A ANTEVISÃO: VERSTAPPEN SUPERA RUSSELL, MAS É PENALIZADO E É O BRITÂNICO QUE SAI DA POLE POSITION EM LOSAIL
Max Verstappen já conquistou o quarto título de campeão do mundo consecutivo, mas não mostra sinais de abrandar. Uma semana depois da festa em Las Vegas, o neerlandês foi o mais rápido na qualificação para o Grande Prémio do Qatar, depois de um início de fim de semana mais complicado. Contudo, uma penalização faz com que saia do segundo lugar.
Na corrida sprint que se disputou horas antes, Verstappen foi apenas oitavo classificado, depois de um mau arranque e de não conseguir entrar na zona de DRS de um Haas. A Red Bull parece ter mexido bem no carro e Verstappen fez a diferença a partir do volante. O neerlandês rodou em 1:20.520 minutos, batendo Russell por 0.055 segundos.
O britânico da Mercedes também era candidato à pole position e tinha a pole provisória depois das primeiras voltas, também por uma margem curta. Russell não melhorou a sua última tentativa, ficando a queixar-se de um incidente com Verstappen perto do final da sua volta de preparação, quando o britânico acelerou e quase batia no Red Bull, que estava mais lento na pista. O incidente foi investigado pelos comissários e estes decidiram dar uma pouco comum penalização de um lugar na grelha ao neerlandês, invertendo a ordem da primeira linha da grelha.
Atrás, os McLaren vão sair da segunda linha, com Lando Norris à frente do homem a quem ofereceu a vitória na corrida sprint, Oscar Piastri. Os Ferrari, que estão em luta com a McLaren pelo título de construtores, saem de quinto e sétimo, com Charles Leclerc à frente de Carlos Sainz, e com o Mercedes de Lewis Hamilton pelo meio. Fernando Alonso conseguiu um bom oitavo lugar com o Aston Martin, à frente do Red Bull de Sergio Pérez e do Haas de Kevin Magnussen.
Pierre Gasly sai em 11.º, à frente dos dois Sauber (boa qualificação de ambos, com Zhou Guanyu à frente de Valtteri Bottas), de Yuki Tsunoda e de Lance Stroll. Pela Q1, ficaram Alex Albon, Liam Lawson, Nico Hulkenberg, Franco Colapinto e Esteban Ocon.
EQUIPA A TER EM CONTA
McLaren – A equipa papaia já esteve em destaque na corrida sprint, pela dobradinha que fez e sobretudo pela decisão de Lando Norris em oferecer a vitória a Oscar Piastri. Amanhã, a curiosidade é perceber se conseguem conquistar já o título de construtores, podendo fazê-lo se fizerem nova dobradinha e um deles conseguir a volta mais rápida.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Max Verstappen – Há muitas corridas que a Red Bull deixou de ter a vantagem que tinha durante todo o ano de 2023 e Verstappen continua a fazer coisas incríveis com o seu carro. Numa corrida que se prevê disputada entre vários carros, resta saber se o campeão do mundo consegue vencer mais uma prova, mesmo com a penalização de que foi alvo.