As 5 «lendas» que passaram pelos Ralis

- Advertisement -

Com o Campeonato Mundial de Rali adiado e sem competições a decorrer, resta-nos recordar e procurar o contacto com atividades desportivas através dos meios que nos são permitidos.

É necessário ter em conta que a FIA continua a acompanhar a evolução da situação em torno da pandemia e que a possibilidade do reinício da época é uma preocupação. No entanto, as datas podem sofrer alterações, pois estão dependentes das restrições governamentais de cada país anfitrião da competição. Prevista para Maio deste ano, só em 2021 é que a competição irá passar pelo solo português.

Sempre considerei a classificação “melhor de sempre” um pouco ingrata. É, para mim, difícil atribuir este título, quando os tempos são tão mutáveis. Nunca iremos saber a prestação do melhor de outros tempos, se tivesse ao seu dispor os recursos disponíveis atualmente. Apesar dessa minha consideração, é precisamente isso que venho fazer: apresentar um top de pilotos de rali.

Mas afinal o que define o melhor piloto de todos os tempos? Os títulos mundiais ou as vitórias em ralis? O carácter ou a velocidade? Ou, quem sabe, todas as características juntas? A verdade é que um piloto que se destaque tem um “pacote” mais completo, no qual consegue conciliar diversas características, que incluem a capacidade prática e a capacidade emocional. Esta é uma proposta pessoal. Apesar de estatísticas, existe uma infinita possibilidade de tops de acordo com as preferências de cada um de nós.

A história dos ralis é marcada por grandes pilotos, com conduções diferentes e personalidades distintas. Mas há sempre aqueles, não só nos marcaram, como também marcaram toda a história dos ralis. É complexo escolher os melhores de entre os melhores.

É interessante fazer esta seleção, dias depois de Carlos Sainz ter sido considerado “o maior piloto de todos os tempos”.

Com a suspensão temporária do Campeonato do Mundo deste ano, o promotor do Mundial de Ralis decidiu organizar uma votação online para que o melhor piloto da história do WRC pudesse ser eleito pelos fãs (participaram na votação cerca de 300 mil utilizadores). Carlos Sainz debateu-se com Sébastien Loeb na final e levou o título consigo, com 57,25% dos votos. Sébastien Loeb é, estatisticamente, o piloto de maior sucesso na história do WRC, mas os fãs fizeram a sua escolha, certamente, com base em muitos outros fatores para além de valores estatísticos – muito provavelmente com base na sua carreira e na sua prestação face a outros grandes pilotos.

No entanto, não é o espanhol que conquista o primeiro lugar desta vez. Não vou aplicar o cliché do “melhor fica para o fim”, porque o melhor vem, de facto, em primeiro.

Foto de Capa: WRC

Helena Escaleira
Helena Escaleirahttp://www.bolanarede.pt
Natural de Macedo de Cavaleiros, a Helena frequenta a licenciatura em Ciência Política na Universidade Do Minho. É fã de desportos motorizados e considera que o Bola na Rede é perfeito para conciliar desporto com o gosto pela escrita. A sua admiração por carros surge desde muito cedo e, como não nega uma atividade desafiante, quer abraçar este projeto que tem tanto para lhe oferecer.                                                                                                                                                 A Helena escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad vence jogo decisivo contra o Al Taawon e só depende de si para atingir objetivo definido por Sérgio Conceição

O Al Ittihad venceu o jogo contra o Al Taawon. Equipa de Sérgio Conceição só depende de si para ultrapassar adversário no quinto lugar da Liga Saudita.

Já são conhecidos os 11s iniciais do Sporting x Tondela para a Primeira Liga

O Sporting vai receber esta noite o Tondela para a jornada 26 da Primeira Liga. Fica com os onzes iniciais das equipas.

Chiquinho lembra Roger Schmidt em elogio a João Neves: «Treino de finalização do Roger em dia»

João Neves marcou na vitória do PSG sobre o Bayern Munique. Chiquinho, médio do Olympiacos, destacou o golo do médio e lembrou Roger Schmidt.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa empata contra o Khorfakkan de Aylton Boa Mortee vê 1º lugar mais distante nos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa deixou para trás pontos preciosos na Liga dos Emirados Árabes Unidos. Empate na receção ao Khorfakkan.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa Espanhola avança que José Mourinho está à espera de Rui Costa e quer definir o seu futuro até ao final de maio

Segundo o AS, José Mourinho definiu que esperará até o dia 24 de maio para receber uma proposta de renovação de contrato com o Benfica.

FC Porto x Alverca já tem árbitro: Conselho de Arbitragem da FPF divulga árbitros para a jornada 32 da Primeira Liga

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou os árbitros para a jornada 32 da Primeira Liga. David Silva foi nomeado para o FC Porto x Alverca, que pode definir o novo campeão.

Imprensa Espanhola teoriza que rumores de José Mourinho no Real Madrid podem ser estratégia de Florentino Perez

O Mundo Deportivo sugere que Florentino Pérez pode estar a testar a reação dos adeptos com rumores sobre o regresso de José Mourinho.