Vincenzo Nibali: O «Tubarão» do pelotão

    OS PRIMEIROS MERGULHOS DO «TUBARÃO»

    Vincenzo Nibali nasceu na província de Messina, uma região siciliana, em 1984. A paixão pelo ciclismo começou quando ainda era muito jovem. Numa entrevista ao site “Roleur”, o pai do “Tubarão de Messina” notou que, aos 12 anos, Vincenzo já falava abertamente do sonho de ser um ciclista profissional. Em 2003 passou mesmo a integrar a Cicli Fratelli Marchetta Team, uma equipa de formação. Aos 16 anos, saiu de casa dos pais para correr na região da Toscânia.

    Vincenzo teve sempre o apoio da família e o seu pai reitera mesmo que este apoio foi um bom “impulso” para o ciclista. Aos 17 anos, o “Tubarão” dá as primeiras dentadas mais a sério e torna-se campeão italiano de juniores. Para além disso, comeu tudo no Giro della Lugniana e ainda ganhou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de contrarrelógio do mesmo escalão.

    Em Sub-23, não ganhou com tanta frequência, mas destacou-se pela consistência, alcançando em 2004, mais uma medalha de bronze, novamente nos Mundiais de contrarrelógio e fechou top 5 na prova de fundo. Existiam cada vez menos dúvidas que Vincenzo Nibali seria o novo grande nome do ciclismo italiano, sucedendo a nomes como Ivan Basso (de quem foi colega de equipa) e ao falecido Marco Pantani.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.