UFC 220: Ganham os favoritos?

Cabeçalho modalidadesBoston, 20 de Janeiro. UFC 220 é sem dúvida alguma o primeiro grande evento de 2018. Em jogo estarão mais do que dois títulos, arrisco-me a dizer que estará também em jogo o futuro das divisões Heavyweight e Light Heavyweight, ainda que por razões diferentes.

Vejamos:

Daniel Cormier (DC): Sim, aquele que Jon Jones tem o dom de fazer chorar – está com 38 anos de idade. O campeão em título da divisão de Light Heavyweight já deixou em aberto a possibilidade de se retirar este ano, podendo Volkan ser o seu último adversário da carreira. Volkan Oezdemir, tem sangue novo e deverá abraçar a nobre e inprovável missão de agitar as águas nesta divisão. O suíço tem apenas três combates na UFC, estando o seu currículo marcado por uma vitória sobre Ovince St. Preux.

Com a suspensão de Jones, a lesão de Gustafsson e com um Antony Johnson longe de cativar (Cormier derrotou-o por duas vezes), Cormier não vê muita concorrência nos seus últimos momentos enquanto atleta profissional de MMA. O wrestler trintão de São José tem a sua carreira pós UFC já bem delineada. Além de ser comentador da empresa promotora de combates, DC está também envolvido num podcast Talk & Talker e tem também investimentos na área da restauração. É o próprio Cormier quem reconhece que estes projetos acabam por lhe retirar algum tempo e foco para o trabalho árduo no octógono. Oezdemir deverá querer fechar o capítulo DC com uma vitória, abalando a divisão e abrindo caminho ao surgimento de novas figuras. O favoritismo está todo do lado de Cormier, e ambos deverão sabê-lo.

Ngannou, superpoder, super-confiante

Fonte: UFC.com
Fonte: UFC.com

Apesar da notoriedade de DC, as atenções estarão sobretudo depositadas no combate entre Stipe Miocic e Francis Ngannou. Apesar de ser o campeão em título, Miocic parte como underdog. Este cenário é consequência das vitórias contundentes de Ngannou, particularmente a vitória sobre Overeem. Há quem não tenha dúvidas de que Stipe não terá forma de contrariar o tremendo poder do camaronês. Em termos estratégicos, Miocic deverá socorrer-se do seu sólido percurso enquanto wrestler para trazer o combate para o chão. Os combates de Ngannou não permitiram aferir as suas competências neste capítulo, pelo que o atual campeão da divisão de Heavyweight deverá querer explorar as eventuais falhas do candidato ao título, evitando assim uma troca de golpes que se antevê pouco promissora para Stipe, em virtude da enorme potência de golpes do camaronês (basta recordar o que aconteceu a Alistar Overeem)

Boston, 20 de Janeiro poderá marcar um ponto de viragem nas divisões de maior peso (literalmente) da UFC. Ngannou será mesmo aquela força da natureza indomável? E Cormier só vacila perante Jones?

Cá estarei para analisar estes dois combates, bem como as possíveis consequências dos seus desfechos.

 

Foto de Capa: Monster Energy

 

João Pedro Chitas
João Pedro Chitashttp://www.bolanarede.pt
Amante, praticante e obcecado por Artes-Marciais. Acredita que a UFC foi a melhor coisa que aconteceu no desporto depois do ouro de Carlos Lopes.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Handel não está na ficha de jogo do Vitória SC x Arouca e saída está cada vez mais iminente

O Vitória SC defronta o Arouca na quarta jornada da Primeira Liga. Tomás Handel não está convocado para o jogo e saída está cada vez mais próxima, com o CSKA Moscovo interessado.

Braga falha acesso à Champions League Feminina no derradeiro jogo diante do Brann e vai jogar a Europa Cup

O Braga esteve muito próximo, mas não conseguiu o acesso à Champios League Feminina. Arsenalistas vão disputar a Europa Cup, no segundo escalão do futebol feminino.

Jovem médio recusa Al Ittihad e efeito borboleta pode aproximar Rodrigo Mora da Arábia Saudita

O Al Ittihad continua a procurar um novo jogador. Hugo Larsson recusou mudança para a Arábia Saudita e Rodrigo Mora continua na lista do clube do Médio Oriente.

Atlético Madrid empata em casa do Alavés e continua sem vencer na nova temporada

O Atlético Madrid continua sem qualquer vitória na nova temporada. Na terceira jornada da Liga, empate por 1-1 em casa do Alavés. O clube é 14.º.

PUB

Mais Artigos Populares

CD Nacional conquista a primeira vitória da época no terreno do Casa Pia

O CD Nacional conquistou a primeira vitória nesta época em casa do Casa Pia depois de três jogos sem vencer, Triunfo por 2-0 na quarta jornada.

José Mourinho está em Portugal depois da saída do Fenerbahçe: «Vou para casa ver o Sporting x FC Porto e jantar com a família»

José Mourinho chegou a Portugal este sábado. No aeroporto, o treinador português deixou algumas palavras aos jornalistas, numa altura em que está sem clube.

Jogador do Chelsea já estava na Alemanha para assinar com o Bayern Munique e transferência foi abortada à última hora

Nicolas Jackson já não vai rumar ao Bayern Munique. Avançado estava na Alemanha, mas Chelsea travou negócio à última hora devido à lesão de Liam Delap.