Chegou a hora do «Falcão» voar? | MotoGP

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    A relação entre a KTM e o piloto português já viu dias melhores, com ligações à marca desde os tempos de Moto 3 em 2015, altura em que trocou a Mahindra pela Red Bull KTM Ajo.

    Miguel Oliveira fez o seu percurso até à categoria rainha na mesma marca, passando para Moto 2 com a mesma equipa até que no seu ano de estreia em 2019, integrou a Red Bull KTM Tech 3. O “Falcão da Charneca da Caparica” venceu na Moto 3 por seis vezes, o mesmo número de vezes que no escalão acima, de Moto 2. Na maior e mais exigente categoria da motovelocidade, desde 2019 até agora, Miguel conseguiu estar no degrau mais alto do pódio em quatro ocasiões distintas e conquistou dois segundos lugares na temporada anterior.

    A temporada de 2021 foi algo conturbada para o piloto da KTM, tendo passado por momentos muito complicados e múltiplos abandonos de corrida ao mesmo tempo que conseguiu exibições excelentes. A relação entre Miguel e a marca que representa nem sempre foi um mar de rosas, o que deu aso à propagação de algumas teorias entre os fãs da modalidade de que o piloto luso era preterido em relação ao colega de equipa Brad Binder, em termos de gestão de material e estratégia de equipa.

    No entanto, mesmo no período em que esteve em alta, o piloto sempre se mostrou comprometido e agradecido à marca que lhe abriu as portas ao Moto GP, reafirmando publicamente que tinha contrato e um compromisso para cumprir com a construtora austríaca, no seguimento de rumores que surgiram na imprensa de uma alegada proposta pelos seus serviços, por parte da Yamaha.

    Rapidamente as coisas mudaram com o desenrolar da temporada de 2021, o piloto parecia não se entender com os problemas e limitações constantes da moto e surgiram novos rumores sobre os lugares na equipa principal da KTM, sendo que apenas o português tinha o seu futuro por resolver e cada vez mais a ideia de o piloto ter de abandonar a equipa ganhava mais força.

    Desde esse período até recentemente, Miguel sempre se mostrou recetivo e focado na renovação pela equipa que representa desde 2015, contudo, o piloto foi surpreendido quando lhe foi comunicado que a única forma de poder continuar a bordo era se aceitasse a despromoção para a Tech 3, equipa satélite da KTM que representou aquando da sua estreia no campeonato. Isso foi algo que não caiu bem ao piloto que afirmou publicamente que não aceitaria essa proposta e que iria analisar as propostas existentes.

    Ainda não é oficial qual será a equipa que o português vai representar em 2022 mas ao que tudo indica, na sequência da divulgação de uma fotografia de Miguel Oliveira com o seu pai Paulo Oliveira a entrar na garagem da Gresini Racing acompanhados de Paolo Ciabatti, diretor desportivo da Ducati, o piloto português irá muito possivelmente assinar pela equipa satélite da marca italiana.

    Em termos práticos e caso esta transferência se confirme, é entusiasmante pensar na hipótese do Miguel Oliveira a dirigir uma moto conhecida pela sua velocidade de ponta e explosividade, aliada à condução arrojada e aos arranques fulminantes característicos dele.

    Apesar de um canal desportivo português ter avançado ontem com a informação que o Miguel já tinha assinado pela Gresini, a verdade é que depois disso o piloto reuniu-se igualmente com a equipa satélite da Yamaha, a RNF Racing. A verdade é que como o Miguel tinha partilhado com a imprensa, ele tem diversas propostas em mãos e vai levar o seu tempo para as estudar e escolher a que melhor conjugue o valor monetário com o projeto desportivo.

    Para além disso, chegou a ser especulado um interesse da Suzuki, que, entretanto, revelou que tenciona abandonar a Moto GP no final do ano, o que muda esse cenário e também o nome da Honda surgiu na conversa, pelo que o melhor a fazer é mesmo aguardar por uma confirmação oficial por parte do piloto e/ou a marca que decidir contratá-lo para a temporada de 2022.

    Uma coisa é certa, tome a decisão que tomar, o piloto português certamente irá orgulhar o seu país e deliciar os amantes da modalidade com a sua condução.

    Foto de Capa: MotoGP

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    Henrique Conceição
    Henrique Conceiçãohttp://www.bolanarede.pt
    O Henrique adora ver futebol, seja o tradicional futebol de 11, futebol de praia, futsal ou até uma simples peladinha entre amadores.