24h Le Mans 2024: As emoções de Le Mans

modalidades cabeçalho

Pelo segundo ano consecutivo desde a sua chegada, a Scuderia Ferrari venceu as 24h de Le Mans, provando que no ano passado não foi uma questão de sorte. Desta vez, foi o carro #50 a ter o prazer de passar a linha de meta à frente de todos os outros. Atrás de si terminou o Toyota #7 e no pódio o carro-irmão do vencedor, o #51.

Na classe de LMP2, que vieram só participar nesta corrida, terminou em primeiro o United Autosport #22. No segundo lugar acabou o Inter Europol #34 e a fechar o pódio o IDEC #28, que tiveram uma luta fantástica pelo segundo lugar.

Nos GT3, foi o Porsche #91 da Manthey Ema que chegou em primeiro lugar. No segundo, terminou o único sobrevivente dos BMW, o #34 da Team WRT e, para finalizar, o Ford #88 terminou na terceira posição.

Com as 24h terminadas, só nos resta relembrar os momentos mais importantes da corrida, por categoria.

Hypercar

VENCEDORES

Scuderia Ferrari – Os vencedores destas 24h de corrida. Com muitas penalizações, problemas mecânicos e falta de combustível do #50 para o final da corrida, muita chuva e horas mortas durante a noite, foi uma verdadeira montanha-russa para a equipa italiana para a vitória. Conseguiram terminar num 1-3 e escreveram história novamente. Pelo segundo ano consecutivo, conquistam o degrau mais alto do pódio. Vamos aqui incluir o #83 que, apesar de AF Corse, merece ser mencionado por ter liderado a corrida e ter feito frente aos seus carros-irmão.

Iron Lynx (Lamborghini) – Foi a estreia oficial da Lamborghini (e outros) nas 24h de Le Mans e a marca italiana andou bastante bem para a primeira vez com a Iron Lynx. Apesar de terem tido um susto com o #63 de Danill Kvyat durante a noite ou mesmo o #19 a deixar entrar água para cima do Romain Grosjean, ambos os carros terminaram a corrida, com o mesmo #63 a terminar na décima posição. Uma forma positiva de terminar esta longa corrida.

Isotta Fraschini – Outra equipa que se estreou nesta emblemática corrida e que a conseguiu terminar, mesmo que seja fora dos pontos. Mesmo com nove voltas atrás do líder, a informação que recolhem desta corrida poderá fazer a diferença no futuro. Ainda assim, ficou à frente de grandes equipas de quem se esperava mais nesta corrida.

JOTA Sport – Terminaram dentro do TOP10 depois do carro #12 nem sequer estar preparado para correr até quinta-feira. E foi o melhor de ambos os JOTA, ao terminar na oitava posição. Uma corrida em que passaram despercebidos e foram ganhando lugares com o azar dos outros.

PERDEDORES

BMW – Não foi bom de nenhuma forma para ambos os hipercarros da BMW. Logo de início, o #20 rodou, mas manteve-se em pista. Mais tarde, foi o #15 a sofrer de um toque do AF Corse #83 e que o tirou da corrida. A também estreia não correu nada, nada bem para a equipa alemã.

Alpine – Nem com a presença dos pilotos de F1 a equipa francesa teve um bom desempenho/corrida. Ambos os carros foram retirados, um devido a problemas no motor dentro de pista e o outro por problemas, também relacionados ao motor, já dentro da box. Certamente não foi a corrida que esperavam.

Porsche – Apesar da pole e do bom ritmo que traziam, a Porsche envolveu-se em alguns problemas com os seus vários carros, terminando mesmo fora do pódio. O #4 acabou mesmo por bater logo no início da manhã de domingo, sendo uma baixa importante para a equipa depois de já ter sido penalizado antes por rodar o #85.

Cadillac – O sonho de liderar Le Mans e poder vencer foi desaparecendo ao longo das horas. Com a saída do #3 e o 15º lugar do #311, foi o #2 que ficou para salvar o resultado da equipa americana na sétima posição. Tivemos batida do #311 e o #3 acabou por ter problemas que o levaram a retirar.

LMP2

VENCEDORES

United Autosport #22 – Acredito que ninguém esperava que fosse o carro #22 a vencer à classe depois de ter ganho a liderança tarde na corrida. A verdade é que subiu ao degrau mais alto do pódio, com uma larga vantagem.

IDEC Sport #28 – Terminou uma posição abaixo de onde começou 24h antes, sendo ultrapassado pelo Inter Europol #34. Fica aqui o resultado positivo da equipa, que conseguiu dar luta a grandes nomes do LMP2.

PERDEDORES

Duqueine #30 – Já a noite ia a meio quando o carro #30 começou a deitar fumo por todo o lado, levando ao primeiro SC da corrida. Ficou parado perto de uma curva, por isso a intervenção necessária do SC.

Nielsen #24 – Estava a ser uma corrida bastante positiva para o carro #24, mas quando a noite chega, os erros mais amadores acontecem. Por motivo desconhecido até ao momento, o carro da Nielsen bateu no Ford #77 de tal forma que ambos acabaram fora da pista. No entanto, quando retirados para as garagens, o GT3 conseguiu voltar para a corrida, enquanto o LMP2 teve de se retirar oficialmente.

United #23 – O carro onde estava Filipe Albuquerque, o único português desta edição das 24h, não começou bem a corrida e nem ao TOP10 chegou ao longo do tempo. Perderam muito tempo com um problema no alternador e quando regressaram ainda tiveram um toque do #46 que os fez rodar. Depois, foi mesmo para chegar até ao fim com este carro. Pelo outro lado, sabiam que tinham ritmo para lutar pela vitória, tal como o carro irmão, que acabaria por vencer à categoria.

LMGT3

VENCEDORES

Manthey EMA #91 – Depois de ganhar em Spa, ganhou as emblemáticas 24h de Le Mans, e levam pontos preciosos para o campeonato de GT3. Mostraram que sabem o que estão a fazer e tornaram-se o verdadeiro rival para quem quiser lutar pelo título.

Proton Competition #77 – A verdadeira definição de não desistir. O Ford #77 esteve envolvido em dois casos que o deixaram para trás na corrida. Primeiro, com um problema na direção que teve de ser reparado durante algum tempo e, já durante a noite, o abalroamento por parte do LMP2 da Nielsen Racing, que também o puxou para dentro das boxs. Terminou a corrida com 54 voltas atrás do líder, mas acima de tudo, terminou.

Iron Dames – No primeiro ano como GT3, as senhoras conseguem um quinto lugar, depois de vários problemas ao longo da semana e de terem chegado a P2 na corrida. Com um novo carro, conseguiram dar luta necessária para se protegerem dos seus rivais logo atrás de si, mesmo depois de terem tido o seu carro empurrado pelo Porsche #4, que acabaria por ser penalizado por tal.

PERDEDORES

Vista AF Corse #54 – Foi o primeiro carro da corrida com problemas e acabou mesmo por bater forte no muro e ter de se retirar.Perdeu a traseira e não havia mais nada que pudesse fazer para recuperar da batida.

Team WRT #46 – As primeiras 24h de Le Mans em carros para Valentino Rossi terminaram mal. O carro #46 (emblemático número do campeão de MotoGP) bateu no muro de pneus e ficou parado na gravilha à espera que retirassem o carro daquela situação. Acabou por não terminar a corrida devido aos danos.

Heart Of Racing #27 – Já era manhã de domingo, quando o Aston Martin #27 capotou e assustou todos aqueles que estavam atrás de si. Felizmente, o piloto saiu sem ferimentos, enquanto o carro estava virado ao contrário.

Menção honrosa – 4h de Safety-Car – Com as novas regras de SC em pista para Le Mans, e com a chuva que caiu durante a noite, tivemos uma sessão de liderança da parte dos (modelo do sc). Para se ter uma noção do quão longa foi a espera pelo recomeço da corrida, os carros que lideram o pelotão ficaram sem combustível e tiveram de ser substituídos à vez. Isto só mesmo em Le Mans para acontecer.

A próxima corrida será dia 12 de julho, em São Paulo, no Brasil.

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Patrícia Sampaio conquista Grand Slam da Mongólia: Bastaram pouco mais de 30 segundos

Patrícia Sampaio venceu este sábado a japonesa Mami Umeki e conquistou o Grand Slam da Mongólia na modalidade de Judo.

Eis o valor da transferência de Gedson Fernandes para o Spartak Moscovo

O Besiktas chegou a acordo com o Spartak Moscovo para a transferência de Gedson Fernandes. Negócio está fechado.

Benfica define nova prioridade após lesão grave de Bruma: Eis a situação

A lesão grave de Bruma muda os planos do Benfica. Águias aceleram por nova prioridade no mercado de verão: extremo-direito.

Chelsea mais perto de contratar novo defesa por mais de 40 milhões de euros

O Chelsea está mais perto de chegar a acordo com o Ajax para a contratação de Jorrel Hato. Defesa a caminho de Londres.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 5 jovens que podem vir a ser aposta na equipa principal do FC Porto

O FC Porto mantém uma linha bem definida na sua política desportiva: conciliar competitividade imediata à aposta em jovens talentos, formados no clube ou contratados com essa intenção.

João Félix completa exames médicos esta segunda-feira no Al Nassr

João Félix vai mesmo ser jogador do Al Nassr. Internacional português realiza esta segunda-feira os exames médicos e depois assina.

Sporting já vai contar com Luis Suárez para a Supertaça de Portugal

O Sporting vai enfrentar o Benfica na Supertaça de Portugal, dia 31 de julho pelas 20h00. Luis Suárez pode ser opção.