os ciclistas lusos já demonstraram que conseguem chegar ao topo.

    Ainda não existem convocados para representar a seleção de ciclismo para os Jogos Olímpicos, em Tóquio. Mas é certo que a escolha deve resumir-se aos seguintes corredores: Rui Costa, João Almeida e Nélson Oliveira. Portugal tem duas vagas para a prova de estrada e para o contrarrelógio, mas deverá levar apenas dois corredores.

    Nas outras vertentes do ciclismo, Maria Martins fez história, ao ser a primeira corredora feminina a apurar-se para uma prova olímpica de ciclismo de pista, enquanto no cross country olímpico (XCO), Raquel Queirós conseguiu uma vaga histórica para Portugal, sendo esta a primeira de sempre para uma atleta feminina.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    André Filipe Antunes
    André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
    O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.