LMP2
As 24h de Le Mans não tiveram muita história nos LMP1 – a única história é que a categoria termina este ano. Já na LMP2, as coisas foram diferentes. Presença portuguesa, na forma de Filipe Albuquerque e António Félix da Costa. Não no mesmo carro, mas esse sonho não fica posto de parte por enquanto com o programa Peugeot, António Félix da Costa ser piloto DS Techeetah (Grupo PSA) e o Albuquerque a ter testado pela mesma equipa na Fórmula E…
Em 2020, Filipe Albuquerque esteve no #22 da United Autosports, juntamente com Phil Hanson e Paul Di Resta. Félix da Costa esteve no #38 da Jota Sport, juntamente com Anthony Davidson e Roberto Gonzalez.
Ao contrário da classe LMP1, a luta esteve ao rubro. Apesar da pole position do #22, no primeiro turno Albuquerque decidiu não impor um ritmo alucinante, mas sim controlado. Assim, a liderança à terceira hora mudou e o #37 da Jackie Chan Racing com Ho Ping Tung, Gabriel Aubry e Will Stevens, ficou na frente.
O #37 teve problemas, mas para além dos problemas, deitou tudo a perder. Não é a primeira vez em Le Mans da equipa, nem os seus pilotos são estreantes. Mas ao que parece Gabriel Aubry telefonou a alguém, que na altura da avaria eletrónica trouxe a peça necessária para que o #37 pudesse voltar a andar. Ou seja, pela meia noite e após investigação dos comissários, o carro #37 acabou desclassificado das 24h de Le Mans.
Herdando a liderança do #37 ficou o #32. O carro irmão da United Autosports, pilotado por Will Owen e companhia, ficou na frente, colocando o #22 na segunda posição, um 1-2 para a equipa de Zak Brown, o que seria excelente para a corrida de 2020 das 24h de Le Mans. Mas, não queria o destino. Durante a noite, o #32 decidiu ter uma fuga de óleo, ou seja, ficou arreado da luta pela vitória na classe. Um 1-2 que não se materializou.
O #22 herdou a liderança, seguido do #38 no segundo lugar. Mas, a corrida não estava decidida, um Safety-Car nos minutos finais veio baralhar as coisas. Uma paragem de Phil Hanson já nos últimos dez minutos de corrida levou todos os portugueses a colocar as mãos à cabeça. O #38 chegava-se ao #22, mas após alguns minutos de ‘coração nas mãos’ o #38 acabou por parar, decidindo assim o resultado da categoria. Terceira posição na categoria LMP2 para o Oreca 07-Gibson #31 da Panis Racing de Nico Jamin, Julien Canal e Matthieu Vaxivère.
Para além da vitória à classe, Albuquerque é campeão virtual da categoria no Campeonato do Mundo de Resistência (FIA WEC), pois precisa de estar presente na última prova, as 8h do Bahrein.
What a moment 😍!
Will always remember it https://t.co/WqrO4XA3wd— Filipe Albuquerque (@AlbuquerqueFil) September 20, 2020
António Félix da Costa campeão da Fórmula E, Miguel Oliveira o primeiro português a vencer no MotoGP, Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal, Grande Prémio de MotoGP em Portugal, duas rondas em Portugal do Campeonato do Mundo de SuperBikes, última ronda do Campeonato Mundial de Resistência de Motos e agora Filipe Albuquerque vence nas 24h de Le Mans e vai ser Campeão do Mundo de Resistência na LMP2. O COVID-19 vergou o mundo, mas Portugal nunca teve um ano destes no desporto motorizado…