Quer mesmo colocar o Pavilhão aí?

- Advertisement -

A construção do pavilhão de Gelo em Portugal foi um dos assuntos dos dias recentes, depois do Secretário de Estado do Desporto ter semi-prometido a construção deste para algures nos próximos quatro anos, na zona de Lisboa, o que causou polémica quanto a dois pontos: o financiamento e a localização.

O primeiro – e mais ideológico – prendeu-se com o facto do Secretário de Estado ter avançado que poderia haver contributo de fundos estatais. No entanto, ficou algo sanado com o esclarecimento da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) de que o atual plano está traçado para o pavilhão ser construído sem recurso a estes. Será um investimento elevado e difícil, mas a FDIP é provavelmente a mais bem gerida Federação Desportiva do nosso país e, por isso, não é impossível que venha mesmo a avançar nesses moldes.

Já a questão da localização, apesar de se colocar também politicamente quanto ao centralismo lisboeta, pode (e deve) ser analisada de uma perspetiva desportiva e, nesse campo, não me parece que a zona da capital seja a mais adequada para esta valência.

Devemos destacar que existem três grandes vantagens para esta localização:

  1. A atual seleção nacional de Hóquei no Gelo, que seria a primordial utilizadora do campo aos dias de hoje, é composta maioritariamente por atletas de Lisboa, que assim teriam o seu trabalho facilitado;
  2. Há uma maior proximidade com os meios de comunicação social e com o poder político, o que permitiria ajudar à divulgação e desenvolvimento dos Desportos de Inverno;
  3. Conhecendo a gestão da FDIP, é fácil pensar que o pavilhão poderá também ser usado para fins comerciais, com alugueres temporais deste que serviriam para cobrir custos de manutenção e até dar lucro à Federação para as suas outras atividades e, nesse campo, não há dúvida que é em Lisboa que há maior procura e maior poder de compra para dar lucro.
O segundo lugar na Development Cup 2018 foi o momento alto da seleção nacional de Hóquei no Gelo
Fonte: Portugal Ice Hockey

No entanto, estes não chegam para que se tome a decisão de fazer um investimento de tal ordem. A longo prazo, considero que seria benéfico que estes fossem colocados num local menos centralizado, onde se pudesse criar um cluster de trabalho para os desportos no gelo.

Adicionalmente, ser em Lisboa pode ter o efeito inverso, já que a região está já saturada de espaços, equipas e associações, e a possibilidade de usar o novo pavilhão para realizar eventos internacionais ou receber estágios será mais reduzida dado os mais elevados custos necessários na capital.

Por isso, penso que seria uma melhor escolha fazê-lo noutra zona do país, imitando os casos de sucesso como o Velódromo da Anadia, o Centro de Alto Rendimento de Melgaço ou o trabalho do Hóquei em Campo em Lousada.

Foto de Capa: PeyongChang 2018

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

RB Salzburgo x Pafos de Ricardo Sá Pinto da Europa League interrompido aos 16 minutos: eis o motivo

O RB Salzburgo x Pafos da Europa League foi suspenso. Chuva intensa levou o árbitro a interromper a partida aos 16 minutos.

Fim da novela: Vinícius Júnior renova com o Real Madrid até 2032 e vai mesmo ser treinado por José Mourinho

O Real Madrid oficializou a renovação de contrato de Vinícius Júnior. Extremo brasileiro entrava no último ano de vínculo.

Newcastle junta Richard Ríos a médio do FC Porto na lista de alvos para o meio-campo

O Newcastle quer encontrar um substituto para Bruno Guimarães. Richard Ríos, médio do Benfica, está na lista dos magpies.

A grande surpresa do Benfica para o jogo frente ao Hearts

O Benfica vai enfrentar o Hearts a partir das 20 horas desta quinta-feira, num encontro realizado no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva não inventa: o substituto de António Silva no onze do Benfica

O Benfica realiza o primeiro jogo da temporada sem poder contar com António Silva, que foi vendido ao Bournemouth.

Francesco Farioli olha de perto para reforço do FC Porto B

Esta quarta-feira, Francesco Farioli olhou de perto para Mame Niang, reforço do FC Porto B. Jovens chamados ao treino da equipa principal.

Gianluca Prestianni oficialmente de volta: o estatuto do argentino na ficha de jogo do Benfica x Hearts

Gianluca Prestianni voltou a ser convocado pelo Benfica para uma partida relativa a competições europeias, depois de cumprir o castigo da UEFA.