Forças equiparadas em início de temporada | Saltos de Esqui

O início da competição no sábado seria marcado pelas voláteis condições de vento e pelas temperaturas que teriam de ser enfrentadas pelos saltadores, com estas a cifrarem-se nos 3 graus negativos. A primeira ronda, que contaria com a desqualificação do adolescente caseiro de apenas 18 anos, Danil Sadreev, por irregularidades com o tamanho do fato, seria vencida por Granerud, que voou 133m.

A vice-liderança ia sendo pertença de Karl Geiger, com o mesmo a saltar 134.5m, mas a ser penalizado pelas condições das quais dispusera. A fechar o pódio, por estes momentos ia estando o samurai Ryoyu Kubayashi, com um registo na casa dos 129m.

Ainda na luta por medalhas, pareciam estar o recordista do trampolim Robert Johansson, fazendo 131.5m, e o austríaco Daniel Huber, que averbara menos meio metro face ao bigode viking. Aquém do esperado no seu primeiro salto estavam Marius Lindvik e o super campeão Kamil Stoch, respetivamente 18º e 20º posicionados.

Quem não garantiria marca suficiente para progredir para a segunda ronda seriam o polaco Piotr Zyla e o campeão olímpico em trampolim normal, o germânico Andreas Wellinger, que assim ficariam a zeros na primeira prova da nova temporada. Realce-se ainda que a diferença entre os dois primeiros da tabela era apenas de quatro décimas de ponto.

Com a noite a cair em solo soviético, mas com o vento a perder alguma da intensidade, foi com o  portão seis a manter-se que a segunda ronda se pautaria e, regra geral, por registos bem inferiores aos que se assistiu na ronda inaugural.

A exceção seria Kamil Stoch que, após assinalar um primeiro salto de 117m, forçaria a nota assinalando 125m no segundo. Tal marca valeu-lhe uma ascensão de 15 posições, acabando no quinto posto. O japonês Naoki Nakamura, muito consistente ao longo de ambos os saltos, rubricaria o melhor resultado da carreira, quedando-se pelo quarto lugar. Inesperadamente, e contrariando todas as previsões, Granerud falharia em toda a escala, registando uma segunda marca de apenas 115m, perdendo toda a vantagem que trazia, acabando no bronze.

Em segundo, finalizaria o mais novo do clã Kobayashi, Ryoyu, que, apontando 131m no segundo registo, lançava uma feroz  candidatura à reconquista de um troféu, já por ele levantado em 2019.

Quem venceria, e por esse motivo envergaria o dorsal vermelho de líder à entrada da segunda etapa do campeonato, seria Karl Geiger, que assinava um segundo voo de 133m. Marcus Eisenbichler, apenas sexto, prometia ser mais um a “saltar” para o rol de nomes fortemente capazes de afrontar Granerud.

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage: «Fomos justos vencedores e melhores»

Bruno Lage analisou a vitória do Benfica na Supertaça. Águias venceram o Sporting por 1-0 no Estádio do Algarve.

Ténis: Nuno Borges eliminado nos oitavos de final do Masters de Toronto

Nuno Borges perdeu esta noite com o norueguês Casper Ruud por 7-5 e 6-4. Tenista português eliminado do Masters de Toronto.

Pedro Proença dá os parabéns ao Benfica pela conquista da Supertaça

O Benfica venceu o Sporting por 1-0 e conquistou a Supertaça de Portugal. Pedro Proença, presidente da FPF, deixa mensagem.

O que Bruno Lage disse após a conquista do Benfica na Supertaça? «Fomos os justos vencedores»

Bruno Lage analisou a Supertaça, encontro que abriu 2025/26. Sporting e Benfica defrontaram-se no Estádio do Algarve.

PUB

Mais Artigos Populares

Enzo Barrenechea após conquista do Benfica: «Estou muito orgulhoso de estar aqui»

Enzo Barrenechea analisou a Supertaça, encontro que abriu 2025/26. Sporting e Benfica defrontaram-se no Estádio do Algarve.

João Palhinha vai mesmo reforçar o Tottenham: Eis o valor da opção de compra

João Palhinha vai ser emprestado pelo Bayern Munique ao Tottenham. Negócio com opção de compra de 30 milhões de euros.

Pavlidis já olha para duelo com o Nice: «O Benfica tem de ir à Champions League»

O Benfica conquistou esta noite a Supertaça diante do Sporting. Vangelis Pavlidis já reagiu à vitória das águias.