Antevisão GP Mónaco: São dele as ruas do Principado

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: HOMEM DA CASA VOLTA A CONSEGUIR UMA POLE NUM CIRCUITO EM QUE AINDA NÃO VENCEU: MÓNACO

Já é sabido por todos os amantes da Fórmula 1 que a qualificação do Mónaco é a mais importante do ano. Também é considerado pela maioria que a qualificação do Mónaco é a melhor do ano, pelas surpresas que podem surgir e pelo facto de estar sempre toda a gente em pista a melhorar constantemente. A qualificação deste ano não defraudou as expetativas, com o favorito da casa a conseguir a pole position.

Charles Leclerc tem um registo terrível no Mónaco, sobretudo desde que está na Ferrari. Em 2019, a equipa instruiu o piloto a ficar na box durante a Q1, considerando que já estava a salvo, mas os outros pilotos melhoraram de tal forma que Leclerc foi eliminado, batendo no muro durante a corrida enquanto tentava melhorar. Em 2021 (não houve Mónaco em 2020), Leclerc conseguiu a pole, mas bateu na última tentativa e o carro não estava apto para correr. Em 2022, voltava a sair da pole, mas um erro estratégico da Ferrari deixou-o fora do pódio. E no ano passado, qualificou-se em terceiro, mas uma penalização levou-o a começar em sexto, posição em que terminou a corrida.

Em 2024, o monegasco vai ter mais uma oportunidade, numa pole para a qual teve de trabalhar. A Ferrari estava bastante bem nos treinos livres, com Leclerc em evidência, mas, chegada a qualificação, parecia que a McLaren e Max Verstappen também estavam na luta. Contudo, Leclerc elevou o nível na Q3, terminando com uma volta em 1:10.270 minutos, batendo Oscar Piastri por 154 milésimos de segundo, com Carlos Sainz em terceiro.

Lando Norris colocou o outro McLaren no quarto lugar, uma milésima à frente do Mercedes de George Russell, outro destaque desta qualificação. A grande surpresa da Q3 pela negativa acabou por ser Max Verstappen. O Red Bull não estava totalmente à vontade em Monte Carlo, com Verstappen a denotar alguns problemas nos treinos livres. Na derradeira tentativa, o neerlandês deu um ligeiro toque no muro, mas suficiente para abrandar e terminar apenas em sexto, embora tenha ficado a menos de três décimos da pole. Lewis Hamilton foi sétimo, à frente do VCARB de Yuki Tsunoda, do Alpine de Pierre Gasly e do Williams de Alex Albon, estes últimos dois a chegarem à Q3 pela primeira vez esta época.

Mais atrás, Esteban Ocon deixou o outro Alpine em 11.º, à frente de Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Kevin Magnussen. Outras duas surpresas pela negativa ficaram-se pela Q1, com Fernando Alonso em 16.º e Sergio Pérez em 18.º, com o mexicano atrás de Logan Sargeant. Os Sauber foram os mais lentos da qualificação, com Valtteri Bottas à frente de Zhou Guanyu.

EQUIPA A TER EM CONTA

Ferrari – Parecia ser a melhor equipa durante os treinos livres e foi a equipa que conseguiu o melhor resultado em qualificação. Com o primeiro lugar de Leclerc e o terceiro de Sainz, e tendo a conta a dificuldade em ultrapassar no Mónaco, a equipa de Maranello tem muito boas hipóteses para amanhã.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Oscar Piastri (McLaren) – Fora do âmbito da Ferrari, Piastri é o piloto que está em melhor posição para aproveitar algo que aconteça à sua frente. O australiano sabe que Leclerc ainda não conseguiu vencer aqui, e, caso isso se repita, é ele que pode lucrar.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Anderlecht de Vítor Bruno define sucessor de Santiago García após não chegar a acordo com o Gil Vicente

O Anderlecht está interessado em contratar Thelo Aasgaard, após falhar as negociações com o Gil Vicente por Santiago García.

Olympiacos surpreende e garante reforço da Premier League

Leon Bailey vai trocar o Aston Villa pelo Olympiacos, onde assinará um contrato válido até junho de 2029. Extremo já viaja para a Grécia.

Robert Lewandowski: «O Real Madrid está mais forte com José Mourinho»

Robert Lewandowski admitiu que o Real Madrid está agora mais forte com a chegada de José Mourinho ao comando técnico do clube.

Benfica definiu alvo prioritário para a sucessão de Dodi Lukebakio

O Benfica está interessado no extremo de 21 anos do PSV, Esmir Bajraktarevic. Internacional bósnio esteve muito perto de assinar pelo Sevilla.

PUB

Mais Artigos Populares

Famalicão empresta Gonzalo Pastor ao Unionistas de Salamanca

Gonzalo Pastor foi anunciado no Unionistas de Salamanca. O médio-centro chega do Famalicão por empréstimo até ao final da temporada.

Albert Gudmundsson reforça a Lazio por empréstimo da Fiorentina

Albert Gudmundsson foi anunciado na Lazio. O avançado chega da Fiorentina por empréstimo até ao final da temporada.

Sporting prepara receção ao Nacional com três baixas e já sem Pedro Gonçalves e Daniel Bragança

O Sporting regressou aos trabalhos para preparar o jogo frente ao Nacional, já sem Pedro Gonçalves e Daniel Bragança no plantel.