Volta a Portugal: Favoritos, trajeto e dias-chave

- Advertisement -

Habemus “Grandíssima”, novamente! A 82ª edição da Volta a Portugal estará na estrada a partir de dia quatro de agosto, assinalando-se o regresso aos moldes tradicionais da competição depois de uma edição de 2020 atípica devido aos constrangimentos causados pela situação pandémica.

Dez meses passaram desde que Amaro Antunes (W52-FC Porto) foi coroado vencedor da Volta a Portugal – Edição Especial, competição organizada excecionalmente pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Agora, numa situação manifestamente diferente, a linhagem que se conhece da maior prova de ciclismo portuguesa promete continuar a enumerar-se sobre a égide da Podium, a organização que tem assumido a organização da grandíssima.

Em termos práticos, isto significa que a os ciclistas voltarão a enfrentar 11 dias de competição, começando em Lisboa, esta quarta-feira, com um prólogo de 5,4 quilómetros e terminando em Viseu, igualmente num esforço individual, este de 20,3 quilómetros, no dia 15 de agosto. Para além desta particularidade, destacar as clássicas chegadas à Torre (Covilhã, na 3ª etapa) e à Senhora da Graça (9ª etapa), exaltando o aspeto montanhoso de um percurso que promete fazer jus à fama da extrema dureza que é correr a Volta a Portugal.

Ainda dentro das maiores novidades, mencionar o regresso de uma equipa do World Tour (primeiro escalão do ciclismo mundial) à grandíssima. A equipa espanhola da Movistar está de volta depois de 19 anos de ausência, apresentando um leque de jovens promessas com todas as condições para se intrometer na luta por objetivos importantes.

Foto de Capa: Volta a Portugal

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.