Publicidade

GP Barcelona: Abram alas ao novo campeão

Bernardo Figueiredo · 2 min

GP Barcelona: Abram alas ao novo campeão
Foto: MotoGP

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: BAGNAIA FEZ O QUE LHE COMPETIA EM BARCELONA, MAS JORGE MARTÍN GERIU A VANTAGEM E É O NOVO CAMPEÃO DO MUNDO

Jorge Martín é o novo campeão do mundo de MotoGP. Após uma época inteira de luta intensa pela supremacia entre o espanhol e Francesco Bagnaia, era Martín que vinha para esta ronda com uma vantagem praticamente irrecuperável. Para a corrida deste domingo, o espanhol tinha 19 pontos de avanço para gerir e foi exatamente isso que fez.

Francesco Bagnaia, que era o campeão em título e termina esta época como vice-campeão, fez exatamente aquilo que tinha de fazer. O italiano venceu o sprint de sábado e também venceu a corrida deste domingo, mas só isso não bastava. O italiano tinha de esperar que Martín acabasse abaixo do nono lugar para ter hipóteses de revalidar o título, mas o novo campeão do mundo terminou no terceiro lugar.

A corrida em si não teve grande interesse, para sermos honestos. Bagnaia saía da pole position e chegou à primeira curva na liderança, com Jorge Martín em segundo. Contudo, Marc Márquez tinha mais ritmo do que o piloto da Pramac e ultrapassou-o rapidamente. O espanhol esteve sempre perto de Bagnaia na frente, mas, fosse por ordens da Ducati ou porque não conseguia, nunca atacou realmente o italiano.

Martín também nunca largou o terceiro lugar, com Aleix Espargaró em quarto a ser aquele que mais trabalho teve para tentar segurar os pilotos que vinham atrás dele, nomeadamente Álex Márquez, que tentou passar, mas Aleix, a cumprir a sua última corrida como piloto a tempo inteiro de MotoGP, nunca foi deixando, até que Álex Márquez finalmente passou, a duas voltas do fim. Mas, com Bagnaia a vencer e Martín a terminar em terceiro, o espanhol termina o campeonato com dez pontos de vantagem sobre Pecco e é o novo campeão do mundo.

Atrás do top-5, Brad Binder terminou na sexta posição, à frente de Enea Bastianini e Franco Morbidelli, com Marco Bezzecchi e Pedro Acosta a fecharem o top-10. Miguel Oliveira foi 12.º, atrás de Fabio Quartararo, com o português a começar em 14.º e a passar a corrida praticamente inteira à volta desses lugares. Jack Miller, Johann Zarco e Maverick Viñales fecharam os lugares pontuáveis.

PILOTO DO DIA

Jorge Martín (Pramac) – Não foi de todo a sua corrida mais memorável, mas Martín sabia exatamente o que tinha de fazer para se sagrar campeão do mundo e foi isso que fez, gerindo na corrida sprint e também na corrida longa. Aliás, as corridas sprint são um fator importante do título do espanhol, sendo aí que foi criada a maior vantagem para Bagnaia ao longo do ano.

DESILUSÃO DO DIA

Maverick Viñales (Aprilia) – Viñales começou extremamente bem esta época, mas foi caindo de rendimento com o passar das corridas. A Aprilia tem sérios problemas no que toca ao arranque das corridas, com Viñales a começar em sétimo, mas a terminar praticamente fora dos pontos.

Bernardo Figueiredo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Luuk de Jong | O que poderia ter sido no Dragão sem lesões

A passagem de Luuk de Jong pelo FC Porto deixa uma sensação de que poderia ter sido muito mais marcante se as lesões não tivessem surgido pelo caminho. Apesar das dificuldades físicas que enfrentou, o avançado neerlandês demonstrou qualidades que justificavam a confiança depositada nele e que faziam acreditar num contributo importante para a equipa azul e branca. Luuk de Jong é um ponta de lança com características muito próprias. A sua capacidade de jogar de costas para a baliza, a força no jogo aéreo, o sentido de posicionamento e a eficácia na finalização fazem dele um avançado capaz de resolver jogos e oferecer soluções diferentes no ataque. Num clube como o FC Porto, habituado a lutar por títulos e a competir ao mais alto nível, estas qualidades poderiam ter sido fundamentais, sobretudo nos momentos em que a equipa precisava de alguém capaz de transformar cruzamentos e oportunidades em golos.

Miguel Costa · 2 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.