Acabou. Já não veremos mais o melhor de sempre do Biatlo em competição. A 14 de março de 2020 chegou ao fim a carreira do francês com mais ouros olímpicos, Martin Fourcade.

Sete medalhas olímpicas (cinco de ouro), 28 medalhas em Mundiais (13 de ouro), sete Taças do Mundo Gerais, 26 Taças do Mundo de disciplina, 98 etapas da Taça do Mundo. Os números falam por si e esclarecem o porquê de Martin Fourcade ter ascendido ao Olimpo como um dos grandes da história do Desporto.

De origens modestas, Martin fez um percurso de subida na vida a pulso não incomum a muitos outros atletas de alta competião e, seguindo as pisadas do seu menos talentoso irmão Simon, dedicou-se ao Biatlo e não fez por menos, estabelecendo-se como o maior da história da modalidade.

Foram recordes atrás de recordes, exibições brilhantes atrás de exibições brilhantes, toda uma geração de competidores ofuscada pelo brilho de um só homem.

Condecorado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, após as Olímpiadas de 2018
Fonte: Équipe de France de Biathlon

Lesões e a afirmação de Johannes Thingnes Bo como o novo patrão da modalidade impuseram um par de anos final sem tantos sucessos, mas, ainda assim, demonstrador do caracter e qualidade do francês.

Perder a Geral da sua última Taça do Mundo por meros dois pontos pode parecer uma cruel derrota, mas é na verdade uma prova vital do que Fourcade teve para nos oferecer, de tal forma que, mesmo contra um adversário melhor sobre os skis, aproveitou as abertas que lhe surgiram para o levar ao limite na luta pelo título.

No final de tão ilustre carreira, faltam as palavras para dizer mais. Sobre a sua carreira, Martin diz que “Foi como sonhar acordado. Foi um sonho partilhado e nós tivemos o privilégio de assistir. Por isso, lhe agradecemos.

Foto de Capa: Équipe de France de Biathlon

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Federico Bernardeschi volta a Itália e assina a custo zero pelo Bolonha

Federico Bernardeschi já foi oficializado como novo jogador do Bolonha. Extremo italiano estava sem clube no mercado.

Não a tudo: Rashford recusa todas as propostas para rumar ao Barcelona

Marcus Rashford vai trocar o Manchester United pelo Barcelona na próxima época. Avançado recusou tudo o resto.

Atlético Madrid já fez proposta ao Chelsea por Renato Veiga: Eis os valores

O Atlético Madrid quer contratar Renato Veiga ao Chelsea neste mercado de verão. 35 milhões de euros em cima da mesa dos Blues.

Bastien Meupiyou emprestado pelo Wolverhampton ao Alverca

O Alverca oficializou mais um reforço para a nova temporada. Bastien Meupiyou chega a Portugal por empréstimo do Wolverhampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique disposto a pagar 150 milhões de euros por 2 reforços

O Bayern Munique quer fechar uma dupla contratação de peso. Bávaros querem contratar Luis Díaz e Nick Woltemade.

Como 1907 contrata jogador do Real Madrid por 2,5 milhões de euros

Jacobo Ramón vai mudar-se para Espanha e reforçar o Como 1907. Central espanhol aumenta colónia da Roja nos italianos.

Arsenal tinha prometido algo especial para esta segunda-feira e já o anunciou

O Arsenal anunciou o design do segundo equipamento. Anúncio nas redes sociais havia causado expectativa entre os adeptos.