Europa Cup à porta, medalha à vista?

    cab corfebol

    É já esta semana que se inicia a Europa Cup, Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corfebol, em Budapeste, na Hungria. O Núcleo Corfebol Benfica (NCB), Penta-campeão Nacional, será o representante português pelo 5º ano consecutivo.

    Pelas características da relação de forças do Corfebol Internacional, os dois primeiros lugares do Pódio desta competição são normalmente ocupados pelos campeões do campeonato Holandês e do campeonato Belga, pelo que a medalha de ouro para os representantes dos outros países é normalmente a conquista do 3º lugar.

    À luz desta realidade, os resultados obtidos nos últimos 4 anos pelo NCB são simplesmente impressionantes:

    IKF Europa Cup 2012

    Lugar Equipa País

    TOP

    Holanda

    Boeckenberg KC

    Bélgica

    Trojans

    Inglaterra

    NC Benfica

    Portugal

     

    IKF Europa Cup 2013

    Lugar Equipa País

    Koog Zaandijk

    Holanda

    Boeckenberg KC

    Bélgica

    NC Benfica

    Portugal

    KCC SOKOL

    Rép.Checa

    IKF Europa Cup 2014

    Lugar Equipa País

    PKC

    Holanda

    Boeckenberg KC

    Bélgica

    NC Benfica

    Portugal

    KOLIN

    Rép.Checa

    IKF Europa Cup 2015

    Lugar Equipa País

    TOP

    Holanda

    Boeckenberg KC

    Bélgica

    NC Benfica

    Portugal

    Brno KK

    Rép.Checa

    Mesmo a nível da História na competição, esta irá ser a 10ª participação do NCB, sendo a formação portuguesa com mais participações na competição, e a 3ª com mais participações internacionalmente.

    Clubes portugueses na Europa Cup

    Clube Participações
    Núcleo Corfebol Benfica

    10

    ISEF Agon Clube

    7

    Clube Corfebol de Oeiras

    5

    Grupo Desportivo dos Bons Dias

    3

    Sangalhos

    2

    Clubes com mais participações na História da competição

    Clube País Participações
    Adler Rauxel

    Alemanha

    16

    Mitcham

    Inglaterra

    15

    NC Benfica

    Portugal

    10

    AKC

    Bélgica

    9

    Com todo este historial e com 4 medalhas de bronze no seu palmarés, 3 das quais obtidas consecutivamente nos últimos 3 anos, o NC Benfica parte para este torneio com um único objetivo: conquistar pelo 4º ano consecutivo a medalha de bronze, levando para casa o “título” de melhor equipa a jogar fora dos Países-Baixos.

    Ao contrário das últimas épocas, porém, o NC Benfica não vive momentos de total tranquilidade no foro interno. Após perdida a Taça de Portugal para o Clube Carnaxide Cultura e Desporto ( CCCD ) no final da temporada anterior, e já com uma derrota no princípio do campeonato deste ano ( a primeira em 3 anos ), a juntar a uma alteração significativa do seu modelo de jogo ofensivo, a equipa parte para esta competição necessariamente mais desconfiada que em anos anteriores.

    Pelo modelo competitivo a primeira final é já amanhã frente aos Trojans ( Inglaterra ), equipa que os retirou das medalhas em 2012, pelas 14h. Em caso de vitória, seguem em frente para as meias-finais. Em caso de derrota, o melhor resultado possível passa a ser o 5º lugar.

    Serão os campeões nacionais capazes de dar a volta por cima e arrancar para mais uma caminhada triunfal? Amanhã pelas 16h já teremos uma resposta. Boa sorte!

    Fonte imagem de capa: Núcleo Corfebol Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    João Nuno
    João Nunohttp://www.bolanarede.pt
    Professor, Treinador, Formador e Atleta, o João considera que fazer uma análise de um jogo sob o ponto de vista da arbitragem é o mesmo que fazer uma análise de política internacional sob o ponto de vista do cabelo do Donald Trump.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.