Antevisão GP Cidade do México: No México fala-se italiano

    modalidades cabeçalho

    A ANTEVISÃO: FERRARI SURPREENDE E FECHA A PRIMEIRA LINHA, VERSTAPPEN TERCEIRO E MAIS ALGUMAS SURPRESAS (POSITIVAS E NEGATIVAS)

    Ao longo desta temporada, temos tido a sorte de poder desfrutar de muitas qualificações bem disputadas e surpreendentes. No Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, tivemos mais uma. Quando ninguém esperava (nem os próprios), foram os pilotos da Ferrari a trancar a primeira linha da grelha para a corrida de amanhã, com Charles Leclerc a voltar ao seu melhor em qualificação e a assegurar a pole position.

    As posições do top-3 foram definidas nas primeiras voltas da Q3, com apenas Verstappen a melhorar na última volta, mas por muito pouco, não o suficiente para sair do terceiro lugar. Por isso, a Ferrari pôde celebrar o primeiro e o segundo lugares nesta sessão, perante o ar surpreendido dos seus pilotos, inclusivamente.

    Daniel Ricciardo vai sair da quarta posição, com o australiano a ser uma das boas surpresas desta sessão. Muito pode agradecer a Yuki Tsunoda, que, sabendo que vai sair do fundo da grelha por troca de componentes no seu AlphaTauri, dispôs-se a ajudar o seu colega de equipa com cones de aspiração na reta da meta na Q1 e na Q2. Mas o carro do Honey Badger já parecia estar forte para esta tarde, com Ricciardo a não precisar de ajuda para conseguir um excelente quarto lugar, à frente do herói da casa, Sergio Pérez, que vai partir de quinto. Lewis Hamilton sai de sexto no melhor dos Mercedes, com Russell em oitavo e Piastri entre os dois. Outra das surpresas positivas foi a Alfa Romeo, que chegou com os dois carros à Q3, com Bottas a bater Zhou no último segmento.

    Já destacámos as surpresas positivas, mas há alguns pilotos e equipas que vão ficar desapontados com o seu resultado em qualificação. Desde logo, Alex Albon. O tailandês tinha sido uma das surpresas positivas nos treinos livres, mas encontrou um Williams consideravelmente mais lento em qualificação, pensando até que poderia ter danos. Albon teria conseguido ainda assim chegar à Q3 se não tivesse excedido os limites de pista na sua última tentativa na Q2, o que faz com que saia do 14.º lugar para a corrida, com Logan Sargeant a sofrer também com os limites de pista na Q1 e a qualificar-se em último, sem uma única volta válida (partirá de penúltimo, apenas à frente do penalizado Tsunoda). Pierre Gasly, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso (a Aston Martin foi outra deceção) juntam-se a Albon e Tsunoda nos eliminados na Q2.

    Pela Q1 ficaram Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Lance Stroll, Lando Norris e Logan Sargeant, com grande destaque para o piloto inglês. A McLaren decidiu enviar os seus dois pilotos para a pista com pneus médios para as primeiras voltas, mas apenas Piastri completou a volta, com Norris a esperar pelos instantes finais para marcar um tempo. Foi a decisão errada, com o inglês a fazer um tempo bastante lento e a qualificar-se em 19.º, o que o deixa com bastante trabalho para amanhã.

    Importa dizer que este resultado é apenas provisório, porque haverá um sem-número de pilotos a serem investigados por um sem-número de ocorrências, ou não fosse isto Fórmula 1. Resta saber de que forma todas estas investigações vão alterar a grelha final, mas, para já, a primeira linha é da Ferrari.

    EQUIPA A TER EM CONTA

    Ferrari – Ninguém contava com isto (nem eles próprios, aparentemente), mas a Ferrari surpreendeu em qualificação e tem a primeira linha para o Grande Prémio da Cidade do México. Veremos de que forma é que a equipa vermelha aborda a corrida do ponto de vista estratégico (tem sido uma dificuldade em anos recentes, embora Sainz já tenha vencido este ano em Singapura muito por conta desse fator), mas, mesmo que não dê para lutar com Max Verstappen, têm tudo para conseguir um bom resultado coletivo.

    PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

    Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – O australiano tem tido vida complicada neste seu regresso à Fórmula 1, com alguns acidentes e também uma lesão que o deixou de fora de algumas corridas. Mas Ricciardo brilhou nesta qualificação, contando com ajuda de Yuki Tsunoda na Q1 e na Q2, mas não na Q3, onde conseguiu o quarto lugar por si só. Uma excelente oportunidade para conseguir um resultado significativo para uma AlphaTauri que ocupa o último lugar do campeonato de construtores.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Bernardo Figueiredo
    Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
    O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.