Publicidade

O jogo que ninguém quer perder

José Baptista · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Ainda falta quase um ano, mas há um jogo de cricket agendado para junho de 2019 que já está nas bocas do mundo. Será na primeira fase do Mundial e colocará frente a frente Índia e Paquistão em Old Trafford. A demanda por bilhetes é tal que os primeiros bilhetes colocados à venda pela ICC tiveram pretendentes suficientes para encher várias vezes Wembley.

Os dois velhos rivais – dentro e fora de campo – encontraram-se pela última vez em 2017 na final do Champions Trophy, em que os paquistaneses saíram por cima, depois de terem sido derrotados na fase de grupos. Esta é uma das mais importantes rivalidades do cricket e ainda conhecerá um novo capítulo antes do Mundial, já que se defrontarão este mês na Asia Cup 2018, mas já todas as atenções estão viradas para o próximo verão.

Paquistaneses levaram a melhor no último encontro entre as duas equipas
Fonte: ICC

E essa também não será a primeira vez que as duas nações se enfrentam em Manchester. A 8 de junho de 1999, na segunda fase do Mundial – o antigo Super Six, que agora foi retirado do formato da prova – os indianos triunfaram por 227-180. No entanto, o que colocou este jogo na história da modalidade foi a Guerra de Kargil. O conflito armado entre Índia e Paquistão deu-se entre maio e julho desse mesmo ano, ou seja, a partida de Old Trafford foi a primeira – e, para já, única – vez em que dois países em guerra se defrontaram numa partida de cricket. Ainda assim, o jogo fez jus ao desporto e, apesar do ambiente emocionado, decorreu sem incidentes de maior calibre.

Apesar do equilíbrio habitual, é a Índia que parte com favoritismo, já que é a segunda no ranking mundial em ODI (One Day International), quase dois mil pontos à frente dos paquistaneses que ocupam o quinto posto, e tem Virat Kohli numa forma impressionante, com o primeiro posto como batedor tanto em ODI como em Test. E se o Paquistão até está representado por Babar Razam no segundo posto em ODI, a Índia tem mais três entre os dez melhores batedores, Rohit Sharma (quarto em ODI), Shikar Dhawan (nono em ODI) e Cheteshwar Pujara (sexto em Test). Em T20, a modalidade rápida, ambas têm dois representantes entre os dez batedores melhor rankeados.

O calendário completo do Mundial 2019
Fonte: ICC

Quanto ao resto do torneio, é sempre arriscado fazer previsões a tanto tempo de distância, mas não há dúvidas de que os homens da casa partem como uns dos grandes favoritos, liderando até o Ranking ODI neste momento e tendo recentemente ganho por esclarecedores 4-1 um jogo de Test frente à Índia. Por isso, é natural que em Inglaterra só se pense em levantar o troféu. A 14 de julho, em Lord’s, saberemos quem sucede à Austrália.

Foto de Capa: ICC

José Baptista

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.