Volta ao Algarve 2017 – Oh Malhão, Malhão…!

    Um dos pontos altos desta edição deu-se na quarta etapa, na chegada a Tavira, onde alguns dos melhores sprinters do mundo tiveram a sua última oportunidade para brilhar em terras algarvias. Gaviria, o vencedor da primeira etapa, acabou por arrancar cedo demais e ficar fora da discussão da vitória, tal como Bouhanni, sendo que ambos foram passados por Degenkolb, que aproveitou um excelente trabalho de equipa para se chegar à frente. Ainda assim, quando não se esperava, André Greipel apareceu por detrás e, por meros milímetros, bateu o seu companheiro alemão e levou para casa uma vitória.

    O Algarve foi palco de um dos melhores e mais equilibrados sprints deste ano  Fonte: Volta ao Algarve
    O Algarve foi palco de um dos melhores e mais equilibrados sprints deste ano
    Fonte: Volta ao Algarve

    A Lotto Soudal conseguia aqui a sua primeira vitória desta prova (sendo que acabaram também por “levar para casa” a vitória na camisola da juventude, por meio do belga Tiesj Benoot). Dylan Groenewegen conseguiu um lugar no pódio da etapa, ficando logo atrás dos dois alemães, e Arnaud Démare recuperou muito bem nos últimos metros e quase conseguia chegar à vitória. Um dos elementos a que se notou a ausência foi Mark Cavendish. O britânico, tal como na primeira etapa, surpreendentemente “desistiu” novamente do sprint e acabou por não tentar algo em ambas as etapas.

    Na última e decisiva etapa, a chegada ao Malhão, houve bastante espetáculo e muita emoção até final. Kwiat lutou até ao fim pela subida ao primeiro lugar da geral, mas Roglic esteva impenetrável e não deixou que isso acontecesse, defendendo muito bem o seu lugar e a sua vitória na geral. Tony Gallopin e LL Sanchez também “combateram” pelo último lugar do pódio, sendo que o francês segurou a vantagem que tinha e não deixou o ciclista da Astana (vencedores da geral por equipas) chegar ao “bronze”.

    Em relação à etapa, com os dois maiores favoritos a controlarem-se um ao outro, Amaro Antunes (que ficou logo atrás do vencedor da classificação dos pontos, André Greipel), da W52-FC Porto, aproveitou da melhor forma a situação e, com cerca de 2 kms para o fim, atacou no grupo dos favoritos e não mais saiu da liderança. Um poderoso arranque e um grande controlo do resto das situações deram ao português a primeira vitória nesta Volta ao Algarve e única para os portugueses e para as equipas portuguesas.

    Brilhante vitória para o português Amaro Antunes Fonte: Volta ao Algarve
    Brilhante vitória para o português Amaro Antunes
    Fonte: Volta ao Algarve

    Excelente trabalho de um dos ciclistas portugueses mais talentosos da atualidade (o último ciclista de uma equipa portuguesa a vencer no Malhão tinha sido João Cabreira, no já distante ano de 2006), mas igualmente destaque para o segundo lugar na etapa de Vicente De Mateos, ciclista da Louletano, que antes desta prova tinha estado em grande evidência noutras corridas. Rinaldo Nocentini, do Sporting Tavira, também a mostrar-se muito bem e a conseguir o sexto lugar na etapa. Por fim, a fechar o top’10 da mesma, mais um ciclista de uma equipa portuguesa e novamente da Louletano, sendo que o atleta em questão é o espanhol David De La Fuente, ex-ciclista do Sporting Tavira.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Raimundo
    Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
    O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.