Volta a Portugal 2017 – E tudo a W52 levou…

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A “Grandíssima” terminou e há dois nomes que se destacam de todos os outros: Raúl Alarcón e W52-FC Porto. O primeiro nome é o grande vencedor desta edição e volta a dar uma VP a “nuestros hermanos”. O segundo nome é da equipa que dominou (até em demasia…) e controlou da forma que quis esta prova.

Após um dia em que Gustavo Veloso quebrou e de que maneira (perdeu mais de 40 minutos na etapa da Torre), eis que recuperou de forma surpreendente e bateu toda a concorrência naquela que é a sua especialidade, o contrarrelógio. Mas esse dia da Torre – para quem não se recorda, a mítica subida apareceu a meio da etapa e não no fim – foi o dia que demonstrou a tal superioridade da equipa vencedora e até mesmo alguma apatia das principais equipas, exceto do Sporting-Tavira que tentou remar contra a maré mas não teve o apoio suficiente para tal.

Em relação a esta última parte, acredito que o facto das equipas que poderiam ajudar a equipa do Sporting já terem todas uma etapa e a presença no top’10 assegurada acabou por fazer a diferença. Sinceramente, gostava que existisse em Portugal uma determinada mentalidade competitiva que é mais vista pelo estrangeiro. A verdade é que há situações que são difíceis de mudar e o ciclismo em Portugal precisa de perceber que se certas partes não mudarem então será bastante complicado evoluir como se quer e pretende.

O momento em que Alarcón e Amaro celebram juntos a fuga que conseguiram levar a cabo na Torre Fonte: Volta a Portugal
O momento em que Alarcón e Amaro celebram juntos a fuga que conseguiram levar a cabo na Torre
Fonte: Volta a Portugal

De qualquer forma, Raúl Alarcón e Amaro Antunes beneficiaram com isto e chegaram isolados à meta (com quase 5 minutos de vantagem) depois de escaparem na Torre. O espanhol acabou por valorizar o trabalho do português e concedeu-lhe a vitória na etapa, mostrando que a equipa está unida em tudo o que vai fazendo, seja antes, durante ou depois de cada prova.

Depois dessa etapa e apenas a faltar o contrarrelógio final, era tudo uma questão de horas até Alarcón se sagrar campeão desta Volta. E foi realmente o que aconteceu. A 79.ª edição desta Volta vai para um ciclista que há uns anos atrás não era muito conhecido no pelotão nacional e não se destacava muito, tendo poucas vitórias na sua carreira antes de chegar o ano de 2017, onde claramente tem estado em evidência (ganhou na Volta às Astúrias à frente de Nairo Quintana…e ficou em segundo na Volta à Comunidade de Madrid) e tem tido um ano para não esquecer. Uma “transformação” digna de ser assinalada.

Foto de Capa: Volta a Portugal

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.