📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vargarda: Marianne Vos acende luta pelo World Tour

- Advertisement -

A Suécia recebeu as suas duas tradicionais provas do World Tour feminino, duas corridas de um dia, primeiro um contrarrelógio por equipas e depois uma prova de fundo.

Nos 35,6 planos quilómetros do esforço coletivo contra o relógio, saiu por cima a Trek – Segafredo. Apesar da presença de van Dijk, o conjunto americano não era o principal favorito, mas a verdade é que dominou a concorrência, que não era em grande número, já que apenas participaram 14 equipas.

A campeã do mundo da especialidade, a Canyon SRAM, foi segunda a 25 segundos, bem à frente da Team Sunweb e da Boels – Dolmans que desiludiram bastante ficando, respetivamente, a 0:46 e a 1:17 da Trek.

A Trek venceu o contrarrelógio com autoridade
Fonte: Trek – Segafredo

 

Já a prova de fundo, com um percurso de 145,3 quilómetros, era também essencialmente plana, mas marcada por várias passagens em setores de gravilha.

O pelotão já era curto e ainda ficou mais com a dureza do dia. Uma fuga madrugadora com várias atletas perigosas, como a campeã do mundo van der Breggen, a campeã da Europa Pieters, Brand, Rivera, Vollering ou Bastianelli. Com muito trabalho tanto à frente como atrás, a vantagem nunca foi demasiado elevada e haveria reagrupamento a ainda mais de 60 quilómetros da meta.

Novos ataques surgiram, mas também não surtiram efeito, com Sunweb e CCC a assumirem o controlo do pelotão e impedir que as corredoras de segunda linha que tentaram sair ganhassem muita vantagem.

Tudo isto acabaria por levar a prova a um sprint num grupo já reduzido e a vencedora do ano passado, Marianne Vos, entrou na última curva na frente e acelerou para tentar repetir o feito (e chegar à sua quarta vitória na prova). Na reta da meta, quase aguentou até ao final, mas acabou mesmo por ser batida sobre a meta por Marta Bastianelli.

Com este resultado, ambas as atletas aproximam-se da frente na luta pela classificação World Tour e, acima de tudo, Vos sobe ao segundo posto e coloca van Vleuten sob uma pressão que já não tinha há algum tempo.

Ambas as atletas poderão ter oportunidade de se aproximarem ainda mais da frente se participarem no Tour of Norway de 22 a 25 deste mês. Ainda falta conhecer a maior parte da lista de participantes, mas a Mitchelton-Scott já definiu o seu seis e neste consta Annemie van Vleuten. Além do mais, o perfil das quatro etapas ajusta-se bem tanto a Bastianelli como a Vos, pelo que deverão marcar presença e com ambições a discutir a corrida.

Também na Juventude está quente a luta pela vitória, com Lorena Wiebes, que até é a quinta melhor entre as Elites, a voltar a bater Cavalli (apenas 26.ª e terceira melhor sub23 na Geral das Elites) como melhor Sub23 e a colocar-se a somente dois pontos da italiana.

Foto de Capa: Vargarda Cycling

Revisto por: Jorge Neves

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Confirmado: Daniel Alves compra São João de Ver da Liga 3

Daniel Alves é o novo proprietário do São João de Ver. O antigo internacional brasileiro passa a ser dono da equipa da Liga 3.

Kevin Jansson confirmado como reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora oficializou a contratação de Kevin Jansson. O médio sueco de 25 anos estava ao serviço do Norrkoping.

Manchester City empata contra o Sunderland e fica mais longe do Arsenal

O Manchester City não foi além de um empate a zero contra o Sunderland, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.

Arouca confirma contratação do lateral neerlandês Bas Kuipers

Bas Kuipers é reforço confirmado do Arouca. O lateral-esquerdo neerlandês foi emprestado pelo Twente até ao final da temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga 2: há equipa que se vai mexer em janeiro e está de olho no mercado português

A Cultural Leonesa quer procurar reforços em janeiro para melhorar o seu plantel. A equipa está atenta ao mercado português.

Swansea de Vítor Matos bate WBA e soma segunda vitória consecutiva no Championship

O Swansea derrotou o West Bromwich Albion por 1-0, na jornada 25 do Championship. Jay Fulton fez o golo da equipa de Vítor Matos.

Atlético Madrid fez abordagem por internacional português: mudança pode fazer-se em janeiro

O Atlético Madrid está interessado em Nuno Tavares. O internacional português pertence aos quadros da Lazio, equipa da Serie A.