Tour de France 2016: De melhor ciclista para um futuro “maratonista”?

- Advertisement -

Froome e Porte conseguiram destacar-se do grupo dos favoritos, sendo que, uns minutos mais tarde, Mollema juntou-se a eles. Nairo Quintana quebrou e não conseguiu responder. Numa altura em que os 3 estavam a ganhar mais um bom tempo a toda a concorrência (com Froome e Mollema a destacarem-se no pódio e Porte a recuperar um lugar sólido no top’10) e ainda parecia que iriam ganhar mais, o inédito acontece…!

De repente, caem os 3 e tudo muda. Os “culpados”? Vários. Primeiro, um público, na sua generalidade, que não se soube comportar como deveria. Alguns estão lá mais para aparecerem na televisão do que para apreciarem um desporto como o ciclismo. Depois, o excesso e a proximidade das motos, que acabaram por também “ajudar” naquela situação, visto que Richie Porte foi o primeiro a bater numa das motos, porque ela teve de parar de repente para não atropelar nenhuma pessoa. Por fim, também tenho de atribuir algumas “culpas” à organização pela falta de segurança nos quilómetros finais. Barreiras exigiam-se. Só assim se poderia controlar melhor aquele imenso público. Esperemos que tenham aprendido a lição.

Chris Froome protagonizou um dos momentos mais caricatos do Tour Fonte: Le Tour de France
Chris Froome protagonizou um dos momentos mais caricatos do Tour
Fonte: Le Tour de France

Com esta situação toda, Mollema foi o menos azarado dos 3, levantou-se algo rápido, sem grandes estragos na sua bicicleta e continuou por ali afora isolado. Richie Porte teve de arranjar rapidamente a sua bicicleta, mas pouco depois já estava a pedalar. Mesmo assim, foi apanhado pelo grupo onde estava Quintana. E, para terminar, eu (e todos os que viram as imagens, fosse ou não em direto) vi o camisola amarela correr Mont Ventoux acima! Ninguém vai poder “tirar” essas imagens “épicas” e será algo para recordar para sempre (isto numa etapa onde André Greipel esteve destacado na fuga e até foi o primeiro a “atacar” já quase a chegarem ao Mont Ventoux…tem havido com cada coisa neste Tour, incrível!), sem qualquer tipo de dúvida.

Froome ficou com problemas na bicicleta, teve de trocá-la, o carro da Sky nunca mais chegava e, primeiramente, foi o apoio neutro a dar-lhe uma bicicleta, mas que não lhe servia. Finalmente lá chegou o carro da equipa e, com a ajuda de Henao, o britânico chegou à meta. Um dia, até àquela altura, que poderia ter logo terminado com as hipóteses de alguém conseguir chegar à amarela (porque, da forma como eles iam, acredito que fossem ganhar ainda mais tempo a toda a concorrência), acaba num verdadeiro pesadelo para Chris Froome – o ato que teve, depois de ficar sem bicicleta, é completamente compreensível se formos a ver todas as circunstâncias naquela altura e mostrou o quão grande é Froome, mas não deixa de ser uma reação bastante interessante para quem viu aquelas imagens, principalmente se as tiverem visto como eu, neste caso, em direto.

Mas, obviamente, que a polémica não iria ficar por aqui. Tinham de ser tomadas decisões sérias por parte da organização. Toda esta foi uma situação bastante peculiar e qualquer que fosse a decisão final não iria ser bem aceite por todos. Até ser decidido algo, demorou ainda algum tempo. Mas lá chegou a decisão final: Chris Froome continuaria de amarelo! Uma das razões principais para tal conclusão foi o facto de terem encurtado a subida, logo, as pessoas que deveriam estar num sítio tiveram de ir para outro e acabou por haver menos espaço para todos. Por isso, tendo em conta o sucedido e a forma como ocorreu, a organização optou por dar a Froome e Porte o mesmo tempo com que Mollema terminou a etapa.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica já tem acordo verbal com o Al Nassr por avançado

O Benfica alcança acordo verbal com o Al Nassr por Jhon Durán. Águias trabalham no empréstimo do avançado colombiano.

FC Porto fecha Hwang In-beom: eis os valores

Hwang In-beom vai ser jogador do FC Porto. Há princípio de acordo com o Feyenoord para uma operação de cinco milhões de euros.

Andebol: Eis os adversários do Benfica, Marítimo e Águas Santas na Liga Europeia

Está definida a fase de grupos da Liga Europeia de Andebol. Eis os adversários e grupos do Benfica, Marítimo e Águas Santas.

Atenção, Benfica: Jhon Durán fora dos treinos do Al Nassr

Jhon Durán já não treina no Al Nassr. Benfica está tentar contratar o avançado colombiano por empréstimo e há negociações.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana garante: Benfica tem pronta uma oferta de 22 milhões de euros por defesa português

Imprensa italiana diz que o Benfica continua muito interessado em Tiago Gabriel. Águias podem oferecer 22 milhões de euros.

Sergi Altimira após o Sporting x Celtic: «Obrigado pelo carinho, sportinguistas»

Sergi Altimira deixa mensagem nas redes sociais após o Sporting x Celtic. Médio espanhol foi um dos titulares dos leões.

Sporting tem plano definido para Maxi Araújo: resistir e renovar

Manter Maxi Araújo e renovar o contrato é o plano do Sporting. Chelsea e Manchester United continuam atentos ao ala uruguaio.