FIA ERC: Os campeões sem vitórias

- Advertisement -

Chris Ingram e Ross Whittock tornaram-se campeões europeus este fim de semana, ao terminarem o Rali da Hungria na quarta posição, com os seus rivais pelo título, Alexey Lukyanuk e Alexey Arnautov a ficarem na segunda posição.

Mas, com o fim da época, podemos rever algumas coisas interessantes. Primeiro, a dupla da Grã-Bretanha vence o campeonato, coisa que não acontecia a um inglês há cerca de 50 anos. Vencem também o campeonato sem terem conquistado sequer uma vitória ao longo das oito rondas que constituem a temporada do Europeu.

A temporada começou em Portugal, mais propriamente nos Açores, na ilha de São Miguel. Depois de perder o patrocínio principal, a Azores Airlines, o rali dos Açores foi para a estrada, com a vitória a sorrir a Lukasz Habaj e Daniel Dymurski. Vitória esta que foi resultado da desistência de Lukyanuk, que este ano estreou-se com o Citroen C3 R5 da Saintéloc Junior Team. Segunda posição para o português Ricardo Moura e António Costa. Por fim, Chris Ingram e Ross Whittock foram ao pódio.

Lukasz Habaj venceu o seu primeiro rali no FIA ERC, nos Açores
Fonte: FIA ERC

A dupla britânica apresentou-se nos Açores a bordo de um Skoda Fabia R5, completamente despido de patrocínios, algo que poderia condicionar o restante campeonato. Continuo a achar muito estranho esta dupla não ter conseguido nada, mas, tal como Bruno Magalhães e Hugo Magalhães, os patrocínios foram-se conseguindo prova a prova.

Segunda prova do Europeu e mais uma ilha visitada. Desta vez os pilotos foram às Canárias, onde José Maria Lopez (Pepe Lopez) e Borja Rozada mostraram a sua superioridade. No Citroen C3 R5 da Sports & You, o espanhol viria a competir também no campeonato espanhol, onde se sagraria campeão. Mas de volta ao Europeu, o pódio foi completo por Chris Ingram e Ross Whittock e, no degrau mais baixo do pódio, por Lukasz Habaj e Daniel Dymurski.

No rali da Letónia tivemos um rapaz que surpreendeu tudo e todos. Estou a falar do jovem Oliver Solberg, filho do campeão mundial de ralis e bicampeão de ralicross, Petter Solberg. O norueguês, que correu com licença da Suécia, teve a companhia de Aaron Johnston no Volkswagen Golf GTI R5, batendo o campeão europeu de 2018, Alexey Lukyanuk. Terceira posição para mais um jovem talento, este mesmo da Letónia. Martin Sesks e Krisjanis Caune estrearam-se num carro com tracção às quatro rodas, o Skoda Fabia R5.

O rali da Polónia viu Alexey Lukyanuk e Alexey Arnautov ultrapassarem as dificuldades evidentes de adaptação ao Citroen C3 R5, vencendo assim o rali. A dupla russa parecia não estar muito confortável com a troca do Ford Fiesta R5 para o Citroen.

O ano de adaptação ao carro da marca francesa foi muito difícil para o campeão de 2018
Fonte: FIA ERC

Segunda posição para Jari Huttunen e Mikko Lukka e o pódio completo mais uma vez por Lukasz Habaj e Daniel Dymurski.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez: «Só as seleções que venceram o Mundial, podem ser favoritas»

Roberto Martínez falou com a imprensa durante esta segunda-feira, de maneira a realizar a antevisão do Estados Unidos da América x Sporting.

Ex-Sporting pode deixar o Flamengo de Leonardo Jardim e rumar ao Catar

O futuro de Gonzalo Plata pode passar pelo Catar. O avançado internacional equatoriano pode trocar o Flamengo pelo Al Duhail.

Juventus pondera avançar por médio ex-Sporting

A Juventus está interessada no médio ex-Sporting, Manuel Ugarte, desde a altura em que alinhava pelo PSG e pode avançar com uma proposta.

Técnico italiano rendido a jovem médio do Benfica: «É praticamente um robô»

Federico Coletta, médio italiano do Benfica, foi bastante elogiado pelo seu antigo treinador na AS Roma, Gianluca Falsini.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix em antevisão aos Estados Unidos: «Se defendermos bem, 99% dos jogos vamos ganhar»

João Félix falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a lançar o Estados Unidos da América x Portugal.

Mauricio Pochettino confirma baixa de peso nos EUA para o encontro frente a Portugal

Os EUA não vão poder contar com Johnny Cardoso no encontro frente a Portugal. O médio do Atlético Madrid está lesionado e vai voltar para Espanha para recuperar da lesão.

Noruega de Andreas Schjelderup recebe elogios: «Para mim, é a melhor seleção da Europa neste momento»

A Noruega foi alvo de grandes elogios por parte de Pape Thiaw. O selecionador do Senegal não escondeu a admiração com a seleção onde milita Andreas Schjelderup e Fredrik Aursnes.