As 4 edições do Rali Safari Quénia a rever

    3.

    43rd Safari Rally (1995) – O vencedor da 43.ª edição foi Yoshio Fujimoto (Toyota Celica Turbo 4WD), acompanhado por Arne Hertz. O segundo lugar pertenceu a Shinozuka Kenjiro (Mitsubishi Lancer Evo III) e o terceiro lugar a Duncan Ian (Toyota Celica Turbo 4WD), ao lado de Williamson David Duncan Ian.

    A edição ficou conhecida pela pequena/grande peripécia da Toyota. A história remonta a 1985, ano da apresentação do Toyota Celica GT-Four. A “máquina” tornar-se-ia no trunfo da Toyota no WRC durante uns belos cinco anos.

    O Toyota Celica Turbo 4WD chegou rapidamente às vitórias, começando pela edição de 1992 e permanecendo no topo por mais três anos consecutivos sendo que, na edição referida, estaria o japonês Yoshio Fujimoto ao volante.

    A “supremacia” do Toyota Celica terminaria em 1995 e ficaria marcada pela negativa. A marca esteve envolvida num escândalo após a utilização de restritores do turbo de dimensões acima do permitido pela FIA, no carro utilizado no Rali da Catalunha. Esta peripécia levou à exclusão da equipa do campeonato, provocou o anulamento dos resultados e à suspensão para a temporada seguinte.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.