Volta à Catalunha’2016 – “Mini” antevisão do Tour de France?

- Advertisement -

Cabec¦ºalho ciclismo

Antes da prova que dá o nome, em parte, a este título, tivemos duas excelentes corridas, uma em França e outra em Itália. Ambas muito boas provas e com alguns ciclistas a darem boas indicações para o que poderão fazer durante este ano.

Um Paris-Nice em que Geraint Thomas mostrou estar em forma e cada vez melhor em provas de uma semana (Rui Costa terminou num bom top’10), derrotando Alberto Contador por apenas quatro segundos e o vencedor de 2015, Richie Porte, por 12 segundos. Enquanto decorria a prova francesa, em terras italianas tínhamos o Tirreno-Adriático. Peter Sagan voltou a fazer segundos lugares, perdendo para Zdenek Stybar e Greg van Avermaet (o vencedor da geral individual desta corrida) a possibilidade de uma vitória com a camisola de campeão do mundo, Cancellara voltou a bater Tony Martin no contrarrelógio (muito bom início de temporada para o “Spartacus”, neste seu último ano no ciclismo profissional), tal como tinha avisado, no podcast sobre ciclismo do Bola na Rede, que poderia voltar a acontecer, e também houve oportunidade para vermos “o futuro, hoje”, num duelo entre Fernando Gaviria e Caleb Ewan, sendo que, dessa vez, o colombiano levou a melhor sobre o australiano – acredito que foi mesmo o primeiro de muitos, muitos duelos entre estes dois imensamente promissores jovens. A vitória final, tal como mencionado, foi mesmo para o belga da BMC, vencendo o campeão do mundo, Sagan, por apenas um segundo!

Após estas duas provas, também houve espaço para um dos “monumentos”, o primeiro: Milan-Sanremo. As quedas foram o destaque da prova, sendo que o francês Arnaud Démare beneficiou dos tais aparatos nalguns dos favoritos para conseguir arrecadar a vitória, à frente de Ben Swift e Jurgen Roelandts. Depois disto, temos então, a partir de hoje, a Volta à Catalunha.

A começar no dia 21 e a terminar no dia 27, a 96.ª edição da mais antiga prova espanhola e a quarta mais antiga europeia acaba por ser uma das provas mais importantes antes das Grandes Voltas deste ano. A prova disto está na lista de ciclistas que estarão, à partida, para esta Volta à Catalunha. À cabeça da mesma estão três nomes bem conhecidos de todos os “amantes” do ciclismo: Chris FroomeAlberto Contador e Nairo Quintana. Será a primeira grande batalha entre os três, antes do Tour de France. Veremos se a vitória final também sairá deste lote de excelência.

Três dos melhores ciclistas do mundo competirão nesta volta Fonte: praquempedala.com
Três dos melhores ciclistas do mundo competirão nesta volta
Fonte: praquempedala.com

Ainda assim, mais nomes abrilhantam esta prova, tais como: Richie Porte, o último vencedor desta prova, Fabio Aru, outro dos ciclistas que prometem lutar pela vitória na Volta à França, Joaquim “Purito” Rodriguez, duas vezes vencedor desta corrida, Tejay van Garderen, Rigoberto Urán, Daniel Martin, Esteban Chaves, Romain Bardet, Domenico Pozzovivo, Ilnur Zakarin, Rafal Majka, Tom Dumoulin, Warren Barguil, Robert Gesink, Wilco Kelderman, Louis Meintjes, Ryder Hesjedal e mais alguns… Enfim, um elenco “de luxo”, sem dúvida, e muitos destes estarão, em princípio, no próprio Tour.

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United toma decisão relacionada com Bruno Fernandes

O Manchester United quer manter Bruno Fernandes para a próxima época, preparando-se para rejeitar propostas.

Avançado do Estoril Praia pretendido no Brasileirão: equipa da Linha quer renovar com o jogador

Alejandro Marqués pode deixar o Estoril Praia no final da época. O Grémio está interessado em contar com o ponta de lança.

Sporting: há novidades importantes em relação a João Simões

João Simões já foi operado e prepara-se assim para iniciar um novo período de recuperação, que vai durar algumas semanas.

Benfica: jogador fora dos planos para a próxima temporada

Tiago Gouveia vai regressar ao plantel do Benfica no final da época, mas não entra nos planos do emblema da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabíamos que o Pablo Rosário ia andar atrás do Trincão, por isso, o Quenda na largura, dava-nos...

FC Porto e Sporting empataram (0-0) em jogo da meia-final da Taça de Portugal. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Quem é Erick Noriega? Médio do Grémio de Artur Jorge apontado ao Sporting

O Sporting demonstrou interesse em Erick Noriega nos últimos dias. O médio peruano de 24 anos alinha pelo Grémio de Artur Jorge.

Vinícius Júnior mais perto de chegar a acordo com o Real Madrid para a renovação de contrato

A imprensa espanhola avança que Vinícius Júnior está muito perto de renovar com o Real Madrid. Acordo deve ser anunciado nos próximos dias.