Quer mesmo colocar o Pavilhão aí?

- Advertisement -

A construção do pavilhão de Gelo em Portugal foi um dos assuntos dos dias recentes, depois do Secretário de Estado do Desporto ter semi-prometido a construção deste para algures nos próximos quatro anos, na zona de Lisboa, o que causou polémica quanto a dois pontos: o financiamento e a localização.

O primeiro – e mais ideológico – prendeu-se com o facto do Secretário de Estado ter avançado que poderia haver contributo de fundos estatais. No entanto, ficou algo sanado com o esclarecimento da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) de que o atual plano está traçado para o pavilhão ser construído sem recurso a estes. Será um investimento elevado e difícil, mas a FDIP é provavelmente a mais bem gerida Federação Desportiva do nosso país e, por isso, não é impossível que venha mesmo a avançar nesses moldes.

Já a questão da localização, apesar de se colocar também politicamente quanto ao centralismo lisboeta, pode (e deve) ser analisada de uma perspetiva desportiva e, nesse campo, não me parece que a zona da capital seja a mais adequada para esta valência.

Devemos destacar que existem três grandes vantagens para esta localização:

  1. A atual seleção nacional de Hóquei no Gelo, que seria a primordial utilizadora do campo aos dias de hoje, é composta maioritariamente por atletas de Lisboa, que assim teriam o seu trabalho facilitado;
  2. Há uma maior proximidade com os meios de comunicação social e com o poder político, o que permitiria ajudar à divulgação e desenvolvimento dos Desportos de Inverno;
  3. Conhecendo a gestão da FDIP, é fácil pensar que o pavilhão poderá também ser usado para fins comerciais, com alugueres temporais deste que serviriam para cobrir custos de manutenção e até dar lucro à Federação para as suas outras atividades e, nesse campo, não há dúvida que é em Lisboa que há maior procura e maior poder de compra para dar lucro.
O segundo lugar na Development Cup 2018 foi o momento alto da seleção nacional de Hóquei no Gelo
Fonte: Portugal Ice Hockey

No entanto, estes não chegam para que se tome a decisão de fazer um investimento de tal ordem. A longo prazo, considero que seria benéfico que estes fossem colocados num local menos centralizado, onde se pudesse criar um cluster de trabalho para os desportos no gelo.

Adicionalmente, ser em Lisboa pode ter o efeito inverso, já que a região está já saturada de espaços, equipas e associações, e a possibilidade de usar o novo pavilhão para realizar eventos internacionais ou receber estágios será mais reduzida dado os mais elevados custos necessários na capital.

Por isso, penso que seria uma melhor escolha fazê-lo noutra zona do país, imitando os casos de sucesso como o Velódromo da Anadia, o Centro de Alto Rendimento de Melgaço ou o trabalho do Hóquei em Campo em Lousada.

Foto de Capa: PeyongChang 2018

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Mudança de planos: Rafa mantém-se no FC Porto e já não vai para o Benfica

Rafa prepara-se para se manter ao serviço do FC Porto. O jogador estava a ser fortemente associado ao Benfica.

Oskar Pietuszewski ainda não treinou pelo FC Porto: eis a razão

Oskar Pietuszewski ainda não realizou qualquer treino pelo FC Porto. Em causa estão questões burocráticas importantes.

Vitória SC confirma a contratação de Ejike Opara

O Vitória SC anunciou durante esta quinta-feira a contratação de Ejike Opara, avançado que pertencia aos quadros do Novi Pazar.

Jesse Lingard pode regressar a Inglaterra pela porta de uma das equipas da moda

Jesse Lingard terminou o seu percurso ao serviço do Seoul e o seu futuro pode passar pelo Championship.

PUB

Mais Artigos Populares

Souleymane Faye no Sporting: eis o tempo contratual e a cláusula de rescisão

Souleymane Faye prepara-se para trocar o Granada pelo Sporting. A mudança do extremo para Portugal vai ser em definitivo.

Ruben Amorim viu desejo negado: Manchester United não contratou o guarda-redes que o luso queria

Ruben Amorim queria que o Manchester United contratasse Emiliano Martínez para a baliza, mas Senne Lammens acabou por ser o eleito.

Gabriel Costa vai deixar o Feirense e rumar a emblema galego

Gabriel Costa deve ser confirmado nas próximas horas como reforço do Lugo. O jogador abandona assim o Feirense.