cab corfebol

Apesar de o Corfebol Português ter vivido na sua história recente alguns dos melhores anos da sua história a nível internacional, muitos se têm queixado da falta de competitividade do principal campeonato português, o que acaba por o tornar desinteressante.

Analisando os resultados dos últimos anos, é impossível não deixar de concordar:

Campeoes corfebol

À constante das 5 vitórias do Núcleo Corfebol Benfica ( NCB ) nos últimos 5 campeonatos, junta-se a constante de em 4 desses campeonatos o Clube Carnaxide Cultura e Desporto ( CCCD ) ter sido o 2º classificado, existindo apenas alguma variância no ocupante do 3º lugar ( em 2010/2011 não houve disputa de 3º Lugar ).

Anúncio Publicitário

Para além deste facto, nos últimos 3 campeonatos o NCB não registou uma única derrota em qualquer jogo a contar para o Campeonato, o que ainda diminui mais a imprevisibilidade do resultado, fator decisivo para a competitividade do mesmo.

Este ano porém, a história tem sido completamente diferente. Os penta-campeões NCB averbaram a primeira derrota dos últimos 3 anos frentes aos arqui-rivais de Carnaxide logo a abrir o Campeonato. Duas jornadas depois o CCCD, líder invicto à altura, defrontou a Quinta dos Lombos tendo perdido num jogo apertadíssimo por apenas um ponto. A mesma Quinta dos Lombos que, mais uma vez num jogo muito equilibrado, perdeu contra o Grupo Desportivo os Bons Dias ( GDBD ) também por apenas um ponto.

Entretanto o NCB recuperou do desaire sofrido e venceu todos os restantes jogos, incluindo contra a equipa de Carcavelos, encontrando-se a mais de meio da fase regular empatado no primeiro lugar do campeonato com o CCCD (com desvantagem no confronto direto).

Benfica e Carnaxide estão este ano mais próximos
Benfica e Carnaxide estão este ano mais próximos

Ao mesmo tempo na metade de baixo da classificação, o KorfLxProject (regresso à CorfLiga 2 anos depois), o Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino (estreia na competição) e o Clube Internacional de Futebol já disputaram 3 jogos entre si, tendo 2 deles acabado com uma diferença de apenas 1 ponto.

A verdade é que este ano não há como negar: a CorfLiga este ano está interessante, competitiva e imprevisível. Que assim continue!

Nota: Por estar diretamente ligado a esta competição, e correr o risco de não ser totalmente rigoroso, apenas voltarei a escrever sobre ela na aproximação da sua fase final.

Imagens: Corfebol Carnaxide