Grande Prémio do Japão: O “Give me 5” de Marc Márquez

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesFoi contra todas as expectativas e contra todo o optimismo que Marc Márquez conquistou o seu quinto título mundial e o terceiro na categoria de MotoGP, no circuito de Motegi. Para este título, o piloto da Honda Repsol precisava que os seus rivais directos tivessem uma corrida desastrosa… E não é que foi o que se passou em motegi? Ora vejamos:

Valentino Rossi foi a primeira peça do dominó a cair, logo no início da corrida e a luta pelo campeonato passou a ser entre Jorge Lorenzo e Marc Márquez, mas o piloto espanhol da Yamaha seguiu o destino do seu companheiro de equipa e acabou por cair quando faltavam apenas cinco voltas para o final da corrida. A placa “Lorenzo Out” foi mostrada pela equipa da Honda a Marc Márquez e o título de campeão mundial da temporada 2016 estava cada vez mais perto do piloto espanhol.

Este título tem um sabor ainda mais especial, já que foi a primeira vez que Marc Márquez alcançou a vitória no circuito de Motegi, casa da Honda, e foi esse triunfo que lhe deu o campeonato mundial… Já para não falar no facto de que o espanhol se tornou o piloto mais jovem a alcançar cinco títulos em sete temporadas no mundial de motociclismo. E com apenas 23 anos de idade, Marc Márquez conquistou também, no Grande Prémio do Japão, o seu terceiro título na categoria rainha.

Só que nem tudo foi fácil, já que Marc Márquez iniciou a temporada de 2016 com o fantasma da desastrosa época de 2015 – onde era dado como favorito à conquista do título mundial e não foi além de uma colecção de erros próprios fruto da sua imaturidade e que o afastaram da corrida ao título.

“give me 5” de Marc Márquez Fonte: MotoGP
“give me 5” de Marc Márquez
Fonte: MotoGP

Para 2016, o piloto espanhol tinha um árduo trabalho pela frente: afastar os fantasmas de 2015, dominar a sua imaturidade na condução e tornar a moto da Honda competitiva. E mais uma vez, o factor psicológico foi decisivo: Marc Márquez percebeu que as corridas não podiam ser encaradas como se fossem um jogo de vida ou de morte, e que 15 pontos eram melhores do que não conquistar qualquer ponto. E é neste campo que o piloto da Honda Repsol se destacou: foi conquistando pontos ao longo das 15 provas já realizadas, e fez da sua equipa a chave para tudo o que alcançou.

Valentino Rossi continua a ser o ídolo do mundial de motociclismo, mas Marc Márquez tem tudo para seguir as pisadas do italiano. Arrisco mesmo a dizer que a nova geração do Mundial está a dar os seus primeiros passos.

Foto de capa: Marc Márquez

Carolina Neto
Carolina Neto
O desporto está-lhe no sangue, o futebol e o mundo das duas rodas são as suas verdadeiras paixões.                                                                                                                                                 A Carolina escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agente de Stefan Baiaram confirma rejeição do Benfica e avaliação do FC Porto: «Mourinho disse-me que ele não é jogador para o Benfica»

Stefan Baiaram foi oferecido ao Benfica e ao FC Porto. O avançado romeno de 23 anos está ao serviço do Universitatea Craiova, orientado por Filipe Coelho.

Confirmada a mudança de selecionador em Marrocos: Hoalid Regragui deixa o cargo e é rendido por Mohamed Ouahbi com o português João Sacramento como...

Marrocos confirmou a mudança de selecionador. Mohamed Ouahbi foi eleito o novo timoneiro da equipa e Hoalid Regragui foi despedido.

Igor Tudor continua só a perder pelo Tottenham e recusa-se a pensar em despedimento: «Pode parecer estranho, mas acredito mais depois deste jogo do...

Igor Tudor analisou a derrota do Tottenham diante do Crystal Palace. Técnico continua a guiar o clube a apenas derrotas.

Afonso Assis renova contrato com o Moreirense até junho de 2030

Afonso Assis renovou o contrato com o Moreirense. O médio de 19 anos estendeu a sua ligação ao clube até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Cristian Lema anuncia fim de carreira: «Quando a cabeça diz que é altura de parar, não faz sentido insistir»

Cristian Lema terminou a carreira de futebolista profissional aos 35 anos. O antigo defesa do Benfica pendurou as chuteiras de forma definitiva após rescindir com o Boca Juniors.

Rodrigo Ramos troca o Ararat-Armenia pelo Dínamo Tibilisi

Rodrigo Ramos, extremo português de 22 anos, reforça o Dinamo Tbilisi, vindo do Ararat‑Armenia, onde participou de nove partidas na última temporada.

Giacomo Bonaventura anuncia adeus ao futebol aos 36 anos: «Hoje é o momento de dizer stop ao futebol jogado»

Giacomo Bonaventura anunciou o final da sua carreira como jogador profissional de futebol aos 36 anos. O antigo internacional italiano pendura as chuteiras após uma última passagem pelo Al Shabab.