📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tony Ferguson – Está destinado ou à quinta é de vez?

- Advertisement -

Com a vitória frente a Donald Cerrone no UFC 238 Tony Ferguson praticamente garantiu uma chance pelo título de peso-leve. Escrevo praticamente porque no UFC nada é certo. Será que está destinado que Ferguson nunca vai ter a oportunidade de ser campeão linear? Ou será que à quinta é de vez?

Depois de ter vencido Rafael dos Anjos na Fight Night 98, Tony Ferguson garantiu uma luta de título a outubro de 2017. O combate era pelo cinturão interino porque o campeão linear, Conor McGregor, tinha acabado de perder contra Floyd Mayweather em agosto do mesmo ano.

Ferguson sagrou-se campeão interino ao vencer Kevin Lee no UFC 216 por submissão via triângulo. Com a indefinição se McGregor iria voltar a combater ou não, o UFC marcou uma luta entre Tony e Khabib Nurmagomedov pelo título linear no UFC 223.

Tony Ferguson com o cinturão interino de peso-leve
Fonte: UFC

Destino?

Na semana do UFC 223 Ferguson tropeçou nuns cabos de televisão e lesionou-se no joelho. Consequentemente o combate foi desmarcado. No mesmo evento Khabib acabou por se tornar campeão. Parecia que estava destinado que Ferguson não iria ter uma oportunidade de ser campeão linear: foram precisas 9 vitórias seguidas para Ferguson, finalmente, ter uma oportunidade pelo título e mesmo assim foi interino. Quando surge a oportunidade de lutar pelo título “a sério” lesiona-se de forma inusual.

Mas desistir não faz parte do dicionário de Ferguson. Regressou e venceu de forma brutal Anthony Pettis e Donald Cerrone, ambos por paragens dos médicos.

À quinta será de vez?

Khabib Nurmagomedov tem uma defesa de título marcada para setembro frente a Dustin Poirier. O russo e Ferguson têm uma história interessante: já tiveram lutas marcadas quatro vezes, mas nunca se enfrentaram.

A primeira foi no TUF 22 Finale em 2015. Nurmagomedov lesionou-se no joelho e o combate foi desmarcado. No UFC on Fox 18 em 2016 Ferguson não pôde combater devido a um problema nos pulmões. No UFC 209 em 2017 Khabib teve problemas no corte de peso e esteve mesmo hospitalizado. No UFC 223 a história já foi contada.

Ferguson é, provavelmente, o próximo candidato ao título de peso-leve. São 12 vitórias seguidas e performances espetaculares. Caso Khabib consiga defender o seu título em setembro pode ser que à quinta seja de vez e finalmente veremos estes dois a lutar.

Porquê finalmente?

Ferguson é provavelmente o pior match up para Khabib. O russo é muito forte a levar o combate para o chão e a estar por cima do adversário a atirar muitos golpes. É esse massacre a chave para o sucesso dele.

O interessante é que Tony é muito forte no jogo de chão. Tem um jiu-jitsu muito técnico e bem trabalhado, e é muito eficaz a combater com as costas no chão (posição da maioria dos adversários de Khabib).

Ferguson também é um striker diferente dos outros. Atira golpes pouco ortodoxos, de vários ângulos, e aguenta levar com muitas pancadas (recordo o combate com Lando Vannata).

Espero que possamos ver Khabib vs Ferguson de uma vez por todas. A nível de estilos é dos combates mais entusiasmantes a serem feitos. A história que estes dois atletas protagonizam pede um final violento. Feliz, mas violento.

Foto de Capa: UFC

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Neto antevê Portugal x Brasil: «Será um jogo de muito desgaste»

Francisco Neto falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a antever o Portugal x Brasil, jogo particular.

Gonçalo Inácio prioritário para o Barcelona: eis a situação (preocupante) dos catalães no centro da defesa

Gonçalo Inácio é um dos grandes alvos do Barcelona para as próximas janelas de transferências. O jogador representa o Sporting.

Atenção, Sporting: Athletic pondera saída de ponta de lança

O Athletic vai enfrentar o Sporting para a Champions League. Urko Izeta pode não faz parte dessa ficha de jogo.

Resposta de ex-Benfica David Neres deu que falar após golo decisivo pelo Nápoles

David Neres marcou o golo decisivo do Nápoles na vitória frente à AS Roma. Houve momento caricato no final do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi quer avançado da Bundesliga no Inter Miami

Timo Werner, avançado do RB Leipzig, está sem protagonismo na equipa e considera mudança para a MLS, a pedido do craque argentino.

Tempestade de críticas no Barcelona: Ronald Araújo pede tempo para se focar na saúde mental

Ronald Araújo pediu um tempo ao Barcelona para se focar na saúde mental. Defesa-central tem sido alvo de muitas críticas.

Gianluca Prestianni toma decisão em relação ao seu futuro no Benfica

Gianluca Prestianni quer ficar no Benfica até ao final da temporada, fechando a porta a uma saída no mercado de inverno.