Quais são os países com mais títulos na Fórmula 1?

    modalidades cabeçalho

    Principal categoria de desporto a motor do mundo, a Fórmula 1 tem uma verdadeira legião de fãs mundo afora. Atualmente, o grande nome da F1 é Max Verstappen, embora, é claro, o heptacampeão Lewis Hamilton continue ativo. Mas, historicamente, qual país formou o maior número de campeões? Adeptos de todo o mundo têm utilizado o codigobonus.pt para mostrar todo o seu conhecimento sobre o esporte.

    Desde os primórdios da categoria, em 1950, diversos pilotos – de nacionalidades diferentes – já conquistaram o campeonato. Quais países, portanto, lideram este ranking?

    Reino Unido – 20 conquistas

    A maior parte dos títulos da Fórmula 1 foi conquistada por pilotos do Reino Unido. Ao todo, 10 pilotos daquela região do mundo conseguiram 20 troféus.

    O principal deles, Lewis Hamilton, conquistou o campeonato nada menos do que sete vezes.

    Mas essa lista também inclui nomes de peso como Jim Clark, Graham Hill, Jackie Stewart e Nigel Mansell.

    Alemanha – 12 conquistas

    É incrível pensar no tamanho do impacto de Michael Schumacher na Alemanha. Antes dele, o país jamais havia conquistado um título de Fórmula 1.

    No entanto, o piloto nascido em Colónia venceu sete temporadas e abriu as portas para que outros alemães tivessem sucesso na modalidade.

    Depois dele, Sebastian Vettel (4 títulos) e Nico Rosberg (1 título) também colocaram os seus nomes na história do desporto.

    Brasil – 8 conquistas

    Fora da Europa, o país mais bem-sucedido na Fórmula 1 é o Brasil, que já formou alguns dos maiores pilotos da história.

    Para muitos, aliás, o tricampeão Ayrton Senna é o melhor de todos.

    Mas, além dele, outros dois brasileiros foram campeões na F1. Nelson Piquet, assim como Senna, conquistou três campeonatos, e Emerson Fittipaldi obteve dois títulos.

    Argentina – 5 conquistas

    Outro país sul-americano com bastante tradição na Fórmula 1 é a Argentina.

    Todas as cinco conquistas argentinas, porém, são provenientes do mesmo piloto: o lendário Juan Manuel Fangio.

    Ele foi o primeiro grande piloto da modalidade e, até hoje, é celebrado como um dos maiores de todos os tempos.

    Austrália/França/Áustria/Finlândia – 4 conquistas

    Austrália, França, Áustria e Finlândia também podem se orgulhar das suas conquistas na Fórmula 1.

    Assim como Fangio foi responsável por todos os títulos argentinos, Alain Prost conquistou os quatro troféus franceses. Já os australianos tiveram o tricampeão Jack Brabham (1959, 1960 e 1966) e, depois, obtiveram a quarta conquista com Alan Jones, em 1980.

    Por sua vez, a Áustria contou com Niki Lauda (3) e Jochen Rindt (1), enquanto a Finlândia produziu Mika Häkkinen (2), Keke Rosberg (1) e Kimi Räikkönen (1).

    Esses, portanto, são os países com mais conquistas na história da F1. Mas há outros que também já tiveram pilotos campeões.

    A lista completa tem Itália (3), Estados Unidos (2), Espanha (2), Países Baixos (2), Canadá (1), Nova Zelândia (1) e África do Sul (1).

    Será que, nos próximos anos, alguma outra nação conseguirá entrar no ranking?

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.