Carnaxide rumo à Europa Shield pelo terceiro ano consecutivo

cab corfebol

É já esta quinta-feira de madrugada que o Clube Carnaxide Cultura e Desporto (CCCD) parte para Castrop Rauxel, na Alemanha, para participar na Europa Shield. Esta competição é destinada às equipas vice-campeãs dos Campeonatos Nacionais de Corfebol da Europa e é considerada por muitos o torneio mais competitivo do Corfebol Mundial.

Esta competitividade deve-se sobretudo ao facto de ser um torneio onde não participam os clubes dos campeonatos de topo (Holanda e Bélgica) nem os clubes dos campeonatos menos competitivos (Turquia, Rússia, França), o que faz que todos os jogos entre as oito equipas participantes sejam muito equilibrados e com uma enorme incerteza sobre o resultado.

Pela terceira vez consecutiva e quarta em cinco anos, o CCCD será o representante nacional na competição. Os resultados do clube de Carnaxide nas últimas participações levam a que haja alguma expectativa quanto ao possível desfecho da competição que termina este domingo:

Corfebol

Tendo conquistado a primeira medalha internacional para o clube no ano transato, e tendo em conta a consecutiva melhoria de resultados nos últimos anos, facilmente poderíamos afirmar que o CCCD entraria na Europa Shield de 2016 com o objetivo de vencer. No entanto, este ano a equipa que estava junta há quatro anos sofreu algumas alterações, com as saídas de alguns jogadores muito importantes, como Bruno Amaral, Francisca Moncada e Maria João Banha. Os regressos de Marta Neves e Ricardo Guedes, afastado o ano passado por lesão, bem como o reforço do antigo internacional Tiago Gonçalves, vieram colmatar uma parte destas saídas, mas a verdade é que é uma equipa bastante diferente que vai regressar este ano aos pavilhões alemães.

Para já no campeonato interno não se têm notado diferenças, bem pelo contrário, visto que o CCCD segue no primeiro lugar empatado pontualmente com o NCB mas com vantagem no confronto direto, após terem vencido os penta-campeões por 18-14 na primeira volta do campeonato.

A equipa do Carnaxide que vai tentar vencer a Europa Shield
A equipa do Carnaxide que vai tentar vencer a Europa Shield

Relativamente a adversários a oposição é, como sempre, fortíssima, sendo os vencedores do ano passado, o BEC Korfball Club e o KC Barcelona, reforçados com o regresso de Berta Aloma após duas temporadas a jogar na Holanda, os principais favoritos à vitória final.

Na história da competição o clube com maior número de títulos (três) é o TJ Znojmo da Républica Checa, clube que está também presente na competição, tendo no entanto conquistado o último título já no distante ano de 2006.

Europa Shield : Ranking Top 5 da História
Europa Shield : Ranking Top 5 da História

Para esta competição o principal objetivo do CCCD será passar a fase de grupos e ter acesso às meias-finais pelo terceiro ano consecutivo, o que já será, por si só, inédito na história da competição. Repetir o resultado do ano passado e trazer a medalha para Portugal seria um feito incrível.

Mas numa competição tão equilibrada e competitiva, onde até os jogos são de apenas 34 minutos, tudo pode acontecer. A concentração colectiva, principalmente no início e final dos jogos, será fundamental, porque há muito pouca margem para recuperação. Demasiada ansiedade e incapacidade mental de dar rapidamente a volta a qualquer adversidade não podem existir. Mas isso é algo que a treinadora Carla Antunes está muito habituada a gerir. É algo que o CCCD está habituado a ultrapassar. E até pode ser que domingo seja dia do sonho, seja dia de… CarnaShield! Boa sorte!

Imagens: Clube de Carnaxide Cultura e Desportos

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

João Nuno
João Nunohttp://www.bolanarede.pt
Professor, Treinador, Formador e Atleta, o João considera que fazer uma análise de um jogo sob o ponto de vista da arbitragem é o mesmo que fazer uma análise de política internacional sob o ponto de vista do cabelo do Donald Trump.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa ou médio? Rui Borges já definiu a posição de Zeno Debast no Sporting em 2025/26

Contratado para ser defesa e a terminar o ano a médio, Zeno Debast foi um dos destaques da época do Sporting. 2025/26 em preparação.

Federico Chiesa visa Thiago Motta na saída da Juventus: «Ele não me queria, apesar de eu querer ficar»

Federico Chiesa comentou a saída da Juventus no início da temporada. O avançado italiano visou Thiago Motta.

AVS SAD quer renovar contrato com 3 jogadores e evitar saídas a custo zero

Depois de garantir a permanência na Primeira Liga, o AVS SAD prepara o plantel da próxima época. Clube deseja três renovações.

Arsenal oficializa renovação de Gabriel Magalhães

Gabriel Magalhães renovou contrato com o Arsenal. O defesa-central brasileiro assinou contrato até junho de 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão fecha contratação de sucessor de Simone Inzaghi

O Inter Milão chegou a acordo com Christian Chivu para assumir o cargo de treinador principal do conjunto nerazzurri.

Braga ainda não tomou decisão quanto ao futuro de Djibril Soumaré

Djibril Soumaré foi um dos destaques da época do Nacional da Madeira. Médio será integrado nos trabalhos de pré-época do Braga.

Stephen Eustáquio convocado pelo Canadá para a Gold Cup… dependendo do Mundial de Clubes 2025

Stephen Eustáquio foi integrado na lista de convocados do Canadá para a Gold Cup. A competição realiza-se em simultâneo com o Mundial de Clubes 2025.