📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E-prix Hong Kong – Parabéns pela vitória, Sam Bi… Mortara

- Advertisement -

Cinco corridas, cinco vencedores diferentes, 11 pontos separam os seis primeiros no campeonato de Formula E. Dizer que este campeonato tem sido de loucos é pouco, é muito pouco.

Parece que ainda não se sabe quem realmente venceu esta corrida. Sam Bird venceu na pista, mas, após uma penalização de cinco segundos, a vitória foi para Mortara. Contudo, a decisão ainda não é definitiva.

A corrida começou com uma surpresa em pole position: Stoffel Vandoorne qualificou-se em primeiro numa sessão de qualificação molhada, mas, após um mau começo, perdeu a liderança para Oliver Rowland. Sam Bird, que tinha começado em sétimo lugar, cedo subiu para o topo da tabela após um erro de Rowland. Este carregou no botão errado do seu volante, abrandando imenso.

Contudo, Sam Bird não segurou o primeiro lugar por muito tempo – cometeu um erro numa curva e ofereceu a liderança a Lotterer, que por aí ficou durante a maioria da corrida.

Emoção até ao fim em Hong Kong
Fonte: Audi

Um acidente entre Felipe Nasr e os dois Mahindras de Wehrlein e D’Ambrosio causou uma bandeira vermelha que durou 15 minutos. Resultou na desistência dos três pilotos, sendo que D’Ambrosio era o líder do campeonato no momento do embate.

A corrida recomeçou, mas durante pouco tempo, pois os carros de Rowland e Vandoorne tiveram de ser retirados da pista por problemas mecânicos, o que resultou numa bandeira amarela por todo o percurso.

Com três minutos para acabar a corrida, a batalha pela liderança era entre Lotterer e Sam Bird, e foi na última volta que tudo desabou para o piloto da DSTecheetah. Como tinha bastante menos carga do que o britânico, Lotterer conduzia na defensiva e tentava encher toda a pista para evitar uma ultrapassagem. Ao travar mais cedo para procurar regenerar energia, apanhou Sam Bird desprevenido. O britânico da Virgin embateu contra a traseira do DSTecheetah, que continuou na frente, mas com claras dificuldades nas curvas, que se deveram a um pneu rebentado, causado pelo impacto anterior. O alemão caiu para o último lugar e Bird passou a bandeira axadrezada em primeiro lugar, com Mortara e Di Grassi a cobrir os outros lugares do pódio. 

Destaque também para António Félix da Costa, que subiu de 20.º lugar para 10.º, chegando assim aos pontos, mas graças ao azar de Lotterer. O português está neste momento em quinto lugar no campeonato.

Mas a corrida não acaba aqui. Após análise, foi dada uma penalização de cinco segundos a Sam Bird pelo choque com Lotterer, dando a Mortara e à equipa da Venturi as suas primeiras vitórias na Formula E. Bird caiu para a sexta posição, atrás de Daniel Abt da Audi.

Quando acho que já vi de tudo na Formula E, há sempre algum drama ou algum imprevisto para aquecer a corrida. A penalização de Bird é um bocado difícil de analisar, porque, se fosse na luta por qualquer outro lugar no grid, de certeza que não existia penalização, pois esta época já vimos bem pior e sem penalização alguma. Contudo, o choque de Bird teve uma grande influência no resultado da corrida, por isso é compreensível o porquê de a penalização ter sido aplicada.

Mesmo apesar de ter ficado sem a vitória, Sam Bird assume a liderança do campeonato.  Ninguém sabe quem sairá no topo no final do campeonato, que está muito, muito imprevisível.

Piloto do dia: Sam Bird

Só faltou a vitória a Bird
Fonte: Audi

Apesar do erro que acabou por se mostrar catastrófico, o britânico teve uma corrida impecável até então. Teve um começo fantástico e, se evitasse contacto com Lotterer, vencia a corrida, porque, apesar de ter de ultrapassar bem mais que o alemão, conseguiu gerir melhor a energia do seu carro, e isso no final da corrida é importantíssimo. Apesar de a penalização o descer para o sexto lugar, Bird assume a liderança do campeonato. Das cinco corridas de loucos que tivemos até agora, parece ser o piloto mais consistente de todos.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Audi

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.