Tony Ferguson – Está destinado ou à quinta é de vez?

- Advertisement -

Com a vitória frente a Donald Cerrone no UFC 238 Tony Ferguson praticamente garantiu uma chance pelo título de peso-leve. Escrevo praticamente porque no UFC nada é certo. Será que está destinado que Ferguson nunca vai ter a oportunidade de ser campeão linear? Ou será que à quinta é de vez?

Depois de ter vencido Rafael dos Anjos na Fight Night 98, Tony Ferguson garantiu uma luta de título a outubro de 2017. O combate era pelo cinturão interino porque o campeão linear, Conor McGregor, tinha acabado de perder contra Floyd Mayweather em agosto do mesmo ano.

Ferguson sagrou-se campeão interino ao vencer Kevin Lee no UFC 216 por submissão via triângulo. Com a indefinição se McGregor iria voltar a combater ou não, o UFC marcou uma luta entre Tony e Khabib Nurmagomedov pelo título linear no UFC 223.

Tony Ferguson com o cinturão interino de peso-leve
Fonte: UFC

Destino?

Na semana do UFC 223 Ferguson tropeçou nuns cabos de televisão e lesionou-se no joelho. Consequentemente o combate foi desmarcado. No mesmo evento Khabib acabou por se tornar campeão. Parecia que estava destinado que Ferguson não iria ter uma oportunidade de ser campeão linear: foram precisas 9 vitórias seguidas para Ferguson, finalmente, ter uma oportunidade pelo título e mesmo assim foi interino. Quando surge a oportunidade de lutar pelo título “a sério” lesiona-se de forma inusual.

Mas desistir não faz parte do dicionário de Ferguson. Regressou e venceu de forma brutal Anthony Pettis e Donald Cerrone, ambos por paragens dos médicos.

À quinta será de vez?

Khabib Nurmagomedov tem uma defesa de título marcada para setembro frente a Dustin Poirier. O russo e Ferguson têm uma história interessante: já tiveram lutas marcadas quatro vezes, mas nunca se enfrentaram.

A primeira foi no TUF 22 Finale em 2015. Nurmagomedov lesionou-se no joelho e o combate foi desmarcado. No UFC on Fox 18 em 2016 Ferguson não pôde combater devido a um problema nos pulmões. No UFC 209 em 2017 Khabib teve problemas no corte de peso e esteve mesmo hospitalizado. No UFC 223 a história já foi contada.

Ferguson é, provavelmente, o próximo candidato ao título de peso-leve. São 12 vitórias seguidas e performances espetaculares. Caso Khabib consiga defender o seu título em setembro pode ser que à quinta seja de vez e finalmente veremos estes dois a lutar.

Porquê finalmente?

Ferguson é provavelmente o pior match up para Khabib. O russo é muito forte a levar o combate para o chão e a estar por cima do adversário a atirar muitos golpes. É esse massacre a chave para o sucesso dele.

O interessante é que Tony é muito forte no jogo de chão. Tem um jiu-jitsu muito técnico e bem trabalhado, e é muito eficaz a combater com as costas no chão (posição da maioria dos adversários de Khabib).

Ferguson também é um striker diferente dos outros. Atira golpes pouco ortodoxos, de vários ângulos, e aguenta levar com muitas pancadas (recordo o combate com Lando Vannata).

Espero que possamos ver Khabib vs Ferguson de uma vez por todas. A nível de estilos é dos combates mais entusiasmantes a serem feitos. A história que estes dois atletas protagonizam pede um final violento. Feliz, mas violento.

Foto de Capa: UFC

Eduardo Pedrosa Costa
Eduardo Pedrosa Costahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança que os desportos de combate o fascinam. Antigo praticante de boxe, é fã de UFC, Conor McGregor e Mike Tyson. É estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona do Porto, e é na análise desportiva que se revê.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antevisão GP Japão: Jorge Martín voa na qualificação e deixa Marc Márquez à espreita

Jorge Martín alcançou o primeiro lugar na qualificação, seguido de Marc Márquez e Pedro Acosta, que completou os três primeiros lugares.

Colômbia de Richard Ríos e Luis Suárez derrotada pelo Paraguai

A Colômbia perdeu com o Paraguai por 1-0 num jogo particular. Richard Ríos e Luis Suárez foram titulares.

Brasileirão: Santos vence na casa do São Paulo com bis de ex-Benfica

O Santos venceu na casa do São Paulo por 2-1 para a jornada 21 do Brasileirão. Gabigol marcou os dois golos do triunfo.

Fredrik Aursnes assume culpa após derrota da Noruega: «A este nível és punido»

Um passe errado de Fredrik Aursnes resultou no primeiro golo de País de Gales na vitória sobre a Noruega por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Georgiy Sudakov sai lesionado e selecionador da Ucrânia lamenta: «Condicionou as nossas substituições»

Georgiy Sudakov deixou o relvado do Ucrânia x Irlanda do Norte em lágrimas, depois de uma entrada dura de Brodie Spencer aos 64 minutos,

Benfica cada vez mais perto de garantir renovação de Vangelis Pavlidis

Vangelis Pavlidis está em negociações avançadas com o Benfica para a renovação de contrato, por mais duas temporadas.

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.