📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Volta Ao País Basco: Primoz Roglic um, Tadej Pogacar, zero

- Advertisement -

197 dias depois, Primoz Roglic e Tadej Pogacar voltaram a encontrar-se em contexto de uma prova por etapas, desta feita, na 60ª edição da “Itzulia”, a denominada Volta ao País Basco. Mesmo para os mais céticos, o trono basco estava destinado a ter um rei esloveno… e adivinhem lá? Assim aconteceu.

Não correm só os dois, certo. Não se trata de um mano a mano, mas também não há como retirar todo o favoritismo que merecem em qualquer competição por etapas em que participem. São os dois voltistas mais fortes da atualidade e voltaram a confirmá-lo, contudo, esta modalidade envolve outra componente muito importante. Vamos, por isso, tentar outra vez: Jumbo-Visma um (ou dois na realidade), UAE-Team Emirates e demais equipas… zero.

Mais do que nomes, as jogadas táticas ditaram muito o ritmo da dança basca. O perfil acidentado, as pendentes explosivas, o fervoroso público da região. Os ingredientes, como sempre, estiveram lá. Muito se dançou, estrategicamente e taticamente. Jogadas estudadas, decisões discutíveis, surpresas, vencedores e derrotados: para além do óbvio espetáculo, foram várias as temáticas coletivas que merecem uma análise sustentada.

Como se não bastasse, o cardápio revelou-se bem mais atraente do que aquilo que aparentava. Para além da realeza eslovena, o menu de general contenders e climbers apresentava um lote de ciclistas de primeira linha mundial, tornando o leque de candidatos bem mais abrangente, com destaque para Adam Yates em pico de forma, um Alejandro Valverde incrivelmente regular ou o anfitrião basco Mikel Landa, por exemplo.

Apesar das normais condicionantes em virtude da gestão sobre o controlo da covid-19, foi de perto que os adeptos bascos puderam presenciar seis dias de uma corrida muito bem disputada. À cabeça, a exibição monstruosa da Jumbo-Visma e do seu líder. Noutros pontos de destaque, as exibições dos jovens Vingegaard e Mcnulty, decisivas para o curso da corrida, as vitórias da Astana, com Alex Aranburu e Ion Izaguirre, a dobradinha da Deceuninck Quick-Step em Ondorroa e ainda a vitória de David Gaudu sobre a coroação de Roglic em Arrate.

Foto de Capa: Itzulia Basque Country

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Nantes confirma saída de Luís Castro e oficializa novo treinador

O Nantes oficializou durante esta quinta-feira a saída de Luís Castro da posição de treinador principal. Ahmed Kantari é o seu sucessor.

Sporting faz força para garantir 2 jogadores para partida da Taça de Portugal

O Sporting enfrenta o Santa Clara para a Taça de Portugal. O clube quer ter Geny Catamo e Ousmane Diomande à disposição.

Nice x Braga: eis os onzes prováveis

O Nice e o Braga enfrentam-se durante a tarde desta quinta-feira, em jogo da sexta jornada da Europa League.

Arsenal pondera avançar por internacional português para fazer companhia a Viktor Gyokeres: jogador do Real Madrid também está a ser apontado

O Arsenal está interessado em contratar um novo extremo. Rafael Leão é um dos nomes que agrada aos ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

O plano tático do Benfica que dominou o Nápoles

Há muitos méritos na vitória do Benfica sobre o Nápoles na Champions League. O que as águias fizeram em casa roçou a perfeição, tanto no delineamento do plano, como na sua execução.

Rafa Silva deve voltar a jogar pelo Besiktas neste fim de semana após 4 encontros de ausência

Rafa Silva está perto de voltar ao ativo. O avançado português de 32 anos deve ser utilizado pelo Besiktas no Clássico frente ao Trabzonspor.

Wolverhampton deixa mensagem a Rui Patrício após o fim da carreira do guarda-redes: «Foi um prazer ter-te aqui»

O Wolverhampton não se esqueceu das três temporadas que Rui Patrício fez ao serviço do clube e deixou uma mensagem de despedido ao guarda-redes português.