GP República Checa: Brad Binder faz história em Brno

- Advertisement -

A CORRIDA: ALGUÉM QUE PEGUE NOS LIVROS, PORQUE FOI FEITA HISTÓRIA

Não podia ter começado da melhor maneira o GP da República Checa, pois quem pensava que estava tudo controlado por Johann Zarco (Esponsorama Racing) na partida, enganou-se. Franco Morbideli (Petronas Yamaha STR) foi aquele que saiu melhor e depressa arrancou para ter uma enorme vantagem logo desde início. No entanto, temos também de dar uma atenção à partida de Brad Binder (KTM Factory Racing) e dos irmãos Espargaró (Pol e Aleix).

As primeiras voltas mostraram um domínio da Petronas Yamaha STR e da KTM, que ocupavam as quatro primeiras posições. Binder mesmo longe do primeiro lugar já mostrava que queria muito um pódio e nem com Morbideli longe deixava de sonhar com o 1.º lugar. O italiano não esperava de todo aquilo que mais para a frente iria acontecer na corrida.

Já tínhamos destacado o início dos irmãos Espargaró e com 12 voltas para o final foi o fim de corrida para Pol. O 44 da KTM Factory Racing abriu demasiado na curva um e Zarco aproveitou para conseguir a ultrapassagem, mas o espanhol quando voltava à melhor linha acabou por tocar no francês e cair. Um incidente que levou à penalização de Zarco com uma “long lap (e que long lap!) nunca antes vista à frente de Quartararo! Se o francês começou da pior forma, não nos podíamos queixar com aquilo que estávamos a ver…

Se a corrida à frente estava emocionante na parte de trás havia surpresas, mas algumas bem desagradáveis. Maverick Viñales (Yamaha Factory Racing) vinha a rodar de uma forma péssima e era ultrapassado por tudo e por todos. O espanhol acabou mesmo fora dos pontos e dos dez primeiros. Já Quartararo, que vinha numa excelente forma desde o início da corrida, acabou da pior maneira ultrapassado por Binder, Zarco, Alex Rins (Team Suzuki), Valentino Rossi (Yamaha Factory Racing) e Miguel Oliveira (Redbull KTM Tech3).

O primeiro e segundo lugares estavam mais do que assegurados e história foi feita! Brad Binder venceu pela primeira vez no MotoGP, foi o primeiro a fazê-lo como rookie depois de Marc Márquez em 2013, e foi o primeiro sul-africano a vencer na categoria rainha! Depois de três temporadas no MotoGP, Franco Morbidelli chegou pela primeira vez ao pódio! Mas não nos esqueçamos do terceiro classificado. A luta ainda esteve intensa até ao final com Rins a ameaçar o lugar de Zarco, mas foi o francês a ficar com o último lugar no pódio.

Mas se já havia história nos primeiros lugares, o que dizer de Miguel Oliveira! Partiu de 13.º lugar e acaba em 6.º, na melhor posição da carreira do português no MotoGP. Uma corrida incrível e onde esteve muito perto de alcançar o 5.º lugar, ameaçando a posição de Valentino Rossi. O que esperar para a próxima temporada na KTM Factory? Só maravilhas. Vai, Miguel!

Podia muito bem estar novamente nas desilusões do dia, mas é mais um péssimo dia para a Ducati com Andrea Dovizioso e Danilo Petrucci a terminarem em 11.º e 12.º, respetivamente. Porém, esta é uma corrida que deve estar a deixar os responsáveis pelos livros de história, e os amantes de estatísticas, de cabelos em pé com tanta para fazer depois do Grande Prémio de hoje.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Harry Kane pode ser o próximo grande nome a rumar ao Médio Oriente: eis o emblema interessado

O Al Hilal está interessado em contratar Harry Kane no mercado de transferências de verão. O avançado pertence ao Bayern Munique.

Lamine Yamal não acredita em numerologia: «O treinador de Portugal acreditava e depois o Merino marcou…»

No dia do seu 19.º aniversário, Lamine Yamal, camisola 19 de Espanha, falou sobre a probabilidade de chegar à final do Mundial 2026, marcada para 19 de julho.

Ruben Amorim quer levar jogador do Manchester United para o AC Milan

O AC Milan está interessado em garantir a contratação de Noussair Mazraoui, lateral que pertence aos quadros do Manchester United.

Foi um dos destaques da Noruega no Mundial 2026 e tem 5 pretendentes em Inglaterra

Patrick Berg pode deixar de ser jogador do Bodo/Glimt no mercado de verão. O médio soma cinco pretendentes em Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: José Mourinho estreia-se na segunda jornada e já se conhece o primeiro adversário do treinador português

O Real Madrid viu o seu jogo da primeira jornada da La Liga ser adiado. A estreia de José Mourinho será frente ao Espanyol.

Vitória SC: Lohann Doucet apresentado como primeiro reforço para 2026/27

O Vitória SC anunciou a contratação de Lohan Doucet. Médio internacional pelo Burkina Faso deixou o Paris FC e assinou até 2029.

CD Nacional garante contratação de internacional jovem dinamarquês

Markus Jensen chegou a acordo com o CD Nacional para um contrato válido até 2030. Extremo de 20 anos do Odense passou 2025/26 cedido ao Utrecht.