Biatlo a caminho da normalidade

- Advertisement -

No início deste ano, o Biatlo foi abalado por um escândalo de grandes proporções: uma investigação policial descobriu que o Presidente da Internation Biathlon Uninon (IBU), Anders Besseberg, e a sua Secretária-Geral tinham recebido subornos russos (num valor a rondar os 300.000 dólares) para abafar casos de doping, revelando um caso de corrupção ao mais alto nível na instituição que gere o desporto.

Tendo em conta os problemas recentes com a Rússia que os Relatórios McLaren expuseram, o Comité Olímpico Internacional (IOC) não deixou passar em branco o tema e suspendeu todos os pagamentos à IBU até serem cumpridos os requisitos de salubridade moral exigidos. A IBU também reagiu prontamente, demitindo os dois executivos em questão, criando um código de ética e marcando novas eleições.

Olle Dahlin (esq.) tem a tarefa de reconquistar a credibilidade do biatlo
Fonte: IBU

Em setembro, uma nova direção foi eleita, tendo o sueco Olle Dahlin assumido a presidência, derrotando uma candidata letã mais próxima da Rússia. Com este resultado, manteve-se a linha de resposta aos casos de doping russos, com a Federação deste país a manter-se suspensa da IBU. O novo Presidente já esclareceu que esta situação só se alterará se a Rússia cumprir um elenco de critérios de transparência e ética que serão discutidos numa visita a Moscovo a decorrer brevemente.

Entretanto, a credibilidade da organização começa a ser reconstruída e, após uma recente reunião de trabalho entre os Presidentes da IBU e do IOC, esta última decidiu levantar as sanções que tinha interposto, citando as melhorias nas áreas da ética e do combate anti-doping.

Resta esperar pelos próximos desenvolvimentos, mas as indicações são boas e de que, não tarda, o Biatlo poderá voltar a focar-se no que mais interessa, o desporto.

Foto de Capa: IBU

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Há boas notícias em relação a Rafael Leão em vésperas do Nápoles x AC Milan

Rafael Leão está a recuperar de um problema físico que o afastou do último estágio da Seleção Nacional. «Está bem», afirma Massimiliano Allegri.

Bayern Munique vence Friburgo com grande reviravolta aos 90+9′: eis os primeiros resultados do dia da Bundesliga

O Bayern Munique venceu fora o Friburgo por 3-2 na jornada 28 da Bundesliga. Reviravolta aconteceu nos últimos minutos, com dois golos nos descontos.

Onde ver o Casa Pia x Benfica, jogo que encerra a jornada 28 da Primeira Liga?

O Casa Pia x Benfica acontece esta segunda-feira para a jornada 28 da Primeira Liga. Jogo será transmitido na Sport TV 1.

Seleção A Feminina: Portugal goleia México em Futebol de Praia

Portugal goleou o México por 6-0 no segundo jogo da El Salvador Cup. Vê quem marcou os golos da Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot analisa Manchester City x Liverpool e ainda afirma: «A única coisa positiva foi não termos sofrido mais golos»

Arne Slot analisou o desfecho do Manchester City x Liverpool. Técnico neerlandês abordou ainda o penálti falhado de Mohamed Salah.

Dominik Szoboszlai critica exibição do Liverpool: «Faltou-nos espírito de luta e mentalidade»

Dominik Szoboszlai fez uma crítica à exibição do Liverpool frente ao Manchester City. Reds foram goleados por 4-0 na Taça de Inglaterra.

Erling Haaland reage ao hat-trick contra o Liverpool: «Foi o momento certo»

Erling Haaland fez hat-trick na goleada do Manchester City frente ao Liverpool. Avançado norueguês reagiu no final do encontro.