UAE Tour | Uma semana de ciclismo ao mais alto nível

- Advertisement -

A espera chegou ao fim. O ciclismo-espetáculo está de volta este domingo, dia 21 de fevereiro de 2021, em Sharjah, Emirados Árabes Unidos, ou melhor dizendo, no dia D do calendário UCI World Tour 2021. O desembarque dos melhores do mundo, sobre o Golfo Pérsico e com o majestoso Dubai logo ali, marca o início da temporada de 2021 entre as competições de primeira instância do ciclismo mundial.

O primeiro banquete, com a beleza de uma das maiores metrópoles do Médio Oriente em seu redor, junta à mesa vários nomes mediáticos da modalidade: Tadej Pogačar; Mathieu van der Poel; Chris Froome; Filippo Ganna; Vincenzo Nibali ou ainda os portugueses João Almeida e Rúben Guerreiro.

Relativamente ao perfil da terceira edição desta competição, teremos as usuais sete etapas, das quais se contemplam quatro possíveis chegadas em pelotão compacto, um contrarrelógio individual e duas etapas com finais duros, propensos aos punchers e climbers presentes nas fileiras das 20 turmas inscritas.

Existem vários fatores a analisar para se compreender da melhor forma aquilo que o UAE Tour pode proporcionar em termos de espetáculo, surpresas ou resultados. Numa fase tão precoce da temporada, a necessidade de alertar para a natural disparidade dos mindsets no universo das equipas presentes e dos seus respetivos atletas torna-se imprescindível.

A necessidade também de gerir vários ativos e a atribuição de responsabilidades para as diferentes provas do calendário pode ter alguma influência naquilo que será o desenho dos melhores no final da competição. Outra conjuntura a mencionar prende-se com a simbiose entre a condição física atual dos ciclistas e o respetivo plano competitivo programado – ganhar quilometragem vs rodar ao máximo -. Relacionado com esse aspeto, referir ainda a vaga de ciclistas que entram em prova já com uma base considerável de quilometragem e sucessos desportivos, algo que pode pesar na balança dos principais candidatos às várias classificações em disputa.

Foto De Capa: UAE Tour

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes respondeu ao Bola na Rede: «Há muita qualidade nesta Seleção…tento extrair o melhor de cada um»

Mateus Fernandes respondeu a uma questão do Bola na Rede, na conferência de imprensa antes da partida da Seleção Nacional para o México.

Marten De Roon faz história em Itália

Marten De Roon entrou para a história da Atalanta ao tornar-se o jogador com mais jogos disputados pelo clube, atingindo a marca dos 436 encontros.

Pablo Longoria sai da presidência do Marselha após 5 anos

O Marselha confirmou a saída de Pablo Longoria da presidência, na sequência de um entendimento entre ambas as partes, encerrando um ciclo iniciado em 2021.

Aston Villa renova com jovem: «Esta é uma recompensa bem merecida»

O Aston Villa oficializou a renovação de Brad Burrowes. O avançado de 17 anos, que tem jogado pelos Sub-18 e Sub-21, chegou ao clube inglês no verão de 2021.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão alvo de duras críticas: «Às vezes pergunto-me: ‘Em que estará ele a pensar? No estúdio de gravação?’»

O antigo internacional italiano, Paolo Di Canio, deixou fortes críticas a Rafael Leão e referiu que o AC Milan é «mais sólido» quando o português não joga.

Enzo Fernández desmente rumores sobre o Real Madrid e brinca com Cucurella: «Disse-me que tinha um bocado de medo…»

O ex-Benfica, Enzo Fernández desmentiu qualquer contacto com o Real Madrid, garantindo que está focado no Chelsea.

Messi ultrapassou Pelé na lista de golos de livre e pode igualar recorde de Juninho

Lionel Messi voltou a fazer história ao ultrapassar Pelé no número de golos de livre direto, ao marcar na vitória do Inter Miami frente ao New York City, na MLS.