📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1: Análise à época de 2019

- Advertisement -

SEGUNDA METADE DA ÉPOCA

Após uma primeira parte de época muito caraterizada pelo domínio excessivo da equipa da Mercedes, dividimos a época em duas partes, na qual a segunda parte se insere nas corridas após a silly season, ou mais conhecida “pausa de verão”.

E não poderia ter começado da melhor maneira. Habituados à hegemonia da Mercedes na primeira parte, eis que a Ferrari apresenta-nos, finalmente, o carro que merece.

Charles Leclerc celebra a sua primeira vitória da carreira no GP da Bélgica (e a primeira da Ferrari na época), num fim-de-semana amargo para a comunidade de desportos motorizados, aquando da morte de Anthoine Hubert na Fórmula 2.

A Ferrari continuava a deixar os tifosi entusiasmados, quando consegue ganhar em casa, em Monza, após 10 anos de jejum, mais uma vez, com o jovem monegasco a deixar-se levar pelo triunfo.

Charles Leclerc vence o GP de Itália, 10 anos depois da Ferrari ter vencido o GP de casa pela última vez
Fonte: Formula 1

Em território asiático, Charles Leclerc e Sebastian Vettel trocavam de papéis, quando o “rei de Singapura” fez jus a este título, ganhando o primeiro GP da época.

Neste andamento, o campeonato parecia muito mais competitivo, com um acordar de uma Ferrari que, infelizmente, já tinha acordado tarde para conseguir lutar por algum título. Porém, seria a partir daqui que o pequeno bom momento da Ferrari acabava.

Seria na Rússia que o domínio da Mercedes chegava para ficar. Com uma dobradinha da equipa alemã, a Ferrari erra completamente na estratégia, deixando cair cada vez mais a luta com os homens da frente.

A confirmação finalmente chegava: Num fim-de-semana onde a qualificação e a corrida foram ambas no Domingo, a Mercedes torna-se campeã – com quatro corridas de antecedência – num ventoso Japão, com a vitória de Valtteri Bottas em território nipónico.

A Mercedes torna-se, pela sexta vez consecutiva, campeã do mundo de Construtores
Fonte: Mercedes AMG-F1

Em continente americano, a recém campeã Mercedes continua a dar que falar, tanto no GP mexicano, como no GP dos Estados Unidos – até porque, neste último, Lewis Hamilton sagra-se, mais uma vez, campeão do mundo.

Com o campeão já definido a duas corridas do final da época, parece que já não há nada que agarre o público a ver.

Seria assim mesmo, se o GP do Brasil não nos tivesse cativado tanto nas últimas voltas da corrida. O drama brasileiro acaba com uma vitória de Max Verstappen, seguida de um impressionante segundo lugar de Pierre Gasly (Toro Rosso) que conquista o seu primeiro pódio. Mas não seria o único a fazê-lo, pois Carlos Sainz (McLaren), devido à penalização dada a Hamilton, acaba em terceiro lugar. Um autêntico “samba” para os dois pilotos, e uma das melhores corridas da época, por ter sido tão imprevisível.

Pierre Gasly conquistou, este ano, o seu primeiro pódio, e o segundo da equipa italiana
Fonte: Scuderia Toro Rosso

Finalmente, o GP menos esperado do ano: Abu Dhabi encerra assim mais uma época, e acaba por dar a certeza de que a Mercedes foi a melhor equipa em pista – tanto no próprio GP, como no ano.

Apesar de toda a hegemonia da Mercedes (já falada muitas vezes), a Ferrari conseguiu mostrar (principalmente na segunda parte da época) que ainda pode ser competitiva. Max Verstappen quererá, sem dúvida, fazer com que a Red Bull volte aos seus tempos de glória.

Nas equipas de meio pelotão, a McLaren foi considerada a quarta melhor equipa, numa época excelente para a equipa britânica. Nas desilusões, fica a Haas e a Williams, que reservaram os últimos lugares da tabela este ano.

Agora, na espera de mais quatro longos meses para o arranque da nova temporada, os desejos de que seja uma boa época e com mais luta desde o início, é muito grande. Esperemos que assim seja.

Foto De Capa: Formula 1

Artigo de Angelina Barreiro e Luís Manuel Barros

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara emite comunicado contra a Liga Portugal: eis o motivo

O Santa Clara vai disputar a partida frente ao Arouca no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. Os açorianos tentaram mudar a data do jogo.

Mehdi Taremi pode falhar o Mundial 2026: eis o motivo insólito

Mehdi Taremi tem estado em destaque ao serviço do Olympiacos, mas pode não fazer parte dos convocados do Irão no Mundial 2026.

«Quando ouvimos falar em investidores ficamos de pé atrás devido aos casos que temos tido no nosso futebol, mas na Naval 1893 tem corrido...

Gonçalo Maria concedeu uma entrevista ao Bola na Rede onde abordou a transferência para a Naval e a atual temporada do histórico clube no CP.

Bomba: Neom disposto a oferecer 100 milhões de euros por ex-Manchester United

O Neom está disposto a avançar com 100 milhões de euros para garantir a contratação de Mason Greenwood, jogador do Marselha.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting começou a preparação da partida contra o AVS SAD na Alemanha

O Sporting arrancou esta quarta-feira a preparação do encontro frente ao AVS, relativo à próxima jornada da Primeira Liga.

José Mourinho soma 3 três vitórias em 9 jogos frente ao Nápoles

O Benfica enfrenta o Nápoles na sexta jornada da Champions League. José Mourinho já jogou nove vezes contra os italianos.

Francesco Farioli comenta alterações no calendário: «Estamos a preparar um pequeno estágio»

O FC Porto vai receber esta noite o Malmo na sexta jornada da Europa League. Francesco Farioli já fez a antevisão.