Açores “vence” Madeira

- Advertisement -

cab desportos motorizados

Nos últimos dias, a imprensa das duas regiões autónomas portuguesas tinha vindo a falar na possibilidade da Madeira roubar o lugar dos Açores no Campeonato Europeu de Ralis (ERC). Tal não vai acontecer até 2015, quem o diz é François Ribeiro – responsável da Eurosport Events – pois o calendário aprovado a 31 de outubro para esta competição é para as próximas duas temporadas.

Jan Kopécky, vencedor do SATA 2013, na imagem troço Sete Cidades 2010 http://www.satarallyeacores.com
Jan Kopécky, vencedor do SATA 2013, na imagem troço Sete Cidades 2010
Fonte: satarallyeacores.com

Desta forma, o SATA Rally Açores vai estar por mais dois anos no segundo campeonato mais importante do mundo no que toca a ralis, depois de quatro anos no IRC, enquanto que o Rally Vinho Madeira terá de esperar até 2016 para poder voltar aos grandes palcos internacionais. Para mim, como açoriano, é uma grande notícia, pois esta prova é muito importante para a economia da região, além de que se trata de um dos melhores ralis de terra do Mundo. De resto, as paisagens em volta dos troços são um dos principais motivos para que a Eurosport não “deixe” que esta prova saia do seu calendário, pois é a que dá mais audiência ao canal. De qualquer forma, penso que se devia fazer como acontece no WRC, com o Rally da Austrália e Nova Zelândia, ou seja, as duas provas vão-se alternando no calendário, sendo que neste caso é de três em três temporadas. Fica a ideia para os dois grupos organizadores destas duas grandes provas portuguesas pensarem e verem os benefícios que podia trazer a cada.

Entretanto, nos próximos dias 8 e 9 de novembro vai decorrer a última prova do Campeonato Nacional de Ralis (CPR) no Algarve. O Rally Casinos do Algarve é uma prova muito aguardada pois vai decidir quem é o novo campeão nacional. De um lado temos o atual bi-campeão nacional, o açoriano Ricardo Moura, e do outro lado o campeão de 2010, o madeirense Bernardo Sousa.

Ricardo Moura http://www.acorianooriental.pt
Ricardo Moura
Fonte: acorianooriental.pt

O açoriano está na frente da classificação com 91 pontos enquanto que o madeirense tem 83. Para Sousa ser campeão precisa de vencer o rali e ficar em primeiro na Power Stage, pressupondo que Moura fica em segundo em ambas as classificações. Assim, ambos os pilotos acabam com 111 pontos. O critério de desempate é o número de vitórias na temporada e, como Sousa venceu até ao momento três provas e Moura apenas duas seria o madeirense o campeão de 2013.

Bernardo Sousa http://www.lemansportugal.com
Bernardo Sousa
Fonte: lemansportugal.com

Ainda com hipóteses está também Pedro Meireles. O vimaranense, no entanto, precisava que os dois insulares tivessem grandes percalços para poder obter o seu primeiro título.

Só me resta desejar que seja uma grande prova e que as pessoas compareçam na estrada. E, já agora, se me permitem, FORÇA, MOURA!

Subscreve!

Artigos Populares

Lendas do Benfica e Borussia Dortmund empatam: recorda o jogo completo na íntegra

Lendas do Benfica e do Borussia Dortmund empataram num jogo que celebrou o 63.º aniversário da Champions League 1963/64.

Barcelona goleia Real Madrid e Bayern Munique vence em Inglaterra na Champions League Feminina

O Barcelona visitou e goleou o Real Madrid e o Bayern Munique venceu o Manchester United nos quartos de final da Champions League Feminina.

Gonçalo Guedes e o regresso à seleção: «Voltar a ser chamado foi muito bom para mim»

Gonçalo Guedes falou aos jornalistas esta quinta-feira. Portugal já se encontra no México para encontro de cariz particular.

Antigo avançado da Dinamarca deslumbrado com Victor Froholdt: «Corre como um coelho da Duracell»

Mikkel Beckmann deixou elogios a Victor Froholdt. Antigo avançado dinamarquês está radiante com o médio do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges vai trabalhar Souleymane Faye na pausa de seleções para subir protagonismo do jogador no Sporting

Souleymane Faye vai ser um dos nomes a quem Rui Borges vai prestar especial atenção na pausa para seleções. Extremo do Sporting trabalhado individualmente.

Basquetebol: Benfica vence Braga por 41 pontos de diferença na Taça Hugo dos Santos

O Benfica recebeu e derrotou o Braga por 104-63, na última jornada da Taça Hugo dos Santos. As águias passaram, assim, diretamente às meias-finais da competição.

Sevilha anuncia Luis García Plaza como novo treinador

O Sevilha anunciou esta terça-feira a contratação de Luis Gracía Plaza para treinador. Os sevilhanos estão três pontos acima da zona de descida de divisão.