📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Serão as qualificações «sprint» realmente necessárias? | Fórmula 1

- Advertisement -

Depois de uma ideia inicial de seis sprint qualifying para o presente ano, a Fórmula 1 anunciou no dia 14 de fevereiro que o campeonato contará com três corridas de 100km e que irão definir a grelha de domingo. Mas serão mesmo necessárias?

Para os mais desatentos: as sprint qualifying ou sprint races são corridas de 100km cujo grid é definido numa qualificação feita na sexta-feira. No sábado haverá ainda um treino no início da manhã e logo a realização da corrida que irá definir o grid de domingo, que contará com a corrida principal.

Esta sprint também tem pontos atribuídos – antes da mudança de dia 14, somente os três primeiros ganhavam pontos (1º – 3/ 2º – 2/ 3º – 1). Agora, são os pilotos de primeiro a oitavo pontuam (1º – 8 / 2º – 7 / 3º – 6…7º – 2/8º – 1).

As três corridas anunciadas serão realizadas nos GPs da Áustria, Emília Romagna (Ímola) e Brasil, com as seguintes alterações: sexta-feira com o primeiro treino livre de 60 minutos, seguido da qualificação com Q1, Q2 e Q3; sábado com o segundo treino livre, também de 60 minutos, seguido da sprint qualifying, que define a grelha de domingo; domingo com a corrida principal.

Este novo sistema, porém, poderá trazer algumas desvantagens: uma delas, o facto de o campeonato poder ser decidido mais rápido que noutras circunstâncias pelo número de pontos que o primeiro lugar recebe. São 24 pontos no total que o piloto que acabe as três corridas em primeiro lugar pode receber. Depois, o piloto que ficar na pole de sexta poderá não começar em primeiro lugar na corrida de domingo, dependendo das circunstâncias de sábado. E por último, é algo que desagrada à maioria dos fãs que segue o desporto.

Apesar dos protestos, a categoria rainha do desporto motorizado avançou com a ideia. Não acredito que as sprint qualifying possam dar mais interesse ao fim de semana, para além de tirarem tempo de treino para novas peças ou estratégias, uma vez que teremos novos monolugares para este ano. Monolugares esses que, segundo as regras, foram feitos de propósito para existirem corridas mais emocionantes, roda com roda, descartando completamente a ideia de uma qualificação em estilo de corrida.

Áustria, Ímola e Brasil poderão provar o contrário, mas até agora, não existe benefício em continuar com este método de qualificação. Pode ser que mudem de ideias para 2023, depois de vermos a verdadeira performance dos carros deste ano.

Foto de Capa: Formula 1

Artigo redigido por Ana Catarina Ventura

Ana Catarina Ventura
Ana Catarina Venturahttp://www.bolanarede.pt
Esta é a Ana Catarina. Apaixonou-se pela Fórmula 1 com 14 anos e a partir desse momento, descobriu o mundo do desporto motorizado. Graças a isso, seguiu o caminho do jornalismo até se licenciar em Jornalismo e Comunicação, na capital do Alto Alentejo.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.