A CORRIDA: O ESPETÁCULO DAS ULTRAPASSAGENS
Edoardo Mortara começou da pole position e conseguiu a liderança, enquanto António Félix da Costa tentou chegar ao segundo lugar, numa tentativa de ultrapassar Alexander Sims, mas sem sucesso. Numa outra tentativa, o português conseguiu ultrapassar o britânico e, desse momento para a frente, foi perder posições para André Lotterer e Jean Éric Vergen, ficando em quinto.
.@afelixdacosta swoops past @AlexanderSims to take P2 ⚔️
LIVE timing 👉 https://t.co/UA9ig2D3Mc
🇩🇪 2022 @Shell_Recharge #BerlinEPrix | @DSTECHEETAH pic.twitter.com/xK0Wnq2jSb
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) May 14, 2022
Nenhum piloto utilizou o Attack Mode quando o mesmo foi autorizado, até Pascal Wherlein e Nick De Vries se atreverem a sair da posição de pista para ganhar mais velocidade durante três minutos. Dentro do TOP 5, foi Alexander Sims o primeiro piloto a utilizar o Attack Mode. Logo a seguir, Lotterer também ativou o seu AM e, com isso, perdeu a posição para Sims.
Wherlein, ainda com AM ativado, ultrapassou Vergne e o mesmo responde ativando o seu modo de ataque. Entretanto, a meio do pelotão, formou-se um comboio de Stoffel Vandoorne, que ainda não tinha ativado o seu AM. Félix da Costa ativa o seu modo de ataque, caindo para quinto.
André Lotterer e Jean Eric Vergne ultrapassaram Alexander Sims, seguidos por Félix da Costa. Com a ajuda de ordens de equipa, Lotterer ultrapassa Wherlein, que quase perdia a posição para Vergne. Acabou por perder a posição para ambos os DS, com um ligeiro toque de Felix e Wherlein.
The battle between the @PorscheFormulaE and @DSTECHEETAH drivers is well and truly 🔛
Wheel-to-wheel racing is what it’s all about!
LIVE timing 👉 https://t.co/UA9ig2D3Mc
🇩🇪 2022 @Shell_Recharge #BerlinEPrix pic.twitter.com/XbhETiLA1O
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) May 14, 2022
Com 22 minutos para o fim da corrida, Edoardo Mortara decide ativar o seu AM, perdendo uma posição e saindo à frente de Da Costa. Vergne a tentar a ultrapassagem a Sims, enquanto Da Costa perde para Vandoorne. Felix ativa AM, perde para Wherlein
Vandoorne foi o primeiro piloto a usar o fanboost para se aproximar dos primeiros. Lotterer ativa o AM, e perde a posição para Vandoorne. Mais tarde, Vandoorne perde posição para Lotterer para ativar o AM.
This is far from over! 👀
LIVE timing 👉 https://t.co/UA9ig2D3Mc
🇩🇪 2022 @Shell_Recharge #BerlinEPrix pic.twitter.com/pKGR2iTBzQ
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) May 14, 2022
Vergne ultrapassa Vandoorne depois de usar fanboost. Sem tempo adicionado à corrida, foram minutos finais muitos tensos, com uma tentativa de ultrapassagem de Vergne a Mortara para a liderança de E-Prix, mas sem sucesso. Com esse erro, Mortara ganha vantagem e o belga consegue uma maior aproximação do francês, formando-se um comboio de cinco carros, entre o segundo e sexto lugar. Na última volta, já sem energia nenhuma, ainda há tempo para ultrapassagens, com Felix da Costa a perder posição para Evans e mais outros pilotos.
A corrida termina com vitória para a Edoardo Mortara no Venturi #48, seguido de Jean Eric Vergne, que conseguiu manter a posição no DS Techeetah #25 e para fechar o pódio o Mercedes #5 de Stoffel Vandoorne.
That winning moment for @edomortara and @VenturiFE 🥳👏
🇩🇪 2022 @Shell_Recharge #BerlinEPrix pic.twitter.com/5TCYyv6Ni1
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) May 14, 2022
PILOTO DO DIA
Drops back to P12 after the start, ends up on the podium anyway… What. A. Drive. 👏👏 👏 #BerlinEPrix #WeDriveTheCity #ABBFormulaE pic.twitter.com/JUN5IJ9TnX
— Mercedes-EQ Formula E Team (@MercedesEQFE) May 14, 2022
Stoffel Vandoorne – Começou de oitavo no grid e teve momentos em que estava muito atrás do primeiro lugar. Com uma boa estratégia e calma, o atual líder do campeonato conseguiu chegar ao pódio e chegou mesmo a estar muito perto do segundo lugar.
DESILUSÃO DO DIA
António Félix da Costa termina a corrida com problemas de energia, em 8º lugar.
JEV foi 2º, conquistando mais um pódio para a @DSTECHEETAH!#DSPerformance #BerlinEPrix #AntonioFelixDaCosta #FormulaEEleven pic.twitter.com/mLhLlqUw6q
— DS Portugal (@DS_Portugal) May 14, 2022
António Félix da Costa – Tudo apontava para uma posição de pódio ou até um TOP 5 pelas várias ultrapassagens feitas pelo português durante a corrida. Mas, por um problema relacionado com a sua energia, o mesmo terminou no oitavo lugar.
Rescaldo da autoria de Ana Catarina Ventura, redatora de Modalidades
Artigo revisto por Joana Mendes