Stijn Devolder: As Flandres que não esqueceremos

- Advertisement -

Anunciou agora a sua retirada das estradas um muito subvalorizado especialista das corridas do paralelo e um dos grandes belgas da sua geração, Stijn Devolder.

A correr esta época na Corendon-Circus, termina a carreira após um ano em cheio no apoio a uma das novas sensações da modalidade, Mathieu van der Poel, incluindo ter feito parte da equipa da fantástica vitória do holandês na Amstel Gold Race.

Os seus anos dourados foram na Quick-Step, conjunto pelo qual conquistou os seus dois Monumentos, a Ronde van Vlaanderen em 2007 e 2008, bem como um título nacional de fundo e dois de contrarrelógio. Mostrou-se ainda em provas menores, conquistando uma edição da “nossa” Volta ao Algarve e uma caseira Volta a Bélgica.

O belga despontara na Discovery Channel e até parecia primeiro montado às provas por etapas, vencendo a Volta à Austria e sendo 11.º numa Vuelta, mas acabariam por ser os paralelos das Clássicas do Norte a marcar a sua carreira.

O segundo reinado de campeão nacional de fundo foi na Trek ao serviço de Cancellara
Fonte: Trek Factory Racing

Na segunda parte da sua vida ciclística, correu primeiro pela Vacansoleil, onde não teve grande sucesso e depois pela Trek. Na formação americana, voltaria a ser campeão nacional e seria parte fundamental da entourage de Fabian Cancellara no pavé, ajudando o suíço a conquistar duas Rondes e um Paris-Roubaix.

Finalmente, passaria os seus últimos anos como um experiente capitão a ajudar ao desenvolvimento de grandes promessas das clássicas. Antes de estar, em 2019, com van der Poel, esteve duas temporadas ao serviço da Verandas Willems e do grande rival de MvdP, Wout van Aert.

Como alguém cuja primeira vez que assistiu aquela que é hoje a sua prova preferida, o Tour de Flandres, numa vitória de Devolder, irei para sempre recordar o belga e agradeço-lhe os bons momentos de ciclismo que nos proporcionou durante estes longos anos.

Foto de Capa: Ronde van Vlaanderen

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado: promessa do São Paulo apontada ao FC Porto

Lucca Marques pode deixar de ser jogador do São Paulo. O extremo interessa ao FC Porto e outros clubes da Europa.

FC Porto quer baixar o preço de Hwang In-beom

O FC Porto pretende pagar menos de sete milhões por Hwang In-beom, encontrando-se em negociações com o Feyenoord.

Inglaterra x Argentina: Eis os onzes prováveis da meia-final do Mundial 2026

Inglaterra e Argentina defrontam-se na meia-final do Mundial 2026, agendado para as 20 horas desta quarta-feira.

Francisco Trincão quer mais: médio ofensivo negoceia salário com o Al Ahli

Francisco Trincão está a finalizar a negociação com o Al Ahli, preparando-se para abandonar em breve o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Avançado do Benfica tem autorização para sair mas há condicionante importante

Henrique Araújo foi autorizado a procurar clube durante este mercado, mas nenhuma proposta chega aos valores desejados pelo avançado.

O que pode dar Gonçalo Ramos ao Milan de Ruben Amorim

Gonçalo Ramos chega como uma das primeiras grandes afirmações da nova fase do AC Milan de Ruben Amorim

Uma rivalidade eterna que vale um lugar na final | Inglaterra x Argentina

Vinte e quatro anos depois, Inglaterra e Argentina encontram-se novamente numa eliminatória do Campeonato do Mundo