Antevisão GP Catar: Hamilton em forma “vinga” derrota na secretaria

A ANTEVISÃO: HAMILTON, A LUZ MAIS BRILHANTE NA NOITE INAUGURAL DE LOSAIL

A Fórmula 1 chegava ao Catar pela primeira vez na história “embalada” por mais um capítulo emocionante na luta entre Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) pelo campeonato de 2021.

O GP do Brasil, ganho por Hamilton após mais uma luta titânica com Verstappen, só ficou completamente “fechado” ontem, sexta-feira, quando a FIA decidiu não existir argumento suficiente para revisão do incidente entre os dois pilotos e que impediu, na altura, Hamilton de passar para a frente da corrida.

Fechada mais uma das muitas notas de rodapé desta frenética temporada de F1, e após um curto frenesim depois de rumores da compra da McLaren por parte da Audi (que a primeira entretanto desmentiu), as atenções centravam-se, então, no circuito de Losail. Um traçado bem conhecido dos fãs de motociclismo, mas uma estreia absoluta no calendário dos mais rápidos monolugares de quatro rodas.

Com mais de cinco quilómetros de extensão, uma longa recta da meta com uso de DRS e pelo menos três zonas de travagem forte, o GP do Catar tem tudo para proporcionar mais uma corrida de alta fricção. Especialmente se a qualificação ditasse a proximidade entre os dois grandes rivais do campeonato.

A primeira fase de qualificação não trouxe surpresas, com os dois Haas, os dois Alfa Romeo e Nicholas Latifi (Williams) a abandonar cedo.

Já a segunda sessão do Q2 eliminou três candidatos ao pódio: Sergio Pérez (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari) e Daniel Ricciardo (McLaren) ficaram pelo caminho juntamente com Lance Stroll (Aston Martin) e o “senhor Sábado” George Russell (Williams), enquanto Hamilton, Valtteri Bottas (Mercedes), Verstappen e Carlos Sainz (Ferrari) passaram à última fase de qualificação nos pneus médios – uma possível vantagem estratégica para a corrida de domingo.

Nos momentos iniciais do Q3, o trio do costume bateu-se de igual para igual, com Hamilton a superar-se a Bottas e ao rival Verstappen por dois décimos de segundo. Nas voltas finais decisivas, Hamilton foi o primeiro a cruzar a meta com uma volta de 1:20.827 e em boa hora o fez: um furo após excursão ao corrector da pista fez Pierre Gasly (AlphaTauri) parar na recta da meta, trazendo um fim precoce às voltas rápidas de Verstappen e Bottas que seguiam atrás e, assim, não conseguiram melhorar os seus tempos.

“Pole”, então, para Lewis Hamilton, que segue em busca do recorde de títulos na F1. Atrás de si, o líder do campeonato Max Verstappen e o seu colega de equipa Valtteri Bottas. Este último, conseguindo uma boa aproximação à primeira curva, pode ter uma palavra a dizer na discussão pelo segundo lugar e ajudar Hamilton a encurtar terreno para Verstappen na luta pelo título, a diferença neste momento cifrada nos 14 pontos.

Uma corrida para acompanhar em directo amanhã pelas 14:00 de Portugal Continental e que, com apenas três Grandes Prémios por disputar, se pode revelar decisiva nas contas de um campeonato que, independentemente do desfecho final, assume já um estatuto lendário na história da modalidade.

Foto de Capa: Formula 1

Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.