24h Le Mans 2024: As emoções de Le Mans

modalidades cabeçalho

Pelo segundo ano consecutivo desde a sua chegada, a Scuderia Ferrari venceu as 24h de Le Mans, provando que no ano passado não foi uma questão de sorte. Desta vez, foi o carro #50 a ter o prazer de passar a linha de meta à frente de todos os outros. Atrás de si terminou o Toyota #7 e no pódio o carro-irmão do vencedor, o #51.

Na classe de LMP2, que vieram só participar nesta corrida, terminou em primeiro o United Autosport #22. No segundo lugar acabou o Inter Europol #34 e a fechar o pódio o IDEC #28, que tiveram uma luta fantástica pelo segundo lugar.

Nos GT3, foi o Porsche #91 da Manthey Ema que chegou em primeiro lugar. No segundo, terminou o único sobrevivente dos BMW, o #34 da Team WRT e, para finalizar, o Ford #88 terminou na terceira posição.

Com as 24h terminadas, só nos resta relembrar os momentos mais importantes da corrida, por categoria.

Hypercar

VENCEDORES

Scuderia Ferrari – Os vencedores destas 24h de corrida. Com muitas penalizações, problemas mecânicos e falta de combustível do #50 para o final da corrida, muita chuva e horas mortas durante a noite, foi uma verdadeira montanha-russa para a equipa italiana para a vitória. Conseguiram terminar num 1-3 e escreveram história novamente. Pelo segundo ano consecutivo, conquistam o degrau mais alto do pódio. Vamos aqui incluir o #83 que, apesar de AF Corse, merece ser mencionado por ter liderado a corrida e ter feito frente aos seus carros-irmão.

Iron Lynx (Lamborghini) – Foi a estreia oficial da Lamborghini (e outros) nas 24h de Le Mans e a marca italiana andou bastante bem para a primeira vez com a Iron Lynx. Apesar de terem tido um susto com o #63 de Danill Kvyat durante a noite ou mesmo o #19 a deixar entrar água para cima do Romain Grosjean, ambos os carros terminaram a corrida, com o mesmo #63 a terminar na décima posição. Uma forma positiva de terminar esta longa corrida.

Isotta Fraschini – Outra equipa que se estreou nesta emblemática corrida e que a conseguiu terminar, mesmo que seja fora dos pontos. Mesmo com nove voltas atrás do líder, a informação que recolhem desta corrida poderá fazer a diferença no futuro. Ainda assim, ficou à frente de grandes equipas de quem se esperava mais nesta corrida.

JOTA Sport – Terminaram dentro do TOP10 depois do carro #12 nem sequer estar preparado para correr até quinta-feira. E foi o melhor de ambos os JOTA, ao terminar na oitava posição. Uma corrida em que passaram despercebidos e foram ganhando lugares com o azar dos outros.

PERDEDORES

BMW – Não foi bom de nenhuma forma para ambos os hipercarros da BMW. Logo de início, o #20 rodou, mas manteve-se em pista. Mais tarde, foi o #15 a sofrer de um toque do AF Corse #83 e que o tirou da corrida. A também estreia não correu nada, nada bem para a equipa alemã.

Alpine – Nem com a presença dos pilotos de F1 a equipa francesa teve um bom desempenho/corrida. Ambos os carros foram retirados, um devido a problemas no motor dentro de pista e o outro por problemas, também relacionados ao motor, já dentro da box. Certamente não foi a corrida que esperavam.

Porsche – Apesar da pole e do bom ritmo que traziam, a Porsche envolveu-se em alguns problemas com os seus vários carros, terminando mesmo fora do pódio. O #4 acabou mesmo por bater logo no início da manhã de domingo, sendo uma baixa importante para a equipa depois de já ter sido penalizado antes por rodar o #85.

Cadillac – O sonho de liderar Le Mans e poder vencer foi desaparecendo ao longo das horas. Com a saída do #3 e o 15º lugar do #311, foi o #2 que ficou para salvar o resultado da equipa americana na sétima posição. Tivemos batida do #311 e o #3 acabou por ter problemas que o levaram a retirar.

LMP2

VENCEDORES

United Autosport #22 – Acredito que ninguém esperava que fosse o carro #22 a vencer à classe depois de ter ganho a liderança tarde na corrida. A verdade é que subiu ao degrau mais alto do pódio, com uma larga vantagem.

IDEC Sport #28 – Terminou uma posição abaixo de onde começou 24h antes, sendo ultrapassado pelo Inter Europol #34. Fica aqui o resultado positivo da equipa, que conseguiu dar luta a grandes nomes do LMP2.

PERDEDORES

Duqueine #30 – Já a noite ia a meio quando o carro #30 começou a deitar fumo por todo o lado, levando ao primeiro SC da corrida. Ficou parado perto de uma curva, por isso a intervenção necessária do SC.

Nielsen #24 – Estava a ser uma corrida bastante positiva para o carro #24, mas quando a noite chega, os erros mais amadores acontecem. Por motivo desconhecido até ao momento, o carro da Nielsen bateu no Ford #77 de tal forma que ambos acabaram fora da pista. No entanto, quando retirados para as garagens, o GT3 conseguiu voltar para a corrida, enquanto o LMP2 teve de se retirar oficialmente.

United #23 – O carro onde estava Filipe Albuquerque, o único português desta edição das 24h, não começou bem a corrida e nem ao TOP10 chegou ao longo do tempo. Perderam muito tempo com um problema no alternador e quando regressaram ainda tiveram um toque do #46 que os fez rodar. Depois, foi mesmo para chegar até ao fim com este carro. Pelo outro lado, sabiam que tinham ritmo para lutar pela vitória, tal como o carro irmão, que acabaria por vencer à categoria.

LMGT3

VENCEDORES

Manthey EMA #91 – Depois de ganhar em Spa, ganhou as emblemáticas 24h de Le Mans, e levam pontos preciosos para o campeonato de GT3. Mostraram que sabem o que estão a fazer e tornaram-se o verdadeiro rival para quem quiser lutar pelo título.

Proton Competition #77 – A verdadeira definição de não desistir. O Ford #77 esteve envolvido em dois casos que o deixaram para trás na corrida. Primeiro, com um problema na direção que teve de ser reparado durante algum tempo e, já durante a noite, o abalroamento por parte do LMP2 da Nielsen Racing, que também o puxou para dentro das boxs. Terminou a corrida com 54 voltas atrás do líder, mas acima de tudo, terminou.

Iron Dames – No primeiro ano como GT3, as senhoras conseguem um quinto lugar, depois de vários problemas ao longo da semana e de terem chegado a P2 na corrida. Com um novo carro, conseguiram dar luta necessária para se protegerem dos seus rivais logo atrás de si, mesmo depois de terem tido o seu carro empurrado pelo Porsche #4, que acabaria por ser penalizado por tal.

PERDEDORES

Vista AF Corse #54 – Foi o primeiro carro da corrida com problemas e acabou mesmo por bater forte no muro e ter de se retirar.Perdeu a traseira e não havia mais nada que pudesse fazer para recuperar da batida.

Team WRT #46 – As primeiras 24h de Le Mans em carros para Valentino Rossi terminaram mal. O carro #46 (emblemático número do campeão de MotoGP) bateu no muro de pneus e ficou parado na gravilha à espera que retirassem o carro daquela situação. Acabou por não terminar a corrida devido aos danos.

Heart Of Racing #27 – Já era manhã de domingo, quando o Aston Martin #27 capotou e assustou todos aqueles que estavam atrás de si. Felizmente, o piloto saiu sem ferimentos, enquanto o carro estava virado ao contrário.

Menção honrosa – 4h de Safety-Car – Com as novas regras de SC em pista para Le Mans, e com a chuva que caiu durante a noite, tivemos uma sessão de liderança da parte dos (modelo do sc). Para se ter uma noção do quão longa foi a espera pelo recomeço da corrida, os carros que lideram o pelotão ficaram sem combustível e tiveram de ser substituídos à vez. Isto só mesmo em Le Mans para acontecer.

A próxima corrida será dia 12 de julho, em São Paulo, no Brasil.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Marc-André ter Stegen não abdica de receber 42 milhões de euros

Marc-André ter Stegen recusou-se a rescindir o seu contrato com o Barcelona. O guarda-redes quer receber o salário na totalidade.

Álvaro Morata desperdiçou grande penalidade contra Portugal e está a ser ameaçado de morte

Álvaro Morata foi um dos protagonistas da final da Liga das Nações, ao permitir uma defesa de Diogo Costa nas grandes penalidades.

Edin Dzeko pode regressar à Serie A e já tem proposta e mãos

Edin Dzeko pode juntar-se nos próximos dias ao Bolonha. O ponta de lança está livre no mercado desde que deixou o Fenerbahçe.

PSG interessado em central da Premier League

O PSG está interessado em garantir a contratação de Ilya Zabarnyi, central que pertence aos quadros do Bournemouth.

PUB

Mais Artigos Populares

Campeões à nossa maneira | Portugal 2-2 Espanha (5-3 gp)

A Allianz Arena, em Munique, acolheu uma dessas noites, e Portugal saiu dela com a alma em brasa e o peito cheio: venceu a Espanha na final da Liga das Nações, no desempate por grandes penalidades

Chico Lamba antevê Europeu de Sub-21 e elogia Nuno Mendes: «É o melhor lateral do mundo atualmente e vai sê-lo durante mais tempo»

Chico Lamba deixou muitos elogios para Nuno Mendes. O defesa de 22 anos fez a antevisão do Europeu de Sub-21.

Nuno Borges vence Nishesh Basavareddy e avança para os oitavos de final de ATP 250 S-Hertogenbosch

Nuno Borges avançou para os oitavos de final do ATP 250 S-Hertogenbosch., após derrotar Nishesh Basavareddy em dois sets.