Stijn Devolder: As Flandres que não esqueceremos

- Advertisement -

Anunciou agora a sua retirada das estradas um muito subvalorizado especialista das corridas do paralelo e um dos grandes belgas da sua geração, Stijn Devolder.

A correr esta época na Corendon-Circus, termina a carreira após um ano em cheio no apoio a uma das novas sensações da modalidade, Mathieu van der Poel, incluindo ter feito parte da equipa da fantástica vitória do holandês na Amstel Gold Race.

Os seus anos dourados foram na Quick-Step, conjunto pelo qual conquistou os seus dois Monumentos, a Ronde van Vlaanderen em 2007 e 2008, bem como um título nacional de fundo e dois de contrarrelógio. Mostrou-se ainda em provas menores, conquistando uma edição da “nossa” Volta ao Algarve e uma caseira Volta a Bélgica.

O belga despontara na Discovery Channel e até parecia primeiro montado às provas por etapas, vencendo a Volta à Austria e sendo 11.º numa Vuelta, mas acabariam por ser os paralelos das Clássicas do Norte a marcar a sua carreira.

O segundo reinado de campeão nacional de fundo foi na Trek ao serviço de Cancellara
Fonte: Trek Factory Racing

Na segunda parte da sua vida ciclística, correu primeiro pela Vacansoleil, onde não teve grande sucesso e depois pela Trek. Na formação americana, voltaria a ser campeão nacional e seria parte fundamental da entourage de Fabian Cancellara no pavé, ajudando o suíço a conquistar duas Rondes e um Paris-Roubaix.

Finalmente, passaria os seus últimos anos como um experiente capitão a ajudar ao desenvolvimento de grandes promessas das clássicas. Antes de estar, em 2019, com van der Poel, esteve duas temporadas ao serviço da Verandas Willems e do grande rival de MvdP, Wout van Aert.

Como alguém cuja primeira vez que assistiu aquela que é hoje a sua prova preferida, o Tour de Flandres, numa vitória de Devolder, irei para sempre recordar o belga e agradeço-lhe os bons momentos de ciclismo que nos proporcionou durante estes longos anos.

Foto de Capa: Ronde van Vlaanderen

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Lamine Yamal dá espetáculo e Barcelona derrota Villarreal

O Barcelona recebeu e venceu o Villarreal por quatro bolas a uma, num encontro a contar para a 26.ª jornada da La Liga.

Liverpool derrota West Ham de Nuno Espírito Santo em jogo de 7 golos: Eis os resultados do dia da Premier League

O Liverpool derrotou o West Ham de Nuno Espírito Santo, por 5-2, no encontro referente à 28.ª jornada da Premier League.

Bayer Leverkusen empata na receção ao Mainz e volta a perder pontos na Bundesliga: Eis os resultados do dia

O Bayer Leverkusen não foi além de um empate diante do Mainz (1-1). Confere os resultados do dia da Bundesliga.

André Villas-Boas: «O FC Porto continua a ter de travar um combate contra uma sucessão de insinuações e narrativas fabricadas»

André Villas-Boas escreveu um texto na revista Dragões, onde deixou vários apontamentos de temas relacionados com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

IFAB divulga alterações às Leis do Jogo que entram em vigor nos próximos meses

O International Football Association Board (IFAB) anunciou um conjunto de alterações às leis do jogo que entrarão em vigor nos próximos meses.

Imprensa internacional aponta internacional português ao Liverpool

O Liverpool pondera avançar com uma proposta por João Neves, médio do PSG e internacional português.

Plantel principal do Benfica comemora o 122.º aniversário do clube

O plantel principal do Benfica comemorou o 122.º aniversário do clube no balneário do campo de treinos do Seixal.