Bem-Vinda de volta, McLaren! | Fórmula 1

- Advertisement -

A HISTÓRIA, DESDE BRUCE MCLAREN, ATÉ AO PERÍODO DOURADO DA EQUIPA

A estreia da McLaren na Fórmula 1 data de 1966. O Grande Prémio do Mónaco desse ano foi o ponto de partida para uma equipa que, apesar das diferentes peles que vestiu ao longo dos anos, se estabeleceu como uma das melhores da modalidade. Bruce McLaren, na altura, provavelmente nunca pensou que tinha construído a primeira pedra de uma herança histórica.

Os anos foram passando e nem sempre se vislumbraram períodos de ouro para a formação inglesa. A Scuderia Ferrari, a única que se mantém há mais anos em competição, sempre foi um osso duro de roer ao longo de várias épocas. Não foram nada raras as vezes em que passavam a hegemonia de testemunho. Ora ganhas tu, ora ganho eu.

Nas instalações da McLaren, em Woking, moram oito títulos da construtora e 12 troféus individuais de pilotos. Com tudo somado são, até ao momento, 183 corridas vencidas e 493 pódios com o nome da equipa inglesa cravado na história. Sem ameaça, são a segunda marca mais bem-sucedida de sempre na Fórmula 1.

Pelos bancos dos carros, passaram alguns dos melhores pilotos de sempre. Depois da morte trágica de Bruce McLaren, em 1970, foi com Teddy Mayer que conseguiram colher o primeiro campeonato para a construtora, quatro anos mais tarde, com a valiosa ajuda do campeão, o brasileiro Emerson Fittipaldi. Já em 1976, o irreverente James Hunt levou para casa o Campeonato do Mundo de pilotos.

Durante toda a história da empresa, a aposta nos jovens pilotos era uma filosofia a seguir. Muitos começaram em equipas modestas, mas com a transferência para a formação inglesa, muitos provaram que, com um carro superior, eram candidatos a ser campeões do mundo.

Depois de algumas temporadas competitivas, a McLaren estava num túnel que parecia sem saída possível. Sem o espírito vitorioso a rondar as instalações, Ron Dennis comprou a equipa, em 1980, aos donos principais e mudou, em poucos anos, as perspetivas da marca.  Seguiram-se, então, as páginas mais douradas dos ingleses.

Até 1999, foram conquistados sete dos oito títulos da construtora. De forma individual, contam-se nove campeonatos do Mundo de pilotos com o fato de macaco da McLaren vestido. Desde Nikki Lauda, passando por Alain Prost e Ayrton Senna e terminando no finlandês Mika Hakkinen, não faltaram razões para o sorriso dos profissionais de Woking.

Foto de Capa: McLaren

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José María Gallego e o negócio de Geny Catamo com o Sporting: «Não é normal que em Portugal que um clube como o Amora...

José María Gallego negociou com o Sporting a venda de uma grande percentagem do passe do extremo aos leões.

João Félix e o Mundial 2026: «Com uma pontinha de sorte, acredito que podemos conquistar o troféu»

João Félix vai agora de férias antes de se juntar aos trabalhos da Seleção Nacional para o Mundial 2026. Eis o que disse o jogador.

João Félix recorda mudança após ganhar a Liga Saudita: «Acabou por ser uma época fantástica e terminou da melhor forma»

João Félix falou à imprensa após o Al Nassr conquistar a Liga da Arábia Saudita. Avançado abordou feito, transferência e abraço a Cristiano Ronaldo.

Benfica: Amar Dedic vive dia especial e revela ainda palavras de José Mourinho

Amar Dedic viveu um dia especial: elevado a cidadão honorário da cidade de Gracanica (Bósnia) e ainda homenageado na aldeia onde os pais nasceram.

PUB

Mais Artigos Populares

Arouca pede valor próximo aos 10 milhões de euros por craque da equipa: há 1 interessado

O Arouca não está muito interessado em perder Taichi Fukui, jogador que é alvo do Rayo Vallecano para o mercado de verão.

Sporting: fórmula de sucesso é para ser usada com Maxi Araújo

O Sporting vai tentar manter Maxi Araújo por mais uma temporada, repetindo as fórmulas usadas com Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres.

Não é só Thiago Silva: há mais um jogador que vai anunciar a saída do FC Porto

Luuk de Jong prepara-se para sair do FC Porto. O ponta de lança não renovará o seu contrato com o emblema do Dragão.