Biatlo a caminho da normalidade

- Advertisement -

No início deste ano, o Biatlo foi abalado por um escândalo de grandes proporções: uma investigação policial descobriu que o Presidente da Internation Biathlon Uninon (IBU), Anders Besseberg, e a sua Secretária-Geral tinham recebido subornos russos (num valor a rondar os 300.000 dólares) para abafar casos de doping, revelando um caso de corrupção ao mais alto nível na instituição que gere o desporto.

Tendo em conta os problemas recentes com a Rússia que os Relatórios McLaren expuseram, o Comité Olímpico Internacional (IOC) não deixou passar em branco o tema e suspendeu todos os pagamentos à IBU até serem cumpridos os requisitos de salubridade moral exigidos. A IBU também reagiu prontamente, demitindo os dois executivos em questão, criando um código de ética e marcando novas eleições.

Olle Dahlin (esq.) tem a tarefa de reconquistar a credibilidade do biatlo
Fonte: IBU

Em setembro, uma nova direção foi eleita, tendo o sueco Olle Dahlin assumido a presidência, derrotando uma candidata letã mais próxima da Rússia. Com este resultado, manteve-se a linha de resposta aos casos de doping russos, com a Federação deste país a manter-se suspensa da IBU. O novo Presidente já esclareceu que esta situação só se alterará se a Rússia cumprir um elenco de critérios de transparência e ética que serão discutidos numa visita a Moscovo a decorrer brevemente.

Entretanto, a credibilidade da organização começa a ser reconstruída e, após uma recente reunião de trabalho entre os Presidentes da IBU e do IOC, esta última decidiu levantar as sanções que tinha interposto, citando as melhorias nas áreas da ética e do combate anti-doping.

Resta esperar pelos próximos desenvolvimentos, mas as indicações são boas e de que, não tarda, o Biatlo poderá voltar a focar-se no que mais interessa, o desporto.

Foto de Capa: IBU

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.