Uma subida engraçada

Começou a Volta a Portugal em bicicleta! Momento alto do calendário do ciclismo português e, para muitos, a única altura do ano em que vêem as bicicletas a rolar, seja na televisão, seja ao vivo. A Volta tem aquele efeito mágico que só se consegue com muitos anos de trabalho. Uma espécie de mística especial que faz pessoas que não sabem o nome de nenhum ciclista do pelotão irem para a rua bater palmas, gritar palavras de icentivo e até, porque não, oferecer um pouco de água àqueles que estão com pior cara. Tem um pouco o efeito que a seleção nacional de futebol tem para aqueles que durante dois anos não acompanham o desporto, mas que depois nas grandes provas gostam de pôr a bandeirinha no espelho do carro.

São várias as formas que o público encontra para ajudar a refrescar os ciclistas Fonte: ionline.pt
São várias as formas que o público encontra para ajudar a refrescar os ciclistas
Fonte: ionline.pt

Outra coisa que também é bastante comum nesta prova é a existência do duelo Portugal vs Espanha. Os portugueses, por motivos óbvios, programam o seu treino anual para poderem brilhar nesta prova, e os espanhóis, que estão aqui tão perto, gostam de vir competir – e muitos, preparar o corpo para a Vuelta que está aí ao virar da esquina. Dessa forma, é difícil ver nos lugares principais um “intruso” neste binómio ibérico. Este ano, parece-me, também não será excepção. Neste momento, temos de descer até ao lugar nº23 da classificação geral para encontrar alguém que fuja a esta lógica: encontramos o colômbiano Heiner Parra, da Caja Rural, que ainda faz parte do circuito sub23. Nos “elites”, só no lugar 39 encontramos alguém que não pertence à Península Ibérica, o alemão Stefan Shumacher, da Christina Watches. O mais provável é que, também este ano, o top10 seja preenchido apenas por ciclistas destas duas nacionalidades e, para já, o confronto ibérico está empatado 5-5.

O alto da Senhora da Graça, lugar mítico para o ciclismo português Fonte: pedestrianismo.blogspot.pt/
O alto da Senhora da Graça, lugar mítico para o ciclismo português
Fonte: pedestrianismo.blogspot.pt/

Não é novidade para ninguém que a Volta a Portugal tem duas etapas míticas: a subida à Torre e ao alto da Senhora da Graça. São elas que normalmente mostram quem está em condições de vencer a prova e que servem de afirmação entre os ciclistas. O que vimos ontem, em Mondim de Basto, foi uma prova muito defensiva até ao último quilómetro em que todos os ciclistas que ainda se aguentavam no grupo principal estavam mais preocupados com fazer marcação ao adversário do que com tentar fazer a diferença. Neste cenário só dois ciclistas acabaram por se destacar, já a poucos metros da meta: Edgar Pinto e Gustavo Veloso. O português porque foi o único com coragem/pernas para atacar a vitória na etapa e o espanhol, com a camisola amarela vestida, porque foi o único que seguiu na sua roda. Foi apenas mais um Portugal vs Espanha, dos muitos que se vêem nestes onze dias; um espelho do que é a prova. Desta vez, Portugal levou a melhor. Tirando isso, não houve muito mais a salientar. O ataque foi tão perto da meta que não houve espaço para fazer grandes diferenças na geral, e fica a sensação que os ciclistas se limitam agora a olhar para uma das etapas mais importantes da prova com este pensamento: “passou-se”. O camisola amarela, Gustavo Veloso, ficou em segundo lugar no ano passado apenas por 4s, por isso ele sabe bem o que é perder no photo finish; desta forma, não se adivinham grandes ataques da sua parte: vai limitar-se a responder àqueles que tentarem deixá-lo para trás, pois não quer gastar nem uma gota de energia desnecessariamente. Ele, mais que ninguém, sabe que basta uma gota para perder a prova, e não quer largar a camisola que já tem vestida. Não podemos contar com ele para grandes mexidas, mas temos de acreditar que os seus perseguidores não vão repetir a mesma estratégia na Serra da Estrela. Para o adepto, foi uma pena. Fica o sentimento de “oportunidade perdida”. Felizmente ainda há a subida à Torre para esperançar os amantes do espetáculo ofensivo. Desta vez, não foi uma verdadeira subida ao alto da senhora da Graça; foi apenas uma subida engraçada.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Rafael Lapa
Rafael Lapahttp://www.bolanarede.pt
Um dia o seu avô disse-lhe: "anda cá, Rafael, senta-te aqui no meu colo, que vamos ver uns meninos a andar de bicicleta". A partir desse dia começou uma paixão incontrolável: o ciclismo!                                                                                                                                                 O Rafael não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brasil empata com Equador na estreia com Carlo Ancelotti e Argentina bate o Chile

O Brasil empatou a zero no terreno do Equador na estreia de Carlo Ancelotti ao serviço da canarinha. A Argentina venceu o Chile por 1-0.

Rayan Cherki comenta negociações com Manchester City: «Está a ser feito»

Em declarações à imprensa, Rayan Cherki confessou a possibilidade de assinar pelo Manchester City para a próxima temporada.

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

PUB

Mais Artigos Populares

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

Bruno Lage tem decisão nas mãos: eis os 5 pontas de lança do Benfica

O Benfica conta com cinco avançados sob contrato, com Andrea Belotti a ser o único nome que termina contrato no verão de 2025.

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.