Stijn Devolder: As Flandres que não esqueceremos

- Advertisement -

Anunciou agora a sua retirada das estradas um muito subvalorizado especialista das corridas do paralelo e um dos grandes belgas da sua geração, Stijn Devolder.

A correr esta época na Corendon-Circus, termina a carreira após um ano em cheio no apoio a uma das novas sensações da modalidade, Mathieu van der Poel, incluindo ter feito parte da equipa da fantástica vitória do holandês na Amstel Gold Race.

Os seus anos dourados foram na Quick-Step, conjunto pelo qual conquistou os seus dois Monumentos, a Ronde van Vlaanderen em 2007 e 2008, bem como um título nacional de fundo e dois de contrarrelógio. Mostrou-se ainda em provas menores, conquistando uma edição da “nossa” Volta ao Algarve e uma caseira Volta a Bélgica.

O belga despontara na Discovery Channel e até parecia primeiro montado às provas por etapas, vencendo a Volta à Austria e sendo 11.º numa Vuelta, mas acabariam por ser os paralelos das Clássicas do Norte a marcar a sua carreira.

O segundo reinado de campeão nacional de fundo foi na Trek ao serviço de Cancellara
Fonte: Trek Factory Racing

Na segunda parte da sua vida ciclística, correu primeiro pela Vacansoleil, onde não teve grande sucesso e depois pela Trek. Na formação americana, voltaria a ser campeão nacional e seria parte fundamental da entourage de Fabian Cancellara no pavé, ajudando o suíço a conquistar duas Rondes e um Paris-Roubaix.

Finalmente, passaria os seus últimos anos como um experiente capitão a ajudar ao desenvolvimento de grandes promessas das clássicas. Antes de estar, em 2019, com van der Poel, esteve duas temporadas ao serviço da Verandas Willems e do grande rival de MvdP, Wout van Aert.

Como alguém cuja primeira vez que assistiu aquela que é hoje a sua prova preferida, o Tour de Flandres, numa vitória de Devolder, irei para sempre recordar o belga e agradeço-lhe os bons momentos de ciclismo que nos proporcionou durante estes longos anos.

Foto de Capa: Ronde van Vlaanderen

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: jovem promessa chegou a Alvalade este verão e soma 5 titularidades consecutivas

Rodrigo Rodrigues chegou ao Sporting durante a última janela de transferências e passou a ser titular indiscutível na equipa B.

Pedro Neto foi associado a uma transferência este verão e vai tomar decisão quanto ao futuro no Chelsea até janeiro

Pedro Neto foi associado a uma transferência, mas sempre se mostrou interessado em continuar no Chelsea. Extremo vai reavaliar futuro.

Fábio Silva volta a marcar e Borussia Dortmund só sabe vencer para a Bundesliga

O Borussia Dortmund foi ao terreno do Hoffenheim vencer por três bolas a duas, num encontro da segunda jornada da Bundesliga.

Relatório Tático: FC Porto x Moreirense | 5.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto derrotou o Moreirense por 2-1 no Estádio do Dragão. Fica com o meu relatório tático do encontro da 5.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Olhar tático ao FC Porto x Moreirense: como Vasco Botelho da Costa condicionou a construção dos dragões e a resposta de Francesco Farioli na...

Análise tática ao FC Porto x Moreirense, com destaque para o 5-2-3 apresentado pelo Moreirense e para a alteração do posicionamento dos laterais do FC Porto na segunda parte.

José Mourinho está atento: jovem promessa estreia-se pelos quadros do Real Madrid e outra pérola conseguiu destacar-se

O Real Madrid B venceu o Juventud Torremolinos. Sergio Martínez estreou-se pelo conjunto jovem do Santiago Bernabéu.

Fiorentina perde com Torino em dia de estreia de Pedro Gonçalves e Daniel Bragança

A Fiorentina perdeu com o Torino por 2-1 para a terceira jornada da Serie A. Pedro Gonçalves e Daniel Bragança estrearam-se.