LMP1
A categoria LMP1, como muitos sabem, está quase em vias de extinção. Ao que muito se diz por aí, a categoria que outrora era uma das mais fervorosas do Campeonato Mundial de Resistência (WEC), deixou-se abalar pela saída da Porsche em 2018, a equipa que dominava a categoria até então. Sendo assim, prevê-se a sua substituição para os chamados «Hipercarros», já para 2021, pois a LMP1 apresenta-se, neste momento, com apenas cinco carros.
Mas bem, falemos agora da corrida. Após uma luta marcada entre os Toyota e os Rebellion, é o carro #8 da equipa japonesa que acaba por ser a vencedora da grande prova de resistência. Pilotado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima, os três fizeram a festa, contabilizando, assim, a terceira vitória consecutiva da Toyota nas 24h de Le Mans.
Special moments. ❤️
None of this would have been possible without the hard work and incredible effort of everyone in our team. One for all, all for one! 🤜🤛#ToyotaGAZOORacing #PushingTheLimitsForBetter pic.twitter.com/wdcEiV3DFM
— TOYOTA GAZOO Racing WEC (@Toyota_Hybrid) September 20, 2020
Nas primeiras horas de corrida, parecia ser o carro #7 da Toyota que liderava, sem precedentes. Porém, ao final de cerca de 12 horas de corrida, o carro comandado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopéz acaba por detetar problemas no turbo, retirando-lhes, assim, a vantagem comparativa. Porém, não foi isso que os afastou do pódio, conseguindo, por fim, o terceiro lugar.
Já os Rebellion, acaba por ser uma corrida interessante e dramática, respetivamente. Com os problemas para o Toyota #7, o Rebellion #1 de Gustavo Menezes, Norman Nato e Bruno Senna aproveita a vantagem, passando para primeiro da fila, porém, o Toyota #8 conclui em primeiro, pelo que deixa assim o #1 para segundo lugar do pódio.
O Rebellion #3 (Romain Dumas, Louis Delétraz, Nathanael Berthon) depara-se, nas horas finais, com uma saída de pista de Delétraz, que dramaticamente o leva a parar nas boxes e a perder mais tempo do que o imaginado, devido a problemas mecânicos. Ficam, assim, em quarto e último lugar da categoria, visto que o quinto carro, da Bykolles Racing Team, acaba por se retirar ao fim de quase sete horas de corrida.
One hour to go, car #03 is stopped in pitlane and passes to the fourth position. Car #01 remains second. Last sprint 👊🏻💨#BecauseWeAreREBELLS #WEC #LeMans24 #REBELLS #REBELLIONRACING #stancesocks #periodcorrect #petrolicious #ompracing #brixtonforged #matmut pic.twitter.com/P5207B59lT
— REBELLION Racing (@RebellionRacing) September 20, 2020