📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Carnaxide rumo à Europa Shield pelo terceiro ano consecutivo

- Advertisement -

cab corfebol

É já esta quinta-feira de madrugada que o Clube Carnaxide Cultura e Desporto (CCCD) parte para Castrop Rauxel, na Alemanha, para participar na Europa Shield. Esta competição é destinada às equipas vice-campeãs dos Campeonatos Nacionais de Corfebol da Europa e é considerada por muitos o torneio mais competitivo do Corfebol Mundial.

Esta competitividade deve-se sobretudo ao facto de ser um torneio onde não participam os clubes dos campeonatos de topo (Holanda e Bélgica) nem os clubes dos campeonatos menos competitivos (Turquia, Rússia, França), o que faz que todos os jogos entre as oito equipas participantes sejam muito equilibrados e com uma enorme incerteza sobre o resultado.

Pela terceira vez consecutiva e quarta em cinco anos, o CCCD será o representante nacional na competição. Os resultados do clube de Carnaxide nas últimas participações levam a que haja alguma expectativa quanto ao possível desfecho da competição que termina este domingo:

Corfebol

Tendo conquistado a primeira medalha internacional para o clube no ano transato, e tendo em conta a consecutiva melhoria de resultados nos últimos anos, facilmente poderíamos afirmar que o CCCD entraria na Europa Shield de 2016 com o objetivo de vencer. No entanto, este ano a equipa que estava junta há quatro anos sofreu algumas alterações, com as saídas de alguns jogadores muito importantes, como Bruno Amaral, Francisca Moncada e Maria João Banha. Os regressos de Marta Neves e Ricardo Guedes, afastado o ano passado por lesão, bem como o reforço do antigo internacional Tiago Gonçalves, vieram colmatar uma parte destas saídas, mas a verdade é que é uma equipa bastante diferente que vai regressar este ano aos pavilhões alemães.

Para já no campeonato interno não se têm notado diferenças, bem pelo contrário, visto que o CCCD segue no primeiro lugar empatado pontualmente com o NCB mas com vantagem no confronto direto, após terem vencido os penta-campeões por 18-14 na primeira volta do campeonato.

A equipa do Carnaxide que vai tentar vencer a Europa Shield
A equipa do Carnaxide que vai tentar vencer a Europa Shield

Relativamente a adversários a oposição é, como sempre, fortíssima, sendo os vencedores do ano passado, o BEC Korfball Club e o KC Barcelona, reforçados com o regresso de Berta Aloma após duas temporadas a jogar na Holanda, os principais favoritos à vitória final.

Na história da competição o clube com maior número de títulos (três) é o TJ Znojmo da Républica Checa, clube que está também presente na competição, tendo no entanto conquistado o último título já no distante ano de 2006.

Europa Shield : Ranking Top 5 da História
Europa Shield : Ranking Top 5 da História

Para esta competição o principal objetivo do CCCD será passar a fase de grupos e ter acesso às meias-finais pelo terceiro ano consecutivo, o que já será, por si só, inédito na história da competição. Repetir o resultado do ano passado e trazer a medalha para Portugal seria um feito incrível.

Mas numa competição tão equilibrada e competitiva, onde até os jogos são de apenas 34 minutos, tudo pode acontecer. A concentração colectiva, principalmente no início e final dos jogos, será fundamental, porque há muito pouca margem para recuperação. Demasiada ansiedade e incapacidade mental de dar rapidamente a volta a qualquer adversidade não podem existir. Mas isso é algo que a treinadora Carla Antunes está muito habituada a gerir. É algo que o CCCD está habituado a ultrapassar. E até pode ser que domingo seja dia do sonho, seja dia de… CarnaShield! Boa sorte!

Imagens: Clube de Carnaxide Cultura e Desportos

João Nuno
João Nunohttp://www.bolanarede.pt
Professor, Treinador, Formador e Atleta, o João considera que fazer uma análise de um jogo sob o ponto de vista da arbitragem é o mesmo que fazer uma análise de política internacional sob o ponto de vista do cabelo do Donald Trump.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.