📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tao Hart vence o Giro de Itália 2020

- Advertisement -

Tao Geoghegan Hart (Ineos Grenadiers) venceu a 103.ª edição da Volta a Itália. Uma prova especial, com João Almeida (Deceuninck-Quick Step) a fazer a melhor classificação de sempre de um português no Giro, enquanto Ruben Guerreiro (EF Pro Cycling) garantiu a primeira camisola de sempre (camisola da montanha) de um português.

A terceira semana de Giro estava com muitas decisões pendentes, e a emoção da corrida foi até ao último dia. A abrir, na etapa 16, a fuga teve mais uma vez sucesso, com a vitória a cair para Jan Tratnik. Foi a única vitória da Bahrain-Mclaren nesta edição. O esloveno foi o mais forte, batendo Bem O´Connor da NTT Pro Cycling, já dentro do último quilómetro. Enrico Battaglin ficou com o terceiro lugar. Os favoritos chegaram a mais de 12 minutos, com João Almeida a ganhar dois segundos a Wilco Kelderman, e a manter a camisola rosa. A camisola da montanha foi muito disputada entre o português Ruben Guerreiro e Giovanni Visconti, com o italiano a acabar o dia com uma vantagem de 30 pontos.

A etapa 17 foi novamente marcada por uma fuga numerosa, incluindo Ruben Guerreiro. Giovanni Visconti, o líder da montanha, não conseguiu integrar a fuga do dia. Ruben somou 80 pontos em toda a etapa e recuperou a maglia azurra. Nos escapados, Ben O´Connor foi quem atacou a solo em Madonna de Campiglio, sem resposta à altura. O australiano foi claramente um dos homens mais agitados na última semana, e acabou por alcançar a desejada vitória, que tanto procurava. Nos favoritos não houve diferenças significativas. João Almeida somava mais um dia de rosa.

Chegava a etapa rainha, com passagem pelo imponente Passo dello Stelvio. Ruben Guerreiro foi em busca dos pontos da montanha e de salvaguardar a sua camisola azul, ainda por cima Visconti tinha desistido. No final do dia, o português era mesmo o vencedor virtual da camisola azul. A Sunweb trabalhou em quase toda a etapa, com Nico Denz a fazer um grande trabalho.

Com as a pendentes do Stelvio a fazerem-se sentir nas pernas, e com pouco menos de 50 quilómetros, João Almeida cedia no grupo dos favoritos. Rohan Dennis liderava o grupo e deixava para trás nomes importantes, como Nibali, Fuglsang, Majka e até mesmo líder virtual do Giro, Wilco Kelderman. Os poucos metros de diferença transformaram-se em minutos, e Dennis seguia na frente a um ritmo forte até à última subida do dia. No caudal da subida final, Dennis abriu para o lado, e Tao Hart e Jai Hindley ficaram isolados na frente. Hart fez quase toda a subida na frente, e pagou por isso, com Hindley a derrotá-lo ao sprint. Pello Bilbao fez uma subida final muito boa, recuperando tempo, e acabou na terceira posição.

Kelderman chegou em quinto lugar, a 2m18s do vencedor, e João Almeida chegava a 4m51s, juntamente com Nibali. O holandês Wilco Kelderman era o novo líder, com vantagem de 12 segundos de vantagem para o seu colega de equipa Hindley, e com 15 segundos para Hart. João Almeida caía para a quinta posição, a 2m16s do líder.

Foto de capa: Giro d’Italia

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.