As 4 edições do Rali Safari Quénia a rever

Infelizmente, não é em 2020 que vamos ver o regresso da Rali Safari às contas do Campeonato Mundial de Ralis. Após um intervalo de 18 anos, este ano seria o regresso da prova africana, mas a pandemia coronavírus retirou-nos esse prazer. Mas, para 2021, já está garantido o regresso.

Com a sua primeira edição em 1953 foi dominado pelos locais, sendo que a primeira vitória de um piloto de fora do continente africano deu-se em 1973. Hannu Mikkola venceu com o Ford Escort RS1600.

Este rali tinha várias particularidades. As regras do Safari eram únicas. Os organizadores faziam as suas próprias regras para se saber que carros podiam ser modificados. Mas o desporto começou a ser cada vez mais profissional e as tensões começaram a aumentar. Em 1988, o Delegado Técnico da FIA encontrou irregularidades nos carros inscritos por seis equipas de fábrica, com os carros inscritos pela Daihatsu a serem os únicos considerados pela FIA totalmente legais.

A manutenção era incrível, com helicópteros a serem usados para levarem os mecânicos e peças suplentes para a cena da prova, em espaços remotos, muitas vezes a milhares de quilómetros da civilização, enquanto havia luz do dia. E, ao longo da noite, equipas de mecânicos podiam seguir atrás do rali, pelas mesmas estradas, para o caso de ser preciso ajuda. O evento era tradicionalmente realizado em estrada aberta, com os tempos contados ao minuto e com os troços a serem decididos (como sucedeu em 1973) pelo princípio de quem o fez da forma mais limpa.

Quando a FIA insistiu para que as secções competitivas fossem medidas ao segundo, isso criou uma infindável confusão quando essas secções foram integradas no resto do evento. A singularidade do rali, juntamente com a liderança inevitavelmente robusta dos organizadores, gradualmente começou a chocar com a FIA e isso levou a várias mudanças de chefia na prova ao longo dos anos. As mudanças na política [desportiva] no início dos anos 90 significaram que o rali teve de passar por algumas mudanças, embora por vezes continuasse a usar secções competitivas mais duras do que o ideal.

Assim, fomos ao baú para recordar alguns momentos desta icónica maratona.

Foto De Capa: Safari Rally Kenya

Artigo de Helena Escaleira e David Pacheco

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Dias: «Mais um troféu e uma vitória categórica que não deixa dúvidas»

Nuno Dias analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar numa vitória por 6-1.

Cassiano Klein: «Competir contra a arbitragem emocionalmente é desafiante. Não podemos, estamos aqui para jogar e eles para arbitrar»

Cassiano Klein analisou o desfecho do duelo entre o Sporting e o Benfica. Leões conquistaram a Supertaça de Futsal em Gondomar com um 6-1 na final.

Sporting goleia Benfica por 6-1 e vence Supertaça de Futsal

O Sporting não deu quaisquer hipóteses ao Benfica na Supertaça de Futsal. Triunfo contundente por 6-1 dos leões sobre o eterno rival em Gondomar.

Nun’Álvares vence Benfica no prolongamento e conquista Supertaça Feminina de Futsal

O Nun'Álvares venceu a Supertaça Feminina de Futsal. Na final diante do Benfica, triunfo por 3-2 só surgiu no prolongamento.

PUB

Mais Artigos Populares

Jeremiah St. Juste pede respeito ao Sporting e garante: «O verde e o branco bombeia nas minhas veias e vou vestir a camisola da...

Jeremiah St. Juste reagiu em comunicado à decisão do Sporting em despromovê-lo à equipa B. Defesa pediu mais respeito e garantiu que vestirá a camisola com orgulho.

Frederico Varandas com mensagem de confiança aos adeptos do Sporting: «A nossa estratégia é igual desde 2018 e ninguém ganhou tantos campeonatos como nós»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.

Frederico Varandas responde aos agentes de Viktor Gyokeres e Conrad Harder: «São excelentes agentes porque fiz 90 milhões de euros e não paguei comissão»

Frederico Varandas falou antes da final da Supertaça de Futsal. Presidente do Sporting tocou nos temas quentes do universo leonino, do mercado ao plantel.