UAE Tour | Uma semana de ciclismo ao mais alto nível

- Advertisement -

A espera chegou ao fim. O ciclismo-espetáculo está de volta este domingo, dia 21 de fevereiro de 2021, em Sharjah, Emirados Árabes Unidos, ou melhor dizendo, no dia D do calendário UCI World Tour 2021. O desembarque dos melhores do mundo, sobre o Golfo Pérsico e com o majestoso Dubai logo ali, marca o início da temporada de 2021 entre as competições de primeira instância do ciclismo mundial.

O primeiro banquete, com a beleza de uma das maiores metrópoles do Médio Oriente em seu redor, junta à mesa vários nomes mediáticos da modalidade: Tadej Pogačar; Mathieu van der Poel; Chris Froome; Filippo Ganna; Vincenzo Nibali ou ainda os portugueses João Almeida e Rúben Guerreiro.

Relativamente ao perfil da terceira edição desta competição, teremos as usuais sete etapas, das quais se contemplam quatro possíveis chegadas em pelotão compacto, um contrarrelógio individual e duas etapas com finais duros, propensos aos punchers e climbers presentes nas fileiras das 20 turmas inscritas.

Existem vários fatores a analisar para se compreender da melhor forma aquilo que o UAE Tour pode proporcionar em termos de espetáculo, surpresas ou resultados. Numa fase tão precoce da temporada, a necessidade de alertar para a natural disparidade dos mindsets no universo das equipas presentes e dos seus respetivos atletas torna-se imprescindível.

A necessidade também de gerir vários ativos e a atribuição de responsabilidades para as diferentes provas do calendário pode ter alguma influência naquilo que será o desenho dos melhores no final da competição. Outra conjuntura a mencionar prende-se com a simbiose entre a condição física atual dos ciclistas e o respetivo plano competitivo programado – ganhar quilometragem vs rodar ao máximo -. Relacionado com esse aspeto, referir ainda a vaga de ciclistas que entram em prova já com uma base considerável de quilometragem e sucessos desportivos, algo que pode pesar na balança dos principais candidatos às várias classificações em disputa.

Foto De Capa: UAE Tour

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão marca e AC Milan consegue um ponto frente ao Como 1907

O AC Milan e o Como 1907 empataram durante a noite desta quarta-feira a uma bola, em jogo da 24.ª jornada da Serie A.

Levante tem proposta de 30 milhões de euros nas mãos mas jogador torce o nariz em rumar à Rússia

O CSKA Moscovo está interessado em contratar Etta Eyong e fez uma oferta ao Levante de 30 milhões de euros pelo ponta de lança.

Palmeiras de Abel Ferreira empresta Bruno Rodrigues ao Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou a chegada de Bruno Rodrigues por empréstimo do Palmeiras. O médio de 28 anos vai reforçar a equipa até ao final de 2026, numa segunda passagem pelo clube.

Ex-Sporting Matheus Reis deixa mensagem para Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Matheus Reis também deixou uma mensagem para Vinícius Júnior. O defesa brasileiro que passou pelo Sporting publicou um comentário no perfil do avançado brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Levante de Luís Castro perde em casa com Villarreal e soma a terceira derrota consecutiva na La Liga

O Levante foi derrotado em casa pelo Villarreal por 1-0, na jornada 16 da La Liga. O único golo do encontro foi apontado por Georges Mikautadze.

Sporting perde com Hammarby nos penáltis e falha acesso às meias-finais da Europa Cup

O Sporting foi eliminado pelo Hammarby. A equipa verde e branca não conseguiu garantir a qualificação para as meias-finais da Europa Cup.

Rennes anuncia Franck Haise como novo treinador principal

O Rennes confirmou a chegada de Franck Haise como novo treinador principal. O técnico de 54 anos regressa ao clube francês, onde já tinha trabalhado entre 2006 e 2012 nas equipas de formação.