Molhado? Seco? Desisto, levo pneus mistos

- Advertisement -

A sexta ronda do Campeonato de Portugal de Ralis levou os carros até Castelo Branco. Juntamente com o CPR, esta prova organizada pela Escuderia Castelo Branco também juntou o pelotão da Peugeot Rally Ibérica, competição que viu a sua primeira ronda em asfalto.

Tal como na ronda anterior, a meteorologia teve um papel extremamente importante neste rali. Chovia, secava e depois chovia. Pilotos e equipas levavam pneus de chuva, o piso estava seco, peso molhado, pneus de piso seco. Uma autêntica lotaria.

Armindo Araújo e Luís Ramalho chegavam na liderança do campeonato após vitória na ronda anterior. Novidades neste rali foi a inclusão do Citroen C3 R5 de José Pedro Fontes que teve a sua estreia em asfalto no território português. No antigo carro de José Pedro Fontes estava o espanhol Pepe López. O espanhol, para quem não sabe, é um produto da Peugeot Rally Academy, acostumado ao carro “rival” da PSA, o Peugeot 208 T16 R5. Este rali foi o seu primeiro do ano e foi o primeiro numa máquina diferente na sua carreira, apesar do Citroen DS3 R5 ser semelhante ao Peugeot 208 T16 R5. João Barros voltava ao CPR com o seu Ford Fiesta R5 e desta vez era navegado por António Costa, que na ronda anterior tinha pilotado um Peugeot 208 R2.

Pepe López pilotou pela primeira vez o Citroen DS3 R5 e deu-se muito bem com o “irmão” do Peugeot 208 T16 R5, ao qual está mais habituado
Fonte: Escuderia Castelo Branco

No primeiro dia de rali o destaque vai para o espanhol Pepe López. Habituado a competições como o FIA ERC, este liderou o rali até à super-especial citadina no centro de Castelo Branco, onde um erro de percurso fez com que a penalização, que no meu ver continua a ser dura e a FPAK deveria rever este regulamento, fosse de 3m e que este caísse para 16º na geral.

Neste primeiro dia, onde a chuva marcou presença em alguns troços, viu João Barros continuar com um ritmo muito elevado, conseguindo até ganhar a super-especial. Ricardo Teodósio e José Pedro Fontes também mostraram grande ritmo, numa luta que perdurou até à última classificativa. Assim, o primeiro dia terminava com José Pedro Fontes a liderar, Ricardo Teodósio na segunda posição e João Barros num surpreendente terceiro lugar. Armindo Araújo, que tinha falhado na escolha de pneus no início do rali, encontrava-se na quarta posição, enquanto o seu adversário mais próxima no campeonato, Miguel Barbosa, encontrava-se na quinta posição, após um dia mau, que culminou com um pião na super-especial. Pedro Meireles era sexta e não parecia estar muito confiante com o carro.

José Pedro Fontes mostrou a competitividade do novo modelo da marca francesa. O Citroen C3 R5 portou-se muito bem em asfalto
Fonte: Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting

Segundo e último dia do rali de Castelo Branco viu os pilotos correrem em seis classificativas. Mais uma vez, o piloto espanhol Pepe López voltou a dominar, lutando com José Pedro Fontes pela vitória em cada classificativa. Assim, o espanhol conseguiu acabar o rali em sétimo da geral. No CPR, a luta aquecia entre José Pedro Fontes e Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5). Os pilotos chegaram à última classificativa separados apenas por 3.8s.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo Mora comenta regresso de Cardoso Varela ao FC Porto: «De volta onde sempre pertenceste»

Rodrigo Mora não ficou indiferente ao regresso de Cardoso Varela ao FC Porto. «De volta onde sempre pertenceste», escreveu.

Rudi Garcia está de saída da Seleção da Bélgica e já reagiu

Rudi Garcia não vai continuar como selecionador da Bélgica. Contrato termina a 31 de julho de 2026 e não haverá renovação.

Braga empresta Amine El Ouazzani a clube da Ligue 1 e já é oficial

O Angers já oficializou a contratação de Amine El Ouazzani. Braga emprestou o avançado de 25 anos até ao final da época.

Benfica: Já é conhecida a hora de treino, viagem e conferência de antevisão relativo ao jogo com o St. Gallen

Já é conhecido o programa de imprensa para o St. Gallen x Benfica. Eis a hora do treino, da viagem e da conferência de antevisão.

PUB

Mais Artigos Populares

E se o Benfica não passar pelo St. Gallen? Eis o possível adversário dos encarnados

Se o Benfica for eliminado pelo St. Gallen, jogará a Conference League frente ao vencedor do duelo entre Sheriff e Maccabi Haifa.

O Olimpo do futebol: Rodri iguala registo de Messi e entra em lote restrito de vencedores do Mundial

Rodri alcançou um marco histórico no futebol mundial ao conquistar quatro grandes troféus, igualando apenas 7 lendas do desporto.

Braga já conhece o possível adversário na 3.ª pré-eliminatória da Conference League

O Braga já conhece os possíveis adversários na terceira pré-eliminatória da Conference League. Os minhotos têm primeiro de passar o Zeleznicar Pancevo.