O jogo que ninguém quer perder

- Advertisement -

Ainda falta quase um ano, mas há um jogo de cricket agendado para junho de 2019 que já está nas bocas do mundo. Será na primeira fase do Mundial e colocará frente a frente Índia e Paquistão em Old Trafford. A demanda por bilhetes é tal que os primeiros bilhetes colocados à venda pela ICC tiveram pretendentes suficientes para encher várias vezes Wembley.

Os dois velhos rivais – dentro e fora de campo – encontraram-se pela última vez em 2017 na final do Champions Trophy, em que os paquistaneses saíram por cima, depois de terem sido derrotados na fase de grupos. Esta é uma das mais importantes rivalidades do cricket e ainda conhecerá um novo capítulo antes do Mundial, já que se defrontarão este mês na Asia Cup 2018, mas já todas as atenções estão viradas para o próximo verão.

Paquistaneses levaram a melhor no último encontro entre as duas equipas
Fonte: ICC

E essa também não será a primeira vez que as duas nações se enfrentam em Manchester. A 8 de junho de 1999, na segunda fase do Mundial – o antigo Super Six, que agora foi retirado do formato da prova – os indianos triunfaram por 227-180. No entanto, o que colocou este jogo na história da modalidade foi a Guerra de Kargil. O conflito armado entre Índia e Paquistão deu-se entre maio e julho desse mesmo ano, ou seja, a partida de Old Trafford foi a primeira – e, para já, única – vez em que dois países em guerra se defrontaram numa partida de cricket. Ainda assim, o jogo fez jus ao desporto e, apesar do ambiente emocionado, decorreu sem incidentes de maior calibre.

Apesar do equilíbrio habitual, é a Índia que parte com favoritismo, já que é a segunda no ranking mundial em ODI (One Day International), quase dois mil pontos à frente dos paquistaneses que ocupam o quinto posto, e tem Virat Kohli numa forma impressionante, com o primeiro posto como batedor tanto em ODI como em Test. E se o Paquistão até está representado por Babar Razam no segundo posto em ODI, a Índia tem mais três entre os dez melhores batedores, Rohit Sharma (quarto em ODI), Shikar Dhawan (nono em ODI) e Cheteshwar Pujara (sexto em Test). Em T20, a modalidade rápida, ambas têm dois representantes entre os dez batedores melhor rankeados.

O calendário completo do Mundial 2019
Fonte: ICC

Quanto ao resto do torneio, é sempre arriscado fazer previsões a tanto tempo de distância, mas não há dúvidas de que os homens da casa partem como uns dos grandes favoritos, liderando até o Ranking ODI neste momento e tendo recentemente ganho por esclarecedores 4-1 um jogo de Test frente à Índia. Por isso, é natural que em Inglaterra só se pense em levantar o troféu. A 14 de julho, em Lord’s, saberemos quem sucede à Austrália.

Foto de Capa: ICC

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Paulinho volta aos golos e marca na goleada do Toluca sobre o Atlas de Luís Esteves no México

O Toluca goleou e venceu o Atlas na Liga Mexicana. Paulinho, a voltar depois de lesão, marcou um dos golos da vitória.

Inter Miami de Lionel Messi vê empate contra o Nashville chegar nos descontos e falha aproximação ao líder da Conferência Este na MLS

O Inter Miami somou o terceiro empate consecutivo na MLS. Desta vez, 2-2 na receção ao Nashville, líder da Conferência Este.

Palmeiras de Abel Ferreira recupera liderança do Brasileirão de forma provisória e Santos acentua má fase do Cruzeiro de Artur Jorge

Mais treinadores portugueses em ação no Brasileirão. O Palmeiras de Abel Ferreira venceu e o Cruzeiro de Artur Jorge perdeu.

Duelo de extremos: eis os onzes prováveis do Famalicão x Sporting na Primeira Liga

O Famalicão recebe o Sporting na sexta jornada da Primeira Liga. Conhece os onzes prováveis das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.