24h Le Mans: «Nação Valente, Imortal!»

    LMP2

    As 24h de Le Mans não tiveram muita história nos LMP1 – a única história é que a categoria termina este ano. Já na LMP2, as coisas foram diferentes. Presença portuguesa, na forma de Filipe Albuquerque e António Félix da Costa. Não no mesmo carro, mas esse sonho não fica posto de parte por enquanto com o programa Peugeot, António Félix da Costa ser piloto DS Techeetah (Grupo PSA) e o Albuquerque a ter testado pela mesma equipa na Fórmula E…

    O campeão em título de Fórmula E, António Félix da Costa, participou na edição deste ano das 24h de Le Mans
    Fonte: JOTA Sport

    Em 2020, Filipe Albuquerque esteve no #22 da United Autosports, juntamente com Phil Hanson e Paul Di Resta. Félix da Costa esteve no #38 da Jota Sport, juntamente com Anthony Davidson e Roberto Gonzalez.

    Ao contrário da classe LMP1, a luta esteve ao rubro. Apesar da pole position do #22, no primeiro turno Albuquerque decidiu não impor um ritmo alucinante, mas sim controlado. Assim, a liderança à terceira hora mudou e o #37 da Jackie Chan Racing com Ho Ping Tung, Gabriel Aubry e Will Stevens, ficou na frente.

    O #37 teve problemas, mas para além dos problemas, deitou tudo a perder. Não é a primeira vez em Le Mans da equipa, nem os seus pilotos são estreantes. Mas ao que parece Gabriel Aubry telefonou a alguém, que na altura da avaria eletrónica trouxe a peça necessária para que o #37 pudesse voltar a andar. Ou seja, pela meia noite e após investigação dos comissários, o carro #37 acabou desclassificado das 24h de Le Mans.

    Herdando a liderança do #37 ficou o #32. O carro irmão da United Autosports, pilotado por Will Owen e companhia, ficou na frente, colocando o #22 na segunda posição, um 1-2 para a equipa de Zak Brown, o que seria excelente para a corrida de 2020 das 24h de Le Mans. Mas, não queria o destino. Durante a noite, o #32 decidiu ter uma fuga de óleo, ou seja, ficou arreado da luta pela vitória na classe. Um 1-2 que não se materializou.

    O #22 herdou a liderança, seguido do #38 no segundo lugar. Mas, a corrida não estava decidida, um Safety-Car nos minutos finais veio baralhar as coisas. Uma paragem de Phil Hanson já nos últimos dez minutos de corrida levou todos os portugueses a colocar as mãos à cabeça. O #38 chegava-se ao #22, mas após alguns minutos de ‘coração nas mãos’ o #38 acabou por parar, decidindo assim o resultado da categoria. Terceira posição na categoria LMP2 para o Oreca 07-Gibson #31 da Panis Racing de Nico Jamin, Julien Canal e Matthieu Vaxivère.

    A equipa de Filipe Albuquerque, United Autosports, foi a grande vencedora na categoria LMP2
    Fonte: United Autosports

    Para além da vitória à classe, Albuquerque é campeão virtual da categoria no Campeonato do Mundo de Resistência (FIA WEC), pois precisa de estar presente na última prova, as 8h do Bahrein.

    António Félix da Costa campeão da Fórmula E, Miguel Oliveira o primeiro português a vencer no MotoGP, Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal, Grande Prémio de MotoGP em Portugal, duas rondas em Portugal do Campeonato do Mundo de SuperBikes, última ronda do Campeonato Mundial de Resistência de Motos e agora Filipe Albuquerque vence nas 24h de Le Mans e vai ser Campeão do Mundo de Resistência na LMP2. O COVID-19 vergou o mundo, mas Portugal nunca teve um ano destes no desporto motorizado…

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