Stijn Devolder: As Flandres que não esqueceremos

- Advertisement -

Anunciou agora a sua retirada das estradas um muito subvalorizado especialista das corridas do paralelo e um dos grandes belgas da sua geração, Stijn Devolder.

A correr esta época na Corendon-Circus, termina a carreira após um ano em cheio no apoio a uma das novas sensações da modalidade, Mathieu van der Poel, incluindo ter feito parte da equipa da fantástica vitória do holandês na Amstel Gold Race.

Os seus anos dourados foram na Quick-Step, conjunto pelo qual conquistou os seus dois Monumentos, a Ronde van Vlaanderen em 2007 e 2008, bem como um título nacional de fundo e dois de contrarrelógio. Mostrou-se ainda em provas menores, conquistando uma edição da “nossa” Volta ao Algarve e uma caseira Volta a Bélgica.

O belga despontara na Discovery Channel e até parecia primeiro montado às provas por etapas, vencendo a Volta à Austria e sendo 11.º numa Vuelta, mas acabariam por ser os paralelos das Clássicas do Norte a marcar a sua carreira.

O segundo reinado de campeão nacional de fundo foi na Trek ao serviço de Cancellara
Fonte: Trek Factory Racing

Na segunda parte da sua vida ciclística, correu primeiro pela Vacansoleil, onde não teve grande sucesso e depois pela Trek. Na formação americana, voltaria a ser campeão nacional e seria parte fundamental da entourage de Fabian Cancellara no pavé, ajudando o suíço a conquistar duas Rondes e um Paris-Roubaix.

Finalmente, passaria os seus últimos anos como um experiente capitão a ajudar ao desenvolvimento de grandes promessas das clássicas. Antes de estar, em 2019, com van der Poel, esteve duas temporadas ao serviço da Verandas Willems e do grande rival de MvdP, Wout van Aert.

Como alguém cuja primeira vez que assistiu aquela que é hoje a sua prova preferida, o Tour de Flandres, numa vitória de Devolder, irei para sempre recordar o belga e agradeço-lhe os bons momentos de ciclismo que nos proporcionou durante estes longos anos.

Foto de Capa: Ronde van Vlaanderen

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Prioridade total: Gonçalo Inácio é sonho do AC Milan e italianos revelam valor de futura proposta

Gonçalo Inácio pode deixar o Sporting no mercado de inverno. O AC Milan tem o internacional português como prioridade.

Andebol: Sporting arrasa Colégio dos Carvalhos

O Sporting recebeu e venceu o Colégio dos Carvalhos por 44-27, num encontro da sexta jornada da Primeira Liga de Andebol.

Para tirar o lugar a Vitinha ou João Neves? PSG pondera avançar por médio que custa 80 milhões de euros

O PSG pode avançar com uma proposta por Martín Zubimendi. O médio pertence aos quadros do Arsenal e os gunners não descartam uma venda.

Próximo português a dar o salto? Juventus está interessada em internacional Sub-21

Tiago Gabriel pode vir a trocar de clube. A Juventus está interessada em garantir o defesa central que pertence ao Lecce.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid e Barcelona preparam-se para batalha: rivais espanhóis interessados em craque do Bayern Munique

O Real Madrid e o Barcelona estão interessados em garantir a contratação de Michael Olise, jogador do Bayern Munique.

Jakub Kaminski: «Quando o Benfica te chama, não pensas duas vezes»

Jakub Kaminski saiu lesionado do jogo entre a Polónia e a Bósnia e Herzegovina. O extremo vai regressar ao Benfica.

Jeremiah St. Juste revela que esteve perto do Bayern Munique deixa críticas: «Vais para Portugal e esquecem-se de ti»

Jeremiah St. Juste lamentou ter deixado de ser opção para a seleção dos Países Baixos, depois de se ter juntado ao Sporting.