UCI suspende provas de ciclismo até ao fim de abril

- Advertisement -

A entidade máxima do ciclismo, a União Ciclista Internacional (UCI), anunciou a suspensão de todas as provas, pelo menos, até ao fim de abril. Estas alterações foram proporcionadas devido ao desenvolvimento e propagação do Covid-19, a nível mundial, visto que tomou proporções pandémicas.

A UCI reuniu-se com os organizadores de provas, responsáveis das equipas e ciclistas, confirmando a impossibilidade de realizar eventos velocipédicos até ao fim do mês que vem, podendo haver extensão do prazo, considerando sempre o desenrolar da situação.

Depois da Strade Bianche, Tirreno Adriático e Milan San Remo terem sido anuladas, em Itália, seguiram-se as suspensões de várias provas a nível internacional. A Volta a Catalunha e a maioria das clássicas belgas foram suspensas (AG Driedaagse Brugge De Panne, E3 BinckBank Classic, Gent Wevelgem, Dwars door Vlaanderen, Tour de Flandres).  A suspensão do próximo mês abrange ainda: Volta ao País Basco, Paris-Roubaix, Amstel Gold Race, La Flèche Wallonne, Liège Bastogne-Liège e, eventualmente, Tour da Romandia, todas as provas são do calendário principal, WorldTour.

O presidente da UCI, David Lappartient, indicou a possibilidade de prolongar a época de estrada até ao mês de novembro. A prioridade será dada aos eventos que estavam calendarizados, como os Monumentos do Ciclismo e as três Grandes Voltas, que não puderam ser realizados. No entanto, pode haver o risco de haver sobreposição de provas no reagendamento das mesmas.

A primeira das Grandes Voltas, o Giro, não vai poder começar na Hungria, e dada a situação que se vive no país italiano, existe a hipótese de ser realizada apenas no Outono. Já foram várias as possibilidades faladas, de ajustar o calendário de provas, onde se incluía a realização de um Tour de França com mais dias de competição e com maior flexibilidade nos ajustes das equipas, havendo possibilidade de trocar um certo número de ciclistas durante a prova. O sprinter espanhol Iván García Cortina (Bahrain-McLaren) lançou uma opinião interessante, dada na sua página pessoal do Twitter, em que falava de uma eventual junção das três Grandes Voltas em apenas uma, com mais dias de competição, passando pelos três países organizadores.

Dados Interessantes: O Tour de Flandres foi criado em 1913, uma das clássicas mais antigas e emblemáticas do mundo velocipédico, correu-se sempre, inclusive durante a 2.ª Guerra Mundial. A primeira edição do Paris-Roubaix, o Inferno do Norte, foi em 1896, desde então, apenas não se correu durante as duas Grandes Guerras Mundiais.

Foto de Capa: Paris-Nice

Artigo revisto por Joana Mendes

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Yassir Zabiri deixa o Famalicão e assina pelo Rennes

O Rennes oficializou a contratação do avançado Yassir Zabiri por 10 milhões de euros mais objetivos. O marroquino apontou 7 golos em 20 jogos pelo Famalicão.

Braga não facilita e goleia AVS SAD

O Braga foi à Vila das Aves vencer o AVS SAD por quatro bolas a zero, em jogo da 20.ª jornada da Primeira Liga.

Atlético Madrid tentou Morten Hjulmand e vai mesmo receber médio neste mercado

O Atlético Madrid está muito perto de confirmar a contratação de Rodrigo Mendoza. O jogador é um dos craques do Elche.

Casa Pia despede-se de Yassin Oukili e dá as boas-vindas a Rodrigo Moura

O Casa Pia anunciou a contratação do guardião Rodrigo Moura e despediu-se de Yassin Oukili, que já foi oficializado no Fortuna Sittard.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Manchester United foi apontado ao FC Porto e tem o seu futuro definido

Tyrell Malacia vai prosseguir no Manchester United até ao final da temporada. O lateral foi associado recentemente ao FC Porto.

Al Hilal tropeça na receção ao Al Ahli e Al Nassr de Jorge Jesus, Cristiano Ronaldo e João Félix volta a aproximar-se: eis os...

Terceiro empate consecutivo do Al Hilal na Liga Saudita. Empate diante do Al Ahli deixa o Al Nassr a apenas um ponto.

Leonardo Buta e Gustavo Mancha reforçam a defesa do Rio Ave por empréstimo

O Rio Ave anunciou a contratação de dois jovens reforços para o setor defensivo. Leonardo Buta e Gustavo Mancha chegam por empréstimo até ao final da época.